Em sessão, convidados falam sobre desenvolvimento regional e Projeto Cidade Inteligente

por Laiane Carniel publicado 29/04/2021 16h07, última modificação 29/04/2021 16h07

Após a leitura das correspondências e projetos recebidos, a Sessão Ordinária desta quarta-feira (28), contou com a presença da equipe do Pato Basquete, que encerrou a participação da temporada 2020/2021 no Novo Basquete Brasil (NBB), maior competição brasileira da modalidade, disputando os playoffs. No Espaço dos Convidados, o presidente do Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social (IRDES), Marcelo Dalle Teze, e o presidente do Conselho Consultivo do IRDES, Claúdio Petrycoski, participaram falando sobre “O papel do IRDES no processo de desenvolvimento local e regional” e, ainda, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Giles Balbinotti, e a diretora do Departamento de Incubadoras Tecnológicas, Katia Eloisa Bertol, também foram convidados para apresentar o “Projeto Cidade Inteligente”.

Participação dos Convidados

Convidado pelos vereadores Eduardo Dala Costa (MDB), Marcos Marini (Podemos), Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV) e Romulo Faggion (PSL), estiveram presentes, no Espaço dos Convidados, o presidente do Instituto Regional de Desenvolvimento Econômico e Social (IRDES), Marcelo Dalle Teze, e o presidente do Conselho Consultivo do IRDES, Claúdio Petrycoski, falando sobre “O papel do IRDES no processo de desenvolvimento local e regional”.

Marcelo explicou que o IRDES iniciou com o Fórum de Desenvolvimento de Pato Branco, em 14 de dezembro de 2000, sendo o Conselho de Desenvolvimento de Pato Branco, criado pelo SEBRAE, que há mais tempo atua no estado. Em 2013 tornou-se IRDES, deixando de ser um órgão consultivo e passando a ser executivo.

De acordo com Marcelo, as ações desenvolvidas pelo grupo são diversas, mas o foco está em promover a sustentabilidade, apoiando ações como a construção do Aeroporto, a despoluição de rios, a parceria com outros municípios para elaborar planos estratégicos de desenvolvimento, a estruturação do Hospital do Câncer de Pato Branco, o Projeto de Internacionalização do Território, o apoio ao Gama, a construção de ações de preparação para o futuro de Pato Branco, a inclusão digital, a mediação dos valores dos pedágios que serão construidos no Sudoeste, campanhas de conscientização, realização de eventos, entre outras.

Marcelo também agradeceu o apoio de todos os envolvidos. “A comunidade, as entidades, a imprensa, as lideranças e todas as pessoas que são nossas parceiras são fundamentais na realização de todas essas ações, então nosso muito obrigado pelo apoio em materializar todo esse trabalho, que faz a diferença em Pato Branco e na região”, concluiu Marcelo.

Ainda no Espaço dos Convidados, a convite dos vereadores Claudemir Zanco - Biruba (PL), Eduardo Albani Dala Costa (MDB), Marcos Marini (Podemos) e Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV), participaram o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Giles Balbinotti, e a diretora do Departamento de Incubadoras Tecnológicas, Katia Eloisa Bertol, apresentando o “Projeto Cidade Inteligente”.

O secretário falou sobre algumas das ações realizadas pela municipalidade, por meio da secretaria, nesses primeiros 100 dias de governo e que o grande diferencial está sendo a interatividade, por meio de aplicativos, do site e das redes sociais. “Trabalhar em conjunto, com o engajamento de todos os setores, de maneira cooperativa e colaborativa, buscando ideias, desenvolvendo ações e projetos, esses são nossos maiores objetivos para construirmos uma cidade inteligente”, afirmou Giles.

A diretora do Departamento de Incubadoras Tecnológicas, Katia Eloisa Bertol, explicou as dimensões da proposta, bem como, o objetivo de se pensar, coletivamente, o desenvolvimento. “Chamamos o projeto de Cidade Inteligente 5.0, que é um estratégia criada no Japão e que está centralizada no cidadão, ouvindo as necessidades da comunidade e aproximando-a das tecnologias, melhorando o desenvolvimento social”, explicou Katia.

Katia também contou alguns dos projetos que estão sendo estudados pela Secretaria para serem implantados, entre eles, a instalação de estação meteorológica; monitoramento de enchentes; semáforo inteligente; reconhecimento facial; eletroposto; usina fotovoltaica; semáforo, iluminação e lixeiras inteligentes; espaço coworking; bike, patinete, ônibus e vans elétricas; e Centro de Cidadania.

“Lembramos que cidades inteligentes são construções coletivas, apresentamos diversos projetos, mas queremos ressaltar que contamos, principalmente, com boas ideias de todos os pato-branquenses, que podem nos enviar sugestões de ações e projetos para serem analisados”, disse Katia.

A pauta da sessão está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2069/