ACOBEM recebe Moção de Aplauso

por Laiane Carniel publicado 13/09/2023 17h18, última modificação 13/09/2023 17h18
Associação atua por meio de voluntários, que auxiliam cerca de 100 famílias

O Legislativo entregou, durante a Sessão Ordinária realizada nesta quarta-feira (13), Moção de Aplauso para a Associação dos Voluntários da Corrente do Bem de Pato Branco (ACOBEM). Em segunda votação, foi aprovado projeto para denominar de “Florencia dos Santos”, a via pública localizada no Loteamento Residencial Vida Nova, no bairro São João. Ainda, foram apresentadas uma indicação e 31 requerimentos.

Segunda votação

De autoria do vereador Lindomar Brandão (PP), foi aprovado em segunda votação, o Projeto de Lei nº 106, de 2023, denominando de “Florencia dos Santos”, a via pública localizada no Loteamento Residencial Vida Nova, no bairro São João. De acordo com o Projeto, “Florencia foi uma mulher guerreira, trabalhadora, dedicada e humilde. Foi atuante no bairro São João durante grande parte de sua vida, realizando a função de parteira e de benzimentos/orações para crianças do bairro, onde ficou muito conhecida. Além disso, o Projeto também homenageia a família Ferreira dos Santos, pioneiros em nosso Município, que muito contribuíram para a evolução de nossa cidade”.

Moção de Aplauso

De autoria do vereador Rodrigo Correia (Podemos), foi entregue a Moção de Aplauso nº 34, de 2023, para a Associação dos Voluntários da Corrente do Bem de Pato Branco (ACOBEM), representada pela presidente, Geni Terezinha Haupczinski Vazzata, e extensiva a todos os membros da diretoria, pelos trabalhos realizados em nosso Município.

De acordo com o Projeto, “Geni trabalhou em consultório odontológico por 27 anos, mas sempre sentia um grande desejo de desenvolver trabalhos voluntários, pois ver pessoas passando dificuldades, sem ter o mínimo para sua sobrevivência, sempre foi sua grande inquietação. Formou-se em Serviço Social e, atualmente, cursa pós-graduação em Terapia ocupacional e Saúde mental. Participa como voluntária em projetos sociais na APAC e é uma das idealizadoras da ONG Associação dos Voluntários da Corrente do Bem de Pato Branco (ACOBEM), realizando trabalho voluntário com atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade social.”

Ainda pelo texto da Moção, “os voluntários da ACOBEM trabalham com muita persistência e amor, acreditando que todo ser humano pode ter uma vida digna com mais humanidade e não medem esforços para que isso aconteça. Atualmente, a ACOBEM atende aproximadamente 100 famílias, todas cadastradas e acompanhadas com muito carinho pela entidade. Além de suprir as necessidades básicas,  recebem orientações e encaminhamento para políticas públicas, fornecem suporte familiar, trabalham o fortalecimento de vínculos familiares, oferecem assistência às mães gestantes, ajudando no enxoval dos bebês, e possuem, também, parceria com o projeto “Pega aí leitura grátis”, onde em cada cesta básica doada vai, em anexo, um livrinho para leitura, pois acreditam que além de alimentar o corpo precisamos alimentar a mente”.

Com isso, a Câmara Municipal externa agradecimentos pelo trabalho realizado pelos voluntários da ACOBEM, por meio de sua diretoria: Neli Frozza Ariotti, Mairi Bonometti Sturza, Aline Granella do Nascimento, Ivete Sgarbossa, Carol Bonato, Gemanir Ariotti, Margarete Tonello de Oliveira e Ivanir Guimarães.

Participação de Convidados

Convidado pelo vereador Lindomar Brandão (PP), esteve presente o diretor-presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Pato Branco (PatoPrev), Ademilson Cândido da Silva, para “Prestar contas sobre o Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais de Pato Branco (PatoPrev).”

A pauta da sessão - com os projetos completos, bem como, as correspondências, ofícios e projetos, lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados - está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2311/