Vereadores aprovam doação de terreno para o Gama

por Laiane Carniel publicado 06/12/2023 18h15, última modificação 06/12/2023 18h19
Durante a Sessão, também foram entregues Moções de Aplauso para Victoria Arrieche da Rosa Cunha e para Gustavo Antony Czerniak Ruppel

O Legislativo aprovou, em Sessão Ordinária realizada nesta quarta-feira (6), o Projeto para doação de terreno para o Gama. O projeto foi aprovado em segunda votação, assim como outros cinco projetos. Em primeiras votações, também foram aprovados mais cinco projetos. Durante a Sessão, também foram entregues Moções de Aplauso para Victoria Arrieche da Rosa Cunha e para Gustavo Antony Czerniak Ruppel. Ainda, foram apresentados 14 requerimentos.  

Primeira votação

Denominação de ruas

De autoria do vereador Rodrigo Correia (Podemos), foram aprovados, em primeiras votações, três projetos para nomear vias. Pelo Projeto de Lei nº 166, de 2023, fica denominada de “Lidia Bonamigo Bebber”, via localizada na Travessa A, constantes da Quadra nº 1815, no bairro Encruzilhada; pelo Projeto de Lei nº 173, de 2023, fica denominada de “Américo Pastorello”, via localizada na Travessa C, constantes da Quadra nº 1815, no bairro Encruzilhada; e pelo Projeto de Lei nº 178, de 2023, fica denominada de “Vanderlei Carlos de Moraes”, via localizada na Travessa B, constantes da Quadra nº 1815, no bairro Encruzilhada.

De autoria do vereador Claudemir Zanco (PL), foram aprovados, em primeiras votações, dois projetos para nomear vias, pelo Projeto de Lei nº 187, de 2023, fica denominada de "Rogério Pagnoncelli", via localizada no Residencial Jardim Matilde; e pelo Projeto de Lei nº 188, de 2023, fica denominada de "Luiz Carlos Borges", via localizada no Residencial Jardim Matilde.

Segunda votação

PROBEM

Em segunda votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 160, de 2022, de autoria da vereadora Thania Caminski (PP), alterando, acrescentando e revogando dispositivos da Lei nº 4.433, de 25 de setembro de 2014, que instituiu o Programa Municipal de Proteção e Bem-Estar dos Animais (PROBEM), no Município de Pato Branco.

Semana Municipal de Cuidados com o Coração

De autoria do vereador Claudemir Zanco (PL), foi aprovado, em segunda votação, o Projeto de Lei nº 131, de 2023, criando a Semana Municipal de Cuidados com o Coração e Prevenção às Doenças Cardíacas.

Placa com “Capacidade Máxima”

Também de autoria do vereador Claudemir Zanco (PL), foi aprovado, em segunda votação, o Projeto de Lei nº 153, de 2023, estabelecendo a obrigatoriedade da afixação de placa contendo a capacidade máxima de alunos e professores, por sala de aula, nas Escolas Municipais e CMEIs do Município de Pato Branco.

Campo de Futebol “Nicanor dos Santos”

Em segunda votação e de autoria do vereador Rodrigo Correia (Podemos), foi aprovado o Projeto de Lei nº 144, de 2023. Denomina o campo de Futebol do Bairro Alvorada, de “Nicanor dos Santos”.

Semana da Vida e Dia Municipal do Nascituro

Ainda de autoria do vereador Rodrigo Correia (Podemos), foi aprovado, em segunda votação, o Projeto de Lei nº 155, de 2023, instituindo e incluindo, no Calendário Oficial de Eventos do Município de Pato Branco, a campanha denominada de “Semana da Vida e Dia Municipal do Nascituro”.

Terreno para o Gama

De autoria do Executivo, foi aprovado o Projeto de Lei nº 137, de 2023, em segunda votação. O Projeto dispõe sobre a alienação, mediante doação, do imóvel urbano Lote nº 04, Quadra nº 712, à Associação dos Amigos de Prevenção do Câncer, Grupo de Apoio à Mama (Gama).

Moção de Aplauso para Victoria Arrieche da Rosa Cunha

De autoria da vereadora da Maria Cristina Hamera (PV), foi entregue a Moção de Aplauso nº 44, de 2023, para a jovem pato-branquense Victoria Arrieche da Rosa Cunha, que representou Pato Branco e o interior do Estado do Paraná, nos dias 24 a 28 de outubro de 2023, na Expedição 21 - edição Internacional que aconteceu em Orlando nos Estados Unidos. A Expedição 21 é um programa de imersão para pessoas com síndrome de Down, com foco no desenvolvimento da autonomia e a tomada de decisão na vida adulta, realizado pelo Instituto Cromossomo 21, que atua em atividades e projetos em prol do desenvolvimento das capacidades e da defesa de pessoas com síndrome de Down, autismo e outras deficiências.

De acordo com o Projeto, “Victoria é uma jovem de espírito extremamente ativo e apaixonado pela vida, nasceu em 15 de novembro de 2003 e, desde então, está rompendo barreiras e desafiando expectativas. Aos 19 anos, ela desafia qualquer estereótipo que possa existir sobre pessoas com síndrome de Down, demonstrando uma energia contagiante e uma determinação invejável. Em sua rotina, frequenta aulas de dança contemporânea e participa de apresentações de dança com um entusiasmo cativante”.

“Com uma determinação inabalável e um espírito resiliente, ela tem provado que a síndrome de Down é apenas uma parte de sua história, não sua limitação.  A família de Victoria, os pais Claudio Cunha e Adriane Arrieche da Rosa Cunha, e as irmãs Natália e Rafaela, são fontes constantes de amor e encorajamento, incentivando-a desde pequena a perseguir objetivos e romper barreiras, desempenhando um papel fundamental em sua vida, apoiando sua jornada desde o início, acreditando em seu potencial e capacitando-a a alcançar seus objetivos.”

Ainda pelo Projeto, a homenageada “frequentou a escola regular, onde contou com a colaboração de educadores e terapeutas dedicados e, devido a sua própria dedicação, não apenas concluiu o ensino fundamental e médio, mas continua seus estudos, cursando Estética e Cosmética, no Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP). Tem um talento nato para as artes, produzindo pinturas. Sua paixão por música e teatro abriu caminhos para se tornar apresentadora de um programa de televisão, na TV Humaitá. É uma batalhadora da inclusão e da igualdade de oportunidades. Já proferiu discursos inspiradores em eventos, compartilhando sua jornada de superação e incentivando outras pessoas com síndrome de Down a perseguirem seus sonhos”.

Moção de Aplauso ao atleta Gustavo Antony Czerniak Ruppel

De autoria da vereadora Maria Cristina Hamera (PV), foi entregue a Moção de Aplauso nº 38, de 2023, ao atleta paraolímpico pato-branquense, Gustavo Antony Czerniak Ruppel, que vem colecionando medalhas através da prática do parataekwondo, no qual, conquistou o bicampeonato das Paralimpíadas Escolares e, também, sagrou-se campeão brasileiro de Parataekwondo K44, no mês de setembro de 2023.

De acordo com o Projeto, Gustavo Antony Czerniak Ruppel nasceu em 25 de maio de 2007, é filho de Rosalva Czerniak e Wilson Ruppel e irmão do Nathan. Seu início com arte marcial, que integra o programa olímpico e paralímpico, foi a convite do mestre de taekwondo Claudionei da Silva, no final de 2018, e, no início de 2019, aceitou o convite. “Prestes a completar quatros anos do convite recebido pelo mestre, já conquistou o primeiro lugar em sua categoria no Campeonato Brasileirão de Parataekwondo, disputado no início de setembro deste ano, e o bicampeonato das Paralimpíadas Escolares. Em 2023, também conquistou a Bolsa Atleta, do Projeto Geração Olímpica do Paraná. Com a conquista da bolsa, o trabalho de Gustavo passa a ter um objetivo, as Paralimpíadas de 2028, que serão disputadas em Los Angeles, nos Estados Unidos”.

Além disso, o atleta, que cursa o primeiro ano do Ensino Médio e o curso Técnico de Desenvolvimento de Sistemas, no Colégio Estadual de Pato Branco, também é medalhista da Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), desde 2019, e conquistou uma bolsa do Programa de Iniciação Científica. Por isso, “é com grande satisfação que a Câmara Municipal de Pato Branco, por meio da Moção de Aplauso, homenageia Gustavo por sua determinação e por suas conquistas”, afirma a mensagem do Projeto.

A pauta da sessão - com os projetos completos, bem como, as correspondências, ofícios e projetos, lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados - está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2340/