Procuradoria da Mulher

por Tecnologia da Informacao publicado 15/06/2021 15h40, última modificação 16/08/2022 13h15

 

A Procuradoria da Mulher é um órgão criado juntos às Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais para defender os direitos e interesses das mulheres, servindo como uma ferramenta para que o Poder Legislativo fiscalize as políticas públicas voltadas às mulheres e acompanhe o atendimento feito pelos órgãos públicos àquelas que são vítimas de violência.

A criação da Procuradoria da Mulher, nas Casas Legislativas, foi uma sugestão da deputada federal Leandre Dal Ponte e a sua proposta de implantação, na Câmara de Pato Branco, foi do ex-vereador Amilton Maranoski. A promulgação da Resolução nº 9, aconteceu em 15 de dezembro de 2020, pelo então presidente da Câmara de Vereadores, Moacir Gregolin.

A Procuradoria é um órgão independente da Casa e é constituído por uma procuradora, que atua no mesmo período que a Mesa Diretora. 

MISSÃO 

Defender os direitos das mulheres de Pato Branco e acompanhar as políticas públicas, para o enfrentamento à violência contra as mulheres e promoção da dignidade feminina no município.

VISÃO 

Ser um espaço de referência no município, onde as mulheres busquem informações sobre os seus direitos e sintam-se, efetivamente, representadas. 

OBJETIVOS

GARANTIR E PROMOVER O DIREITO DAS MULHERES 
  • Apresentar Projetos de Lei
  • Aprimorar a Rede de Proteção
  • Elaborar materiais publicitários e jornalísticos para divulgação dos direitos das mulheres
  • Participação em eventos e em entrevistas em veículos de comunicação para apresentar informações relacionadas às mulheres
  • Realizar parcerias para estimular a geração de renda das mulheres
RECEBER, EXAMINAR E ENCAMINHAR DENÚNCIAS DE VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES
  • Disponibilizar canais para receber as demandas
  • Ser acessível para o diálogo e debate
  • Acompanhar as notícias locais, visando criar e oferecer melhores políticas públicas
PROMOVER ESTUDOS E PESQUISAS 
  • Participar do Observatório Nacional da Mulher na Política
  • Formar parcerias com Universidades e Organizações, para pesquisar e monitorar a situação da mulher, em Pato Branco
FISCALIZAR AÇÕES E PROGRAMAS DO PODER EXECUTIVO
  • Realizar reuniões com a Prefeitura de Pato Branco, bem como, as Secretariais Municipais, de acordo com as demandas 
PROMOVER EVENTOS, SEMINÁRIOS E CAMPANHAS ANTIDISCRIMINAÇÃO, DE PREVENÇÃO E DE CONSCIENTIZAÇÃO 
  • Campanha para Prevenção à Violência contra Meninas, pela internet
  • Campanha contra Assédio Sexual, no trabalho
  • Campanha contra Assédio Sexual, no ônibus
  • Mulher Empreendedora
  • Mês da Mulher (Março)
  • Semana Municipal Maria da Penha nas Escolas (Março)
  • Semana Municipal de Atenção à Saúde da Mulher (Abril)
  • Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (18 de Maio)
  • 21 dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher (Agosto)
  • Seminário sobre a Sanção da Lei Maria da Penha (Agosto)
  • Outubro Rosa
  • Dia da Consciência Negra (20 de Novembro)
  • Dia do Homem (10 de Dezembro), pelo Fim da Violência Contra as Mulheres 


CONTATO DA PROCURADORIA DA MULHER

Telefones: 0800 000 1154 / (46) 3272-1500 / (46) 3272-1510 / (46) 3272-1511
E-mail: procuradoriadamulher@patobranco.pr.leg.br
Endereço: Rua Arariboia, 491 - Centro - Pato Branco (PR) - Gabinete 201


PARCERIAS 

  • Delegacia da Mulher
  • Promotoria e Justiça


MATERIAL DE APOIO  

Cartilha - Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa do Paraná
Cartilha - Enfrentando a Violência Contra as Mulheres no Paraná 


PROCURADORA DA MULHER - 2022 

Thania Maria Caminski Gehlen (PP)


A vereadora Thania Maria Caminski Gehlen (PP) assumiu o cargo de Procuradora da Mulher da Câmara Municipal de Pato Branco, em 10 de março de 2022, e permanecerá, à frente das atividades da Procuradoria da Mulher, até março de 2023. 




NOTÍCIAS 

25/07/2022

A vereadora Thania Caminski (PP), enquanto Procuradora da Mulher e representante da Causa Animal, participou do “Fórum de bem-estar animal”, realizado nesta segunda-feira (25), pela Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

O evento, promovido em alusão às celebrações do Julho Dourado, mês de proteção ao animais, contou com a presença de autoridades e representantes de entidades de proteção aos animais, bem como, do delegado da Polícia Civil Matheus Araújo Laiola e do engenheiro agrônomo Ricardo Moraes Witzel, que palestraram sobre os cuidados e legislação da causa animal. A promotora do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente, Habitação e Urbanismo (Gaema), Ivana Ostapiv, também esteve presente.

Pela Casa, participaram ainda, o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Dirceu Boaretto (Podemos), juntamente, com a vereadora Maria Cristina Hamera (PV) e os vereadores Rafael Celestrin (PSD) e Romulo Faggion (União Brasil). 

 

                

 

22/07/2022

Na sexta-feira (22), a Câmara de Vereadores de Pato Branco, por meio da Procuradora da Mulher, vereadora Thania Caminski (PP), e o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos Humanos da Mulher, promoveram um encontro em alusão ao Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, celebrado em 22 de julho. A data foi escolhida, por meio de Lei sancionada pelo governador Ratinho Junior, cuja autoria foi da deputada estadual Cristina Silvestri, para marcar o combate, mais que necessário ao crime, em decorrência da morte da jovem Tatiane Spitzner.

Durante o encontro, diversas experiências foram socializadas, promovendo o debate, a conscientização e o combate a este tipo de violência, bem como, as leis existentes que auxiliam as mulheres a denunciarem os abusos e os programas que beneficiam que as mesmas recomecem as vidas, longe dos ciclos de violências.

Participaram da ação, a Procuradora da Mulher, vereadora Thania Caminski; a presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos Humanos da Mulher, Caroline Dambrós Marça, juntamente, com Rachel Iagnecz e Schaiana Marcon Marchetti, que atuam pelo Conselho; a  vice-prefeita de Pato Branco, Angela Padoan; a secretária municipal de Educação e Cultura, Simone Painim; a presidente da União de Bairros, Neiva Salete dos Santos Frizon;  a representante do Rotary Club e do Conselho da Comunidade, Rosa Maria Pelegrini; a diretora do Grupo Gama, Cleuza Alves Chiochetta; a presidente da Comissão da Mulher Advogada da OAB Paraná - Subseção Pato Branco, Ana Lúcia Garcia Mendes; a coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), Aline Ferrarezi Mantovan Santos; a vereadora Maria Cristina Hamera (PV); e a comunidade. 

 

 

15/07/2022

 

 

A Câmara de Vereadores de Pato Branco, por meio da Procuradora da Mulher, e em parceria com o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos Humanos da Mulher, convidam para participar do evento em alusão ao Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, a ser realizado no dia 22 de julho de 2022 (sexta-feira), às 18h30, no Plenário de Sessões da Câmara Municipal.

Mais informações: (46) 3272-1511 | Thania Caminski - Procuradora da Mulher




06/07/2022

Convidada pela vereadora Thania Caminski (PP), na Participação dos Convidados da Sessão Ordinária, realizada nesta quarta-feira (6), foi concedida a palavra para a presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos Humanos da Mulher, Caroline Dambrós Marçal, para falar sobre a “Violência Obstétrica”. Caroline, após sua fala inicial, passou a palavra para a conselheira Mary Hellen de Itoz Debastiani, que é representante do Gesta Pato Branco, entidade não governamental de apoio às gestantes e ao parto ativo.

Mary Hellen explicou que a “Violência Obstétrica” é um conjunto de “práticas cujo benefício não é efetivamente comprovado, realizadas de forma desnecessária, sem a devida comunicação à mulher, e que implicam em prejuízo ao processo natural de parto e em elevação do sofrimento físico e psicológico”. Como exemplo, ela citou os abusos verbais, feitos por parte da equipe médica; negar o direito à privacidade; restringir a liberdade de movimentação (de acordo com ela, muitas vezes as mulheres, durante o parto, tem mãos e pés amarrados); a realização de procedimentos sem consentimento ou informação - como a episiotomia, procedimento cirúrgico que consiste em uma incisão no períneo — a região entre o ânus e a vagina — para facilitar a passagem do bebê;  a realização da Manobra de Kristeller, entre outras.

Ela também ressaltou a importância de que tais práticas sejam reconhecidas como violência e que sejam combatidas pela sociedade. “Com o início dessa discussão, muitas conquistas foram alcançadas ao longos dos anos, como a organização de redes de apoio e de formação de entidades envolvidas com a causa e a aprovação de Leis Federais, Estaduais e Municipais, para coibir atos de violência e para tornar o parto mais humanizado. Porém, nos últimos anos, houve um retrocesso que vem impactando, principalmente, no aumento de 77% da mortalidade materna - entre 2020 e 2021 - e na disseminação da desinformação, como a distribuição da “Caderneta da Gestante”, pelo Ministério da Saúde, lançada em maio de 2022, que, inclusive, sugere a amamentação nos primeiros seis meses, para evitar a gravidez, sendo essa uma prática insegura”, explicou Mary Hellen.

Sobre a participação do Conselho na Sessão, Mary Hellen afirmou que o maior objetivo é divulgar a “Violência Obstétrica” e a intenção de somar forças, com a sociedade, para combatê-la. Para encerrar, foram convidadas Marines Boff Gerhardt e Sivonei Delgado da Conceição para relatarem suas experiências, enquanto vítimas da violência obstétrica. 

 

24/06/2022

               

A Procuradora da Mulher, vereadora Thania Caminski (PP), esteve no Gabinete do Prefeito de Pato Branco, Robson Cantu, na sexta-feira (24), entregando a Indicação nº 229, de 2022, de sua autoria. O documento indica, ao Executivo Municipal, para que seja analisada a possibilidade de implantação do “Programa de Distribuição de leite de soja”, para a população cadastrada pela Secretaria Municipal de Assistência Social e que possui o CadÚnico.

Recentemente, a vereadora visitou a secretária municipal da Promoção Social, da cidade de Itu (SP), Alzira Aparecida de Almeida Guimarães de Paula, para tratar sobre o programa de distribuição de leite de soja, conhecido como “Vaca Mecânica”, onde a mesma explanou sobre os benefícios e as vantagens do referido programa. Com as informações coletadas, a vereadora Thania apresentou, ao prefeito, todos os benefícios do leite de soja, entre eles:

“melhorar a saúde do coração, pois a soja é conhecida como um produto que ajuda a prevenir doenças cardíacas; combater a osteoporose, pois o cálcio da soja protege a saúde dos ossos; reduzir a pressão arterial e a hipertensão; ajudar a tratar a diabetes de tipo 2; ajudar a controlar a obesidade; aliviar os sintomas da menopausa; ajudar a prevenir vários tipos de câncer; ser uma alternativa ao leite de vaca, tendo em vista que, muitas pessoas consomem o leite de soja porque são intolerantes à lactose”.

O prefeito, ao ser informado pela vereadora dos benefícios do leite de soja, entrou em contato com um empresário, pedindo sobre a possibilidade de doação do equipamento, o qual foi prontamente atendido, tendo se comprometido com a vereadora Thania em fazer o repasse do mesmo.

Thania, emocionada com a conquista, agradeceu ao prefeito, ressaltando que o programa trará inúmeras vantagens para a população, pois o leite de soja poderá ser entregue para pessoas em situação de vulnerabilidade social, em tratamento médico para doenças ou em situação de desnutrição ou baixo peso. Para ela, o leite de soja será um importante complemento na alimentação e, consequentemente, na melhora da saúde dos pato-branquenses.

 

23/06/2022

 

Em uma ação realizada em parceria com o Núcleo das Mulheres Empresárias de Pato Branco (NUMEPB), da ACEPB, na quinta-feira (23), esteve em Pato Branco, a convite da vereadora Maria Cristina Hamera (PV), a médica legista do Instituto Médico Legal, da Polícia Científica do Paraná, e ginecologista, Maria Letícia Fagundes, ministrando a palestra “Queremos todas vivas – o feminicídio pelo olhar de uma médica legista”.

Maria Letícia é vereadora e Procuradora da Mulher da Câmara de Vereadores de Curitiba e, em sua palestra, aborda sobre feminicídio, estupro e violência de gênero, apresentando dados do Paraná e do Brasil sobre os assuntos e intercalando com relatos do trabalho que exerce no IML, fazendo perícia em cadáveres de mulheres assassinadas e em vítimas de crimes sexuais e violência física.

Pelos dados apresentados, a violência tem aumentado nos últimos anos, sendo necessário maior engajamento do Poder Público e de toda a sociedade para mudar essa realidade, na alteração de leis retrógradas e na elaboração de uma legislação mais eficiente no combate à violência contra mulheres e crianças. Para ela, o principal passo é que as mulheres sejam reconhecidas com igualdade e que as políticas públicas e a gestão de orçamento priorizem essa questão.

O encontro, realizado do Auditório da ACEPB, contou com a presença das mulheres pato-branquenses e, representando a Câmara de Vereadores, estiveram presentes o presidente da Câmara de Vereadores de Pato Branco, Claudemir Zanco - Biruba (PL), e a Procuradora da Câmara de Vereadores de Pato Branco, vereadora Thania Caminski (PP).

 

10/03/2022

Vereadora Thania Caminski assume Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores

Ato de Posse foi o encerramento da programação da Semana da Mulher na Câmara

Em cerimônia realizada na quinta-feira (11), a vereadora Thania Caminski (PP), foi empossada Procuradora da Mulher da Câmara de Vereadores, para a gestão 2022. A vereadora será a segunda a assumir os trabalhos da Procuradoria da Mulher, após sua criação, por meio da Resolução nº 9, de 15 de dezembro de 2020.

Continue lendo...

 


PROCURADORA DA MULHER - 2021 

Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV)

 

Em 25 de janeiro de 2021, foi realizado o Ato de Apresentação da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Pato Branco e da primeira Procuradora da Mulher, a vereadora Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV), que permaneceu no cargo até o dia 10 de março de 2022. 

 

 

 

NOTÍCIAS 

11/03/2022

Semana da Mulher

Durante a semana em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher (8 de março), a Câmara de Vereadores, por meio da Procuradora da Mulher, vereadora Maria Cristina Hamera (PV), organizou ações informativas e de valorização das mulheres. 

Na segunda-feira (7), no espaço do Grande Expediente, a vereadora apresentou as ações realizadas e os eventos em que participou como Procuradora da Mulher, em 2021. 

Na terça-feira (8), no período da manhã, a Procuradora participou de um Talk Show, pelo Dia da Mulher, organizado pelo Colégio Sesi.

                                              

Durante a tarde, foi organizada uma homenagem para as servidoras e assessoras da Casa, com a presença da empresária, que atua com desenvolvimento de pessoas, Josiane Seller, compartilhando sua vida e seus conhecimentos.

  

Durante a noite, o espaço do Plenário recebeu Audiência Pública, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, promovida pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos Humanos da Mulher (CMDDHM), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social.

  

Com o intuito de oferecer informações, em um momento de socialização, na quarta-feira (9), as meninas que atuam nas equipes esportivas de Futsal, Vôlei e Handebol, participaram de um bate-papo com a diretora do Fórum de Pato Branco, juíza Franciele Estela Albergoni de Souza Vairich. A juíza utilizou o momento para abordar questões de assédio em competições esportivas, ressaltando que o o Fórum está sempre de portas abertas para receber e acolher as denúncias.

  

A programação da Semana da Mulher foi encerrada na quinta-feira (10), com a Posse da Procuradoria da Mulher do Poder Legislativo, para a Gestão 2022. Na ocasião, a vereadora Maria Cristina Hamera transmitiu o cargo para a vereadora Thania Caminski (PP), que atuará até a Semana da Mulher de 2023.

                      

 

04/02/2022

                                                           

Em 4 de fevereiro, celebra-se o Dia Mundial do Câncer e os vereadores, assessores e servidores da Câmara de Vereadores de Pato Branco aderiram à “Campanha Vá de Lenço”, em apoio aos pacientes que estão em tratamento oncológico e buscando conscientizar a população para a prevenção da doença, mantendo hábitos saudáveis e fazendo as consultas de rotina.  

No vídeo, a vereadora e Procurado da Mulher, Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV), explica sobre a data e a importância do diagnóstico precoce: 

 

03/12/2021

 

 

Em 3 de dezembro (sexta-feira), na cidade de Guarapuava (PR), foi realizado o Primeiro Encontro Regional da Procuradoria da Mulher. Foi um momento de aprendizado, troca de experiências e compartilhamento de ideias e projetos, no qual, a vereadora e Procuradora da Mulher, Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV), participou representando a Câmara de Vereadores de Pato Branco. 

              

    

 


25/11/2021

                                                                                                       

No dia 25 de novembro, foi realizado o I Simpósio “Direitos Humanos das Mulheres”. O evento foi organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos Humanos da Mulher, da cidade de Pato Branco.

Uma tarde de palestras que abordaram a questão da violência contra a mulher e os desafios para o fim da violência. A Procuradora da Mulher da Câmara de Vereadores, Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV), esteve presente informando sobre os trabalhos realizados pela Procuradoria da Mulher e o engajamento, nas ações em prol dos direitos da Mulheres.


   



24/11/2021

 

Na quarta-feira (24), a vereadora e Procuradora da Mulher, Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV), recebeu as vereadoras Carlise Priscila Kazmierczak, Eleonora Hoffmann e Neusa Maria Jakubowski, da cidade de Quedas do Iguaçu (PR). O encontro teve o objetivo de compartilhar experiências e ideias que contribuirão ao longo dos mandatos das vereadoras. 

        

                    

 


19/11/2021

Em Sessão Solene, realizada no dia 19 de novembro de 2021, foi realizada a entrega do Titulo “Mietta Santiago”, para a deputada federal Leandre Dal Ponte. De autoria da vereadora e Procuradora da Mulher, Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV), com o apoio dos demais vereadores da Casa e pelo Decreto Legislativo nº 3, de 2021, Leandre Dal Ponte foi a primeira mulher a receber o Título, cujo intuito, de acordo com o projeto, “é reconhecer Leandre, publicamente, pelo seu exemplo de vida, trabalho, conduta e dedicação, especialmente, para a nossa cidade e região, contribuindo para o desenvolvimento no cenário nacional”.

A criação do título, de autoria dos vereadores Joecir Bernardi e Marines Boff Gerhardt, foi aprovado pela Resolução nº 9, de 30 de outubro de 2019, e tem o objetivo de “agraciar mulheres envolvidas na causa política, no município de pato branco”. O nome, “Mietta Santiago”, é em homenagem à Maria Ernestina Carneiro Santiago de Souza, escritora, advogada, sufragista brasileira e a primeira mulher, no Brasil, a exercer, plenamente, os seus direitos políticos, lutando pelo direito das mulheres brasileiras, ao voto.

                  

Continue lendo...                                                                                            



19/11/2021

 

Na manhã de sexta-feira (19), a vereadora e Procuradora da Mulher, Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV), esteve em um encontro com crianças, organizado pela coordenação do Remanso da Pedreira, para falar sobre o Dia da Consciência Negra, sobre o papel do vereador na sociedade e outros assuntos de interesse dos pequenos. 



17/11/2021

Em 20 de novembro celebra-se o Dia da Consciência Negra e, durante a semana, a vereadora e Procuradora da Mulher, Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV), visitou as crianças que frequentam o Projeto da AABB para falar sobre o Dia da  Consciência Negra, sobre o papel do vereador na sociedade e outros assuntos de interesse dos pequenos. Foi um bate papo descontraído e cheio de questionamentos.  

                            

           



10/11/2021

Em 10 de novembro de 2021, foi aprovado, em primeira votação, o Projeto de Lei nº 76, de 2021, de autoria da vereadora e Procuradora da Mulher, Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV), concedendo o auxílio aluguel às mulheres vítimas de violência doméstica e extrema vulnerabilidade, que não podem retornar às suas casas. O Projeto dispõe sobre todos os critérios para receber o benefício, que tem como principal objetivo “recompor e salvaguardar as vítimas, buscando a superação do contexto frente ao fato violento, garantindo a minimização dos impactos das situações de violência, inclusive por meio de suporte social, jurídico e de saúde.”

O Projeto foi aprovado, em segunda votação, no dia 17 de novembro e, após ser sancionado, tornou-se a Lei nº 5.854, de 6 de dezembro de 2021



29/10/2021

                                                       

Durante todo o mês de outubro a vereadora e Procuradora da Mulher, Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV), promoveu, juntamente, com demais profissionais e entidades, diversas ações de conscientização sobre o Outubro Rosa. Entre elas, um bate-papo sobre os cuidados com a saúde e a prevenção de doenças, com as mulheres responsáveis pelos serviços de limpeza, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), que contou com a parceria da enfermeira e coordenadora do Setor de Programas Especiais de Saúde da Prefeitura de Pato Branco, Janine Gehrke Pessotto.

Além disso, na Participação dos Convidados, foi convidada a presidente do Grupo Gama, Cleuza Alves Chiochetta, para falar sobre “O movimento Outubro Rosa”. A presidente apresentou ações realizadas pelo Gama e reforçou a importância da realização de exames periódicos, relembrando que, apesar do Outubro Rosa ser uma referência ao cuidado da saúde das mulheres, principalmente, com relação ao câncer de mama, os homens também devem estar atentos.


Celebrando as conquistas das pato-branquenses, na quarta-feira (20), durante a Sessão Ordinária, foi entregue a Moção de Aplauso nº 15, de 2021, de autoria de Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV), para a equipe feminina de futsal, Unidep Futsal, carinhosamente apelidada de “Patinhas”, destacando o empoderamento da mulher pato-branquense.

Ainda, durante todo o mês de outubro, a Câmara de Vereadores de Pato Branco participou das ações do Outubro Rosa promovidas pela Municipalidade, pelo Grupo Gama e por demais entidades e associações. Nas Sessões Ordinárias, todos os vereadores utilizaram o laço rosa, para lembrar aos presentes e aos cidadãos que assistiram pelas redes sociais, a importância do cuidado com a saúde da mulher. O jardim da Câmara também recebeu os laços da campanha, além de um flyer, com a frase “Uma mulher que você ama pode estar precisando de um toque”, ter sido impresso para entregar a todos os pato-branquenses. 

                    



20/10/2021

Na noite de quarta-feira (20), a vereadora e Procuradora da Mulher, Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV), participou de um encontro organizado pelo Corpo de Bombeiros, que trouxe a prevenção ao câncer de mama como pauta principal, sob o comando da Capitã Alice e sua equipe. Na foto, com a equipe feminina do Corpo de Bombeiros e a prefeita Angela Padoan. 

 

 


20/10/2021

Em Sessão Solene, realizada no dia 28 de outubro de 2021, foi realizada a entrega do “Prêmio Mulher Destaque”, para Rose Amorim. O título tem a atribuição de “homenagear mulheres que tenham se destacado profissionalmente ou prestado relevantes trabalhos na área social, com o objetivo de valorizar a mulher no contexto da cidadania”.

Foi a primeira vez que o “Prêmio Mulher Destaque” foi entregue, após ser criado pela Resolução nº 7, de 07 de outubro de 2019, pelo então vereador Ronalce Moacir Dalchiavan. O Prêmio Mulher Destaque, para ser entregue à Rose Amorim, foi proposto pela vereadora e Procuradora da Mulher, Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV), e aprovado pelo Decreto Legislativo nº 4, de 29 de março de 2021, com o apoio dos demais vereadores da Casa. 

                  

Continue lendo...



20/10/2021

As “Patinha” receberam Moção de Aplauso, na quarta-feira (20), durante a Sessão Ordinária. A homenagem, proposta pela vereadora e Procuradora da Mulher, Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV), para a equipe feminina de futsal, Unidep Futsal, carinhosamente apelidada de Patinhas”, busca ser uma forma de destacar o empoderamento da mulher, além de ser um incentivo à prática esportiva e a um estilo de vida mais saudável. A Moção foi extensiva ao técnico, Flávio Krassóta.

De acordo com Projeto, o futsal feminino vem ganhando espaço cada vez maior no Brasil e no mundo e a modalidade vem agregando campeonatos semelhantes ao do futsal masculino, como a Taça Brasil, o Campeonato Brasileiro de Seleções e a Liga Futsal Feminina. “Em Pato Branco não é diferente, a cada temporada o que se vê é o crescimento do número de participantes nos campeonatos, o que eleva a qualidade técnica e o interesse do torcedor, inclusive havendo crescimento do investimento no futsal feminino”.

O Futsal feminino de Pato Branco teve início em meados dos anos 90, onde atletas exclusivamente da cidade, competiam em nível estadual e nacional, representando o município, mesmo sem apoio financeiro e estrutural. A partir de 2002, o futsal feminino de Pato Branco passou a ser semiprofissional. No ano de 2019, o projeto foi reiniciado com atletas da cidade de Pato Branco e começou a conquistar campeonatos, estreando, assim, um novo tempo para o futsal feminino. Com diretoria formada e atuante, ao final de 2019, foi então firmada parceria com a Unidep e a equipe ganhou rapidamente status de grande força do futsal paranaense, contratou atletas nacionais e disputou o Campeonato Paranaense de Futsal Adulto Chave Ouro, a Copa do Brasil e a Liga Nacional de Futsal Feminino, em 2020.

Neste ano de 2021, foi formada uma equipe com atletas de nível internacional, aumentando o destaque e visibilidade do futsal feminino de Pato Branco e possibilitando que todas as categorias - sub 13, sub 15, sub 17 e adulta - estejam preparadas e possam disputar competições em nível nacional. 

               

 

 

20/10/2021

Em uma nova ação do Outubro Rosa, na manhã de quarta-feira (20), a vereadora e Procuradora da Mulher, Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV), promoveu, juntamente, com a enfermeira e coordenadora do Setor de Programas Especiais de Saúde da Prefeitura de Pato Branco, Janine Gehrke Pessotto, um bate-papo sobre os cuidados com a saúde e a prevenção de doenças, com as mulheres responsáveis pelos serviços de limpeza, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O encontro contou com o apoio da supervisora da Manutenção e Limpeza, Juceli Veronezi, e da estagiária em enfermagem, Amanda Palaro.

Durante a conversa, a enfermeira Janine falou sobre os cuidados com a saúde da mulher, principalmente, com a realização periódica de exames preventivos de câncer de mama e câncer de colo de útero. Além disso, Janine explicou os sintomas de cada um dos tipos de câncer, para auxiliar na detecção precoce da doença. Ela também respondeu aos questionamentos das presentes e ressaltou a importância da vacina contra HPV, nas meninas e meninos, pois ela auxilia na prevenção de alguns tipos de câncer, além de outras enfermidades.

A vereadora e Procuradora da Mulher, Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV), utilizou da ocasião para, além de falar sobre as ações do Outubro Rosa e da importância de  conversarmos com as mães, filhas, amigas e colegas de trabalho sobre os cuidados, também abordar sobre a violência contra a mulher, bem como, as maneiras de denunciar os abusos.    

                      



19/10/2021

 

A vereadora e Procuradora da Mulher, Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV), participou, na noite de terça-feira (19), do Encontro de Mulheres na Igreja  Missão Renascer. Na ocasião, apresentou informações sobre os trabalhos realizados pela Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores e o engajamento nas ações em prol dos direitos da mulheres.

 

                   



08/10/2021

A ministra da Mulher, Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, esteve em Francisco Beltrão (PR), na sexta-feira (8), para explanar sobre diversos projetos, entre eles, a Casa da Mulher Brasileira, dentro do Programa Mulher Segura e Protegida.

Sobre a Casa da Mulher Brasileira a ministra anunciou que Pato Branco receberá uma unidade do tipo IV. Durante o encontro, a Procuradora da Mulher, vereadora Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV), juntamente com os vereadores, Claudemir Zanco - Biruba (PL), Dirceu Boaretto (Podemos) e Thania Caminski (DEM) e, também, a prefeita interina de Pato Branco, Ângela Padoan, aproveitaram a oportunidade para entregar um ofício solicitando a instalação de uma Casa de Passagem, em Pato Branco, para Mulheres Vítimas de Violência. 



06/10/2021

Convidada pela vereadora e Procuradora da Mulher, Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV) e pelo vereador Dirceu Boaretto (Podemos), durante a Sessão Ordinária realizada quarta-feira (6), na Participação dos Convidados, esteve a presidente do Grupo Gama, Cleuza Alves Chiochetta, falando sobre “O movimento “Outubro Rosa” realizado pela instituição, em nosso Município”.

A presidente apresentou as ações realizadas pelo Gama, entre elas, hospedagem, refeições, transporte, visitas em domicílio, atendimento em psicologia, fisioterapia e Laserterapia, além do banco de perucas e a oferta de prótese mamária externa. “As atividades que desenvolvemos, juntamente, com a Casa de Apoio são de fundamental importância para as pessoas que estão em tratamento do câncer, pois oferecemos atendimentos que melhoram a qualidade de vida dos pacientes e, acima de tudo, promovemos o acolhimento deles e de suas famílias, com ações que reforçam laços de união, esperança e motivação”, explicou Cleuza.

Em sua fala, ela também reforçou a importância da realização de exames periódicos, relembrando que, apesar do Outubro Rosa ser uma referência ao cuidado da saúde das mulheres, principalmente, com relação ao câncer de mama, os homens também devem estar atentos.



02/09/2021

                

Nesta quinta-feira (02), a vereadora e Procuradora da Mulher Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV), juntamente, com os vereadores Claudemir Zanco - Biruba (PL), Eduardo Dala Costa (MDB), Januário Koslinski (PSDB) e Romulo Faggion (PSL), promoveram uma reunião com a juíza Franciele Estela Albergoni de Souza Vairich, a vice-prefeita Angela Padoan, o presidente da subseção de Pato Branco da Ordem dos Advogados (OAB), Jânio Santos de Figueiredo, demais autoridades e representantes de entidades, com o intuito de debater e obter uma melhor compreensão sobre o Projeto de Lei nº 99, de 2021, que trata da criação do Programa Família Acolhedora, destinado ao acolhimento de crianças e adolescentes.  

De acordo com o Projeto - já aprovado em primeira votação - “o Programa é de extrema relevância, visto que  o acolhimento em família acolhedora, apresenta uma série de benefícios, uma vez que preserva o vínculo da criança e do adolescente com a família de origem e, ao mesmo tempo, oferece condições favoráveis para o seu desenvolvimento, através de um ambiente saudável, seguro e afetivo, ofertado pelas famílias acolhedoras”.

Diversos assuntos foram abordados durante o encontro, entre eles, a criação do Serviço de Acolhimento Familiar; a garantia do direito fundamental à convivência familiar; a preparação da família acolhedora; o serviço de Acolhimento em Família Acolhedora como Medida de Proteção; ações ofertadas pelo Serviço de Acolhimento em Família Acolhedora; requisitos para se tornar uma Família Acolhedora; importância o trabalho visando a reintegração familiar; conhecer quais são os serviços prestados pelo Município às crianças; qual é a atual estrutura de atendimento para nossas crianças; e a quem compete o afastamento da criança ou do adolescente do convívio familiar.



31/08/2021

                

Na terça-feira (31 de agosto), a vereadora e Procuradora da Mulher, Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV), esteve reunida, na Câmara Municipal, com o Grupo Mães pela Neurodiversidade e, também, com representantes da ONG Iguais nas Diferenças. Ambos estão em constante busca pela valorização, respeito e igualdade, para que todos os portadores de neurodeficiências (Transtorno do Espectro Autista, Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade, dislexia e dispraxia, entre outras) e para que seus familiares sejam inseridos e socializem em diferentes contextos, que sejam tratados com respeito e que suas limitações e desafios não sejam impedimento para a participação, o crescimento e o desenvolvimento. O encontrou contou a participação de Aline, Sandra, Angelica, Eliane, Rachel e Janice.



25/08/2021

Visando fortalecer a formação e a atuação das Procuradorias da Mulher nas Câmaras de Vereadores, em 25 de agosto, a Procuradora da Mulher, vereadora Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV), participou da Solenidade de Posse das Procuradoras da Mulher Gilse Mafioletti (PSL) e Joseane Martarello (PSL), na Câmara Municipal de Vereadores de Vitorino (PR). 

A cerimônia contou com a participação de autoridades municipais e estaduais, da assessora parlamentar da deputada federal Leandre Dal Ponte, Anne Gomes, e da comunidade. 


 

24/08/2021

                 

 

A Procuradoria da Mulher recebeu, no dia 24 de agosto (terça-feira), líderes das igrejas e de instituições de Pato Branco para debater sobre:

- O enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher;

- Tipos de violência doméstica contra a mulher;

- As formas de sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o que é necessário para o fim da violência contra a mulher;  

- Serviços especializados para atendimento à mulher, em situação de violência e os mecanismos de denúncia existentes;

- Campanha do X - Socorro em Silêncio;

- Como a igreja pode ajudar no enfrentamento à violência contra a mulher.

O encontro teve a expectativa de que todas as instituições do município se abracem e continuem a caminhar juntas, fortalecendo as redes de proteção e atendimento às mulheres. “Acredito que somente unindo esforços contínuos, conseguiremos avançar na busca da eliminação de todas as formas de violência contra as mulheres. Por isso, contamos com a inestimável presença de todos, pois é de extrema importância que todos os pastores, as pastoras e alguns membros da igreja se façam presentes”, afirmou a vereadora e Procuradora da Mulher, Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV). 

                  

                  



23/08/2021

               

Durante a Sessão Ordinária do dia 23 de agosto de 2021, foi entregue a Moção de Aplauso nº 7, de 2021, de autoria da a vereadora e Procuradora da Mulher, Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV), ao grupo de voluntários do Projeto Abrace. O Projeto iniciou suas atividades em 2018, quando um grupo de mulheres resolveu unir o trabalho voluntário ao conhecimento e as habilidades que adquiriram ao longo dos anos, para desenvolver projetos que gerassem uma fonte de recursos exclusiva para distribuição à entidades filantrópicas como: o Lar de Idosos São Vicente de Paulo, Missão SOS Vida, APAC, Hospital do Câncer de Pato Branco, Remanso da Pedreira, entre outros, pois constataram que as instituições pato-branquenses necessitam de apoio da sociedade para manter os atendimentos.

Ao longo dos anos, além das bolachas confeitadas, confeccionadas em datas especiais, como Natal e Páscoa, o grupo também realiza outras atividades. No artesanato, faz-se os polvinhos de crochê, para auxiliar na reabilitação de bebês recém-nascidos e prematuros que precisam de tratamento intensivo, além de mantas, gorros e outros itens utilizando tricô e crochê.

No Projeto das costuras, no ano de 2020, as voluntárias confeccionaram mais de 5 mil unidades de máscaras para doação. No projeto Cozinha Saudável, é feita a produção de molhos de tomate tradicional e geleias de frutas feitos com alimentos naturais, sem conservantes e nem corantes. "O molho de tomate do Abrace é o mais famoso de Pato Branco", garantem as voluntárias do Abrace, que se envolvem durante todo o ano nos trabalhos em prol da comunidade pato-branquense.

O valor resultante da comercialização de todos os produtos que o Projeto Abrace produz é destinado às entidades anteriormente mencionadas, em forma de bens, de acordo com as necessidades mais imediatas. Atualmente, o grupo integrante conta em média com 120 voluntárias e voluntários que, de acordo com o projeto, “dedicam seu tempo com amor e carinho, sempre comprometidos com os benefícios oferecidos às instituições de Pato Branco”.

 

 

05/08/2021

A Procuradora da Mulher, vereadora Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV), esteve reunida com a deputada federal Leandre Dal Ponte, na quinta-feira (05), entregando o Requerimento nº 802, de 2021, protocolado no dia 29 de julho, onde solicita que o município de Pato Branco seja contemplado com uma unidade da Casa da Mulher Brasileira (CMB).

De acordo com o Requerimento, “a CMB atenderá aos anseios da população pato-branquense, especialmente a feminina, pois trata-se de um espaço de atendimento humanizado, que tem por objetivo prestar assistência integral às mulheres em situação de violência, facilitando seu acesso aos serviços especializados, oferecendo acolhimento, apoio psicossocial, promoção da autonomia econômica, cuidado com as crianças, alojamento de passagem, segurança e bem-estar sendo, certamente, um dos principais eixos para uma vida sem violência”.

Após receber a solicitação, a deputada assegurou que irá em  busca de uma CMB para Pato Branco, pois entende a importância deste pedido para a vida e o bem-estar das mulheres vítimas de violência doméstica, que necessitam de um atendimento humanizado e imediato. “Estamos bastante otimistas e, em breve, esperamos trazer boas notícias aos nossos munícipes, especialmente às mulheres. Vamos continuar trabalhando para que possamos atender à todas com a devida qualidade", destacou o vereadora Cris Hamera.

A Casa da Mulher Brasileira é um espaço voltado para as mulheres vítimas de violência doméstica, com equipes multidisciplinares e serviços especializados, como delegacia, juizados e varas especiais, Promotoria, Defensoria Pública e abrigo temporário para as vítimas. Além de possibilitar o encaminhamento das mulheres atendidas para unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), nos municípios.



05/08/2021

            

Em 05 de agosto, foi realizado, em Francisco Beltrão (PR), o Encontro de Vereadoras e Procuradoras da Mulher, e Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV), vereadora e Procuradora da Mulher da Câmara de Pato Branco participou do evento para buscar mais informações a respeito da implantação da Casa da Mulher Brasileira (CMB), nos municípios de Francisco Beltrão (PR) e Pato Branco (PR). O encontro contou com a presença da deputada federal Leandre Dal Ponte e do Major Pitz.

 


22/07/2021

Em 22 de julho é celebrado o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio e a Câmara de Vereadores de Pato Branco, por meio da Procuradoria da Mulher, e com apoio da Assembleia Legislativa do Estado (Alep), realizou ações de mobilização e conscientização.

A Procuradora da Mulher, vereadora Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV), participou de entrevistas em programas de rádios, Tvs e jornal impresso para divulgar a data, as ações de combate e prevenção à violência contra a mulher, números de atendimentos e, principalmente, o Sinal Vermelho, código que consiste em desenhar um “X” vermelho, feito de batom, caneta ou outro material acessível, na palma da mão, e mostrar para alguém, como um pedido de ajuda, para evitar a violência doméstica.

Além disso, também houve a visita em diversos locais, como farmácias, mercados e unidades de saúde, com a entrega de material gráfico, para explicar sobre o sinal e contar com o apoio dos profissionais que atuam nestes espaços para o atendimento às mulheres vitimas de violência, que possam vir a pedir ajuda, ao entrar nestes estabelecimentos.

A Procuradora também esteve na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), conversando com as servidoras terceirizadas e explicando sobre a data.

 

22 de julho: Dia Estadual de Combate ao Feminicídio

A data foi instituída pela Lei Estadual nº 19.873, de 2019, e, através da Lei Estadual nº 20.595, de 28 de maio de 2021, o Paraná passou a contar com o Programa de Cooperação e Código Sinal Vermelho, como forma de pedido de socorro e ajuda para mulheres em situação de violência doméstica ou familiar.

Como ajudar

Quando a pessoa se deparar com esse pedido de ajuda, de acordo com a Lei, deve coletar o nome da vítima, seu endereço ou telefone, de forma discreta, e acionar o número 190, que é da emergência da Polícia Militar. Pode, ainda, acionar o Disque Denúncia – 180. 

    



07/07/2021

No espaço do Grande Expediente da Sessão Ordinária, realizada na quarta-feira (7), a vereadora e Procuradora da Mulher, Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV), falou sobre “Adoção Consciente”. A vereadora ressaltou a importância de políticas públicas que apoiem as mulheres que não tenham condições de manter os bebês, para que elas sejam acolhidas e não julgadas, oferecendo opções, entre elas, a entrega legal para adoção.

“É urgente uma divulgação ampla sobre a entrega legal para adoção, pois a entrega voluntária para adoção é um processo legal e está prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente  (ECA). Por isso, a necessidade do nosso Executivo cumprir a Lei nº 5.526, de 03 de junho de 2020, de autoria do ex-vereador Ronalce, que instituiu o Programa Entrega Consciente no município de Pato Branco, com o intuito de diminuir o número de crianças abandonadas ou maltratadas”, explicou Maria Cristina. 



02/07/2021

Representantes da Câmara Municipal de Vereadores de São João (PR) estiveram nos visitando, para saber mais sobre a atuação da Procuradoria da Mulher da Câmara de Vereadores de Pato Branco.

A Procuradora da Mulher, Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV) esclareceu as dúvidas e apresentou os trabalhos realizados pela Procuradoria, explicando seu funcionamento e como se realiza a fundação, juntamente, com a assessora parlamentar da deputada Leandre Dal Ponte, Anne Gomes.

Participaram da visita, pela Câmara Municipal de São João, a vereadora Quiteria Machado, os vereadores Jocemar P. de Souza e Gessi Camargo e a advogada Denize Colet, pela Câmara Municipal de Pato Branco, o presidente da Casa, Joecir Bernardi (PSD), os vereadores Claudemir Zanco - Biruba (PL) e Romulo Faggion (PSL) e a vereadora Thania Caminski (DEM) e os advogados Luciano Beltrame e José Renato Monteiro do Rosário.

     

     



01/07/2021

RODA DE CONVERSA: Vereadores da Gente

                                               



29/06/2021

Com o intuito de fortalecer a atuação da Procuradoria da Mulher nas Câmaras de Vereadores, a Procuradora da Mulher, vereadora Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV), e a assessora parlamentar da deputada federal Leandre Dal Ponte, Anne Gomes, participaram da Solenidade de Posse da procuradora da mulher de Câmara de Vereadores de Marmeleiro (PR), vereadora Vera Lúcia Cecchin Dapont (PT), e da procuradora adjunta, vereadora Claudimara Escopelli Baggio (MDB), no dia 29 de junho de 2021.



23/06/2021

Em 23 de junho, a Procuradora da Mulher, vereadora Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV), esteve em uma reunião, em Curitiba (PR), na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), no Gabinete do deputado estadual Luiz Fernando Guerra (PSL), juntamente, com a deputada estadual Mabel Canto (PSC), para conhecer e entender mais a respeito da Lei do Parto Adequado (Lei Estadual nº 20.127, de 15 de janeiro de 2020), de autoria da deputada Mabel, que altera a Lei de Combate à Violência Obstétrica e dá o direito à todas as gestantes do Paraná escolher sua via de parto, seja ele normal ou cesáreo e, ainda, garante o direito a ter um acompanhante durante o parto.



22/06/2021

Em Curitiba (PR), a Procuradora da Mulher, vereadora Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV), participou de um encontro com a procuradora da mulher na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), deputada estadual Cristina Silvestri, no dia 22 de junho. Na ocasião, foram debatidos assuntos pertinentes à Procuradoria da Mulher e sobre o funcionamento do Botão do Pânico. Durante a visita, a vereadora recebeu da deputada, uma Menção Honrosa, pelos trabalhos realizados pela Procuradoria da Mulher na Câmara de Vereadores de Pato Branco. 



21/06/2021
Em visita à Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP), na segunda-feira (21), a Procuradora da Mulher e vereadora, Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV), juntamente, com a vereadora Thania Caminski (DEM) foram recebidas pelo deputado estadual Luiz Fernando Guerra.
Na oportunidade,  entregaram, em mãos, uma solicitação especial, para que ele possa intervir, junto ao governador Carlos Massa Ratinho Júnior e ao coronel Rômulo Marinho Soares, da Secretaria de Segurança Pública (SSP), sobre a possibilidade de aumento do quadro de funcionários para a Delegacia da Mulher de Pato Branco.

 


03/05/2021

CURSO: Rotinas de uma Procuradoria 

                                       

 


30/04/2021

CURSO: Encorajamento feminino na política: Desafios e Conquistas

                             



26/04/2021

Evento: MULHERES NA POLÍTICA  

                                      



12/04/2021

Em 12 de abril, a deputada federal Leandre Dal Ponte, entregou um quadro para a vereadora e Procuradora da Mulher, Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV), em reconhecimento sobre a importância da criação e atuação da Procuradoria da Mulher na Câmara de Vereadores de Pato Branco.

“Procuradoria da Mulher

É com imensa alegria que parabenizo a vereadora Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera, pela posse no cargo de Procuradora da Mulher na Câmara Municipal de Pato Branco (PR), função essa, que será de fundamental importância para a fiscalização e desenvolvimento de políticas públicas voltadas às mulheres de sua cidade. Agora você faz parte da nossa Rede Legislativa Municipal de Procuradorias da Mulher e trabalharemos juntas na valorização e defesa dos direitos das mulheres paranaenses.

Brasília, 12 de abril de 2021.

Leandre Dal Ponte - Deputada federal”



30/03/2021

CURSO: Destinação de Imposto de Renda aos Fundos Municipais do Idoso: Transforme seu imposto em cuidado! 

                                       



26/03/2021

Evento: MULHERES LÍDERES 

                                     



25/03/2021

CURSO: O papel da mulher e o Legislativo

                                   


22/03/2021

Evento: MULHERES PRETAS NO PODER 

                                    



11/02/2021

No dia 11 de fevereiro, a Procuradora da Mulher, vereadora Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV), e a assessora parlamentar da deputada federal Leandre Dal Ponte, Anne Gomes, participaram de Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Renascença (PR). Na ocasião, a vereadora Marieli Nardi (PSDB) foi designada como Procuradora da Mulher, no município de Renascença (PR). As Procuradorias no Legislativo, atuam no combate à violência, a discriminação contra as mulheres e a promoção de seus direitos.



24/02/2021

             


Em 4 de fevereiro é celebrado o Dia Mundial do Câncer, o objetivo da data é fazer com que toda a sociedade discuta este assunto, com a principal missão de ajudar a controlar esta doença, que mata milhões de pessoas ao redor do mundo, através da prevenção e evitando fatores de risco.

Com o intuito de apoiarmos a causa, a Câmara Municipal de Vereadores de Pato Branco, por meio da Procuradoria da Mulher, vereadores, assessores, servidores e público presente, aderiu a Campanha Vá de Lenço.

Nosso apoio a todos que estão enfrentando esta luta.

Mais informações em: www.abrale.org.br

#VáDeLenço #DiaMundialDoCâncer

 

26/01/2021
Câmara de Vereadores passa a contar com Procuradoria da Mulher
Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV) é designada como procuradora

Foi realizado, nesta segunda-feira (25), o Ato de Apresentação da Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Pato Branco e da primeira Procuradora, a vereadora Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV). A criação da Procuradoria da Mulher, nas Casas Legislativas, foi uma sugestão da deputada federal Leandre Dal Ponte e a sua proposta de implantação, na Câmara de Pato Branco, foi do ex-vereador Amilton Maranoski. A promulgação da Resolução nº 9, aconteceu em 15 de dezembro de 2020, pelo então presidente da Câmara de Vereadores, Moacir Gregolin.
Continue lendo...