Em Sessão da Câmara, professores apresentam projeto de alfabetização bilíngue de surdos

por Laiane Carniel publicado 01/10/2025 16h17, última modificação 01/10/2025 16h17

Os vereadores aprovaram, em Sessão Ordinária realizada nesta quarta-feira (1º de outubro), dois projetos em segundas votações. Na Participação de Convidados, estiveram presentes a professora voluntária do Polo de Educação Bilíngue de Surdos de Pato Branco, Eliane Maria Cher Vambommel, e a professora mestra do Projeto da UTFPR, Mirelia Vogel, fazendo uma apresentação do “Projeto desenvolvido pelos voluntários na alfabetização das crianças e adolescentes surdos”. Ainda, foram apresentados e aprovados oito requerimentos e quatro indicações.

Segunda votação

Utilidade Pública Municipal ao Rotary Club de Pato Branco - Guarani

De autoria da vereadora Anne Gomes (PSD), foi aprovado em segunda votação o Projeto de Lei nº 123, de 2025, declarando de Utilidade Pública Municipal o clube de serviço - Rotary Club de Pato Branco - Guarani.

Pela justificativa do projeto, “declarar o Rotary Club de Pato Branco – Guarani como entidade de Utilidade Pública Municipal é reconhecer sua contribuição relevante à comunidade. O clube atua de forma contínua em áreas essenciais para o desenvolvimento social. Esse reconhecimento fortalece a legitimidade do trabalho sério e transparente que realiza. Também poderá viabilizar parcerias com o Poder Público e ampliar o alcance de seus projetos. O clube integra a rede do Rotary International, composta por voluntários que promovem ações humanitárias e desenvolvimento comunitário. Sem fins lucrativos, atua com ética e compromisso social, sendo assim, a declaração é justa e necessária, pois valoriza décadas de serviço voluntário, fortalece o apoio institucional e incentiva novas iniciativas em benefício da população pato-branquense”.

Estrada Municipal “Euclides Brocco”

Em segunda votação e de autoria do vereador Claudemir Zanco (PL), foi aprovado o Projeto de Lei nº 140, de 2025, denominando de “Euclides Brocco” a estrada municipal que liga a Comunidade de Teolândia à PR-493 - Vereador Pedro José da Silva. De acordo com a justificativa, “a escolha se justifica pelo importante legado deixado, cuja trajetória está profundamente ligada ao desenvolvimento rural, econômico e social da região de Pato Branco”.

“Euclides Brocco nasceu em 1939, em Marau (RS), e mudou-se com a família para Pato Branco (PR) em 1952. Em 1955, fundou com o irmão uma serraria em Teolândia, impulsionando o desenvolvimento local. Casou-se com Lourdes Chioqueta em 1964, com quem teve quatro filhos e nove netos. Em 1972, iniciou o cultivo de soja e, em 1974, adquiriu sua primeira colheitadeira, modernizando sua produção agrícola. Foi um dos pioneiros do plantio direto na região. Reconhecido por sua criatividade, criou a primeira carreta com rosca para descarregar soja. Sua trajetória foi marcada por trabalho, inovação e amor à terra. Faleceu em 1º de dezembro de 2021, deixando um legado de orgulho para sua família, onde sua história permanece viva na memória de todos que o conheceram”, concluiu sua biografia.

Participação de Convidados

Na Participação de Convidados, por meio do Requerimento nº 872, de 2025, de autoria dos vereadores Anne Gomes (PSD) e Diogo Grando (PRD), estiveram presentes a professora voluntária do Polo de Educação Bilíngue de Surdos de Pato Branco, Eliane Maria Cher Vambommel, e a professora mestra do Projeto da UTFPR, Mirelia Vogel, fazendo uma apresentação do “Projeto desenvolvido pelos voluntários na alfabetização das crianças e adolescentes surdos”.

“Agradecemos aos vereadores pelo convite e destacamos a importância da Associação, fundada em 2011, que reúne, atualmente, cerca de 45 membros, promovendo atividades culturais, esportivas e de ensino. Entre as maiores conquistas está a criação do Polo Bilíngue de Educação, inaugurado em abril de 2025, fruto da luta da comunidade surda. O espaço atende crianças e adolescentes surdos, garantindo o ensino em Libras como primeira língua e em Português escrito como segunda, conforme prevê a legislação. O trabalho é realizado de forma totalmente voluntária, desde as professoras até motoristas, limpeza e lanche. Contudo, para a continuidade das atividades, é necessário apoio da Prefeitura e desta Casa, com recursos para transporte escolar, alimentação, professores bilíngues, servidores e manutenção. O projeto já demonstra resultados positivos, especialmente na alfabetização das crianças. Assim, solicitamos a destinação de emendas e recursos que assegurem a permanência e fortalecimento da educação bilíngue em Pato Branco”, concluiu a professora, Mirelia Vogel.

A pauta da sessão - com os projetos completos, bem como, as correspondências e ofícios, lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados - está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2539/