Câmara Municipal de Pato Branco alcança 100% no índice de transparência pública e conquista Selo Diamante

por Laiane Carniel publicado 17/12/2025 17h05, última modificação 17/12/2025 17h05
No Paraná, apenas outras quatro Câmaras alcançaram o patamar máximo da avaliação

A Câmara Municipal de Pato Branco conquistou, pelo segundo ano consecutivo, o Selo Diamante do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), que mede o nível de transparência das informações dos órgãos públicos. O Selo conquistado pelo Legislativo é o patamar máximo da avaliação, onde a Casa alcançou o índice de 100%. No Paraná, somente outras quatro Câmaras alcançaram o mesmo índice.  

O Selo é uma iniciativa da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon) e a certificação é concedida para as câmaras, governos, prefeituras e demais órgãos públicos que atingem o mais alto nível de excelência na transparência de suas ações, conforme avaliação do PNTP. O Programa estabelece diversos critérios para a avaliação do nível de transparência dos portais fiscalizados, como a divulgação das receitas, despesas, licitações, diárias, obras, contratos, entre outras.

O Gestor do Portal da Transparência, Giovani Tognon, e o Controlador Interno da Câmara, Gean Dranka, explicaram que o mais alto índice foi conquistado realizando a organização das informações de todos os Departamentos e Setores da Casa e a divulgação delas, de maneira acessível ao cidadão, no Portal da Transparência. Também foram feitas todas as adequações sugeridas na última avaliação, quando a Casa também havia conquistado o Selo Diamante, mas com índice de 98,96%.  

“Receber, pelo segundo ano consecutivo, o Selo Diamante de Transparência Pública é motivo de grande orgulho para a Câmara Municipal de Pato Branco. Neste ano, esse reconhecimento vem acompanhado de um resultado ainda mais expressivo: a conquista do índice máximo de transparência, com 100% de atendimento aos critérios do Programa Nacional de Transparência Pública, garantindo à Câmara o 1º lugar no Paraná”, celebrou o presidente da Casa, Lindomar Brandão (PP).

“Esse resultado reforça o compromisso do Legislativo com a ética, a responsabilidade e o respeito ao cidadão, que tem o direito de acompanhar, com clareza e facilidade, como os recursos públicos são utilizados. Também demonstra a continuidade e o aprimoramento de um trabalho que já vinha sendo bem executado, fruto da atuação conjunta dos vereadores, servidores e de uma gestão comprometida com a transparência, o controle social e a melhoria contínua dos serviços prestados à população”, avaliou o presidente.