Administrador destaca ferramenta que ajuda a melhorar a gestão pública

por fabricio.soveral — publicado 19/09/2019 10h45, última modificação 19/09/2019 13h31
Índice de Governança Municipal do CAF pode ser consultado pela internet

Anderson Michelin é delegado do Conselho Regional de Administração

A sessão plenária da Câmara de Vereadores de Pato Branco, na quarta-feira (18), contou com a participação do delegado do Conselho Regional de Administração Seccional Pato Branco, Anderson Luiz Michelin. Ele falou sobre o Índice de Governança Municipal (IGM-CFA), uma ferramenta que pode ser usada para melhorar a gestão pública nos municípios brasileiros. O convite foi feito pelo vereador Fabricio Preis de Mello (PSD).

O IGM-CFA foi lançado em novembro de 2016 pelo Conselho Federal de Administração e abrange três dimensões: finanças, gestão e desempenho. Ele é elaborado a partir de dados secundários, e considera áreas como saúde, educação, gestão fiscal, habitação, recursos humanos, transparência, violência dentre outras.

Os dados ajudam a classificar os municípios que estão divididos em oito grupos conforme o número de habitantes e o PIB per capita. Pato Branco, por exemplo, está no grupo 6 na 37ª posição, o que indica uma classificação intermediária.

Acreditamos que falta gestão profissionalizada nesse país. Somente com uma melhor gestão pública será possível gerar mais desenvolvimento econômico que tem relação direta com o desenvolvimento social”, ressaltou Michelin.

O administrador afirmou que a ferramenta ainda está em desenvolvimento, necessita do acréscimo de mais informações, mas já pode ser usada por gestores municipais, cidadãos em geral, pesquisadores e empreendedores do setor privado.

Anderson Michelin lembrou que no próximo dia 25 de outubro, em Pato Branco, deverá ocorrer uma apresentação do IGM-CFA e no dia seguinte um workshop para expor as funcionalidades da ferramenta.

O IGM-CFA está disponível para consulta em dois formatos: via website (http://igm.cfa.org.br) ou planilha em formato Excel (baixando o arquivo).