Acadêmico surdo faz discurso em libras na Câmara de Vereadores de Pato Branco

por fabricio.soveral — publicado 26/09/2019 11h05, última modificação 26/09/2019 11h07
Vagner Bartokoski disse que a comunidade surda ainda luta por igualdade

Acadêmico de administração faz discurso em libras

A sessão plenária da Câmara Municipal de Vereadores de Pato Branco, nesta quarta-feira (25), contou com um discurso um pouco diferente dos habituais. O acadêmico de Administração Vagner Bartokoski, que é surdo, usou o espaço da Tribuna Livre para fazer uma manifestação em libras sobre o Dia Nacional do Surdo. Ele contou com ajuda da tradutora de libras Zenaide da Rocha Fragata Miranda para que todos entendessem a mensagem.

Vagner apontou que o Dia Nacional do Surdo é lembrado no dia 26 de setembro devido ao surgimento do Instituto Nacional de Educação dos Surdos (INES), ainda em 1857. Ele disse que desde aquela época muitas coisas melhoraram, mas que a comunidade surda ainda luta por igualdade na sociedade.

O acadêmico de Administração disse que no contexto municipal algumas coisas estão evoluindo como, por exemplo, a própria sessão da Câmara de Vereadores que passou a contar neste ano com a tradução em libras. Mas lembrou que locais de muita importância para as pessoas como as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) não possuem tradução em libras, ou seja, caso uma pessoa surda precise de atendimento será difícil de ser entendida.

Ainda falta mais respeito e consciência para com as pessoas com deficiências. Os surdos não são coitadinhos, mas pessoas que usam uma língua diferente”, destacou Vagner no discurso.

O discurso completo pode ser visto no vídeo abaixo.