Abafadores auditivos serão entregues gratuitamente para alunos da rede pública municipal com hipersensibilidade a ruídos

por Laiane Carniel publicado 28/05/2025 16h00, última modificação 28/05/2025 16h00
Em primeira votação, aprovada entrega de Medalha de Honra ao Mérito Pato-branquense para Zilda Cordeiro Brazil

Em Sessão Ordinária realizada nesta quarta-feira (28), os vereadores aprovaram dois projetos em primeiras votações, entre eles, a entrega de Medalha de Honra ao Mérito Pato-branquense para Zilda Cordeiro Brazil e, ainda, dois projetos em segundas votações, entre os quais, o projeto que autoriza a entrega gratuita de abafadores auditivos para alunos da rede pública municipal com hipersensibilidade a ruídos. Na Participação de Convidados, estiveram presentes os representantes do Rotary Club de Pato Branco - Amizade, presidente, Gauer José Polo, e o médico pediatra Júlio Dias, falando sobre o “Banco de Leite Humano São Lucas de Pato Branco”. Ainda, foram aprovados seis requerimentos e seis indicações.

Primeira votação

Medalha de Honra ao Mérito Pato-branquense para Zilda Cordeiro Brazil

De autoria do vereador Fabrício Preis de Mello (PL), foi aprovado em primeira votação o Projeto de Decreto Legislativo nº 3, de 2025, concedendo a "Medalha de Honra ao Mérito Pato-branquense" à Zilda Cordeiro Brazil.

“Zilda Cordeiro Brazil nasceu em Mangueirinha, em 1958, filha de Izolina e Joraci. Cresceu em uma família com oito irmãos e, desde cedo, demonstrou dedicação à educação e ao desenvolvimento profissional. Atuou em empresas como Perdigão, Super Tropical e Rede Center, além de trabalhar como consultora empresarial. Desde 1988, colabora com o SENAC, oferecendo cursos e capacitação. Criou o Projeto Amigo do Idoso, beneficiando mais de 60 pessoas. É rotariana fundadora da Fundação Rotariana Guarani das Mulheres. Liderou três lojas com 270 colaboradores e atua em seleção e treinamento. Contribui com escolas e instituições como o Gama. Desenvolve ações sociais em várias cidades do Paraná e sua trajetória inspira o fortalecimento comunitário e profissional.”

Crédito especial 

De autoria do Executivo e em primeira votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 76, de 2025, autorizando a abertura de crédito especial no valor de R$ 109.230,38, a ser destinado à Secretaria Municipal de Assistência Social.

Segunda votação

Abafadores auditivos

De autoria do vereador Eduardo Dala Costa (Republicanos) e em segunda votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 10, de 2025, garantindo a distribuição gratuita de abafadores auditivos para crianças com hipersensibilidade a ruídos, de escolas públicas e beneficiárias do cadastro único. De acordo com a justificativa do Projeto, “a hipersensibilidade auditiva é uma característica comum em crianças com TEA e outros transtornos neurológicos, causando desconforto severo em ambientes barulhentos, como salas de aula e recreios, e o projeto tem como principal objetivo assegurar que essas crianças possam frequentar o ambiente escolar e participar de atividades sociais sem que os ruídos excessivos comprometam seu bem-estar, aprendizado e desenvolvimento”.

Correção de redação

De autoria do Executivo e em segunda votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 14, de 2025, alterando e revogando dispositivos da Lei nº 5.942, de 7 de julho de 2022, que criou a Política, o Sistema, o Plano e o Fundo Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação do Município de Pato Branco. De acordo com o Projeto, “a intenção é adequar a redação, corrigindo a ilegalidade existente na atualidade”.

Participação de Convidados

Convidados pela vereadora Anne Gomes (PSD), por meio do Requerimento nº 476, de 2025, estiveram presentes, na Participação de Convidados, os representantes do Rotary Club de Pato Branco - Amizade, presidente, Gauer José Polo, e o médico pediatra Júlio Dias, falando sobre o “Banco de Leite Humano São Lucas de Pato Branco”.

“Em 2015, iniciamos o sonho de termos um Banco de Leite Humano, um projeto para salvar vidas e, em 2017, foi implementado este projeto no Hospital São Lucas. Um projeto idealizado com muita responsabilidade e grandes parcerias e apoios”, explicou o presidente Gauer.

Júlio Dias, médico pediatra e um dos idealizadores do Banco de Leite, contou sua importância para a vida de inúmeros bebês. “Sou pediatra há 32 anos, vice-presidente da Sociedade Paranaense de Pediatria e delegado regional do CRM. Em 2009, propus a criação do Banco de Leite Humano com apoio do Rotary Club Amizade. Recebemos uma doação de 65 mil dólares do Rotary Club of St. Catherines, do Canadá, e da empresa Eko7, parceira fundamental. O Brasil é referência mundial em bancos de leite, com 222 unidades; o Paraná tem 15, sendo 8 apoiadas pelo Rotary local. No sudoeste do estado, nenhuma UTI neonatal usa leite artificial nos últimos seis anos. Isso aumentou em 75% a sobrevida das crianças. Nosso banco atendeu mais de 2 mil mães e quase 4 mil bebês, com 2,6 toneladas de leite doado. Temos dois postos de coleta em hospitais parceiros. O leite humano é insubstituível e salva vidas. Agradeço aos parceiros e reforço a importância de apoio contínuo”, concluiu o médico.

A pauta da sessão - com os projetos completos, bem como, as correspondências, ofícios e projetos, lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados - está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2497/