Aprovada criação do “Banco de Ideias Legislativas”

por Laiane Carniel publicado 29/11/2021 17h10, última modificação 29/11/2021 17h10
Na Participação dos Convidados, a capitã do Corpo de Bombeiros falou sobre a participação das mulheres da Corporação

Em segunda votação, na Sessão Ordinária realizada nesta segunda-feira (29), foi aprovado projeto que institui o “Banco de Ideias Legislativas”. No espaço dos convidados, esteve presente a capitã do Corpo de Bombeiros de Pato Branco Karolyne Alice de Castro, falando sobre “A rotina do trabalho e a jornada das mulheres na corporação, tipos de atendimento mais constantes e o trabalho da mulher na corporação”.

Segunda votação

Em segunda votação, foi aprovado o Projeto de Resolução nº 2, de 2021, de autoria do vereador Lindomar Brandão (DEM), instituindo o “Banco de Ideias Legislativas”. O Banco terá a intenção de oferecer ao cidadão a possibilidade de cadastrar sugestões e ideias para que elas sejam utilizadas, pelos vereadores, para elaborar e protocolar projetos de lei ordinária, projetos de lei complementar, projetos de emenda à Lei Orgânica, emendas, projetos de decreto legislativo ou projetos de resolução.

De acordo com o projeto, “o objetivo será promover a legislação participativa no âmbito do Município, aproximando o Poder Legislativo da comunidade, permitindo que cidadãos apresentem ideias e sugestões de alteração na legislação vigente ou de criação de novas leis ao Legislativo, além de prover discussões sobre o ordenamento jurídico do Município com a sociedade civil”.

O “Banco de Ideias Legislativas” estará disponível no site da Câmara Municipal de Pato Branco e qualquer cidadão interessado poderá cadastrar sugestões, desde que respeitando os critérios estabelecidos pelo projeto.

Participação dos Convidados

Convidada pela vereadora e Procuradora da Mulher, Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV), e pela vereadora Thania Caminski (DEM), esteve presente, na Participação dos Convidados, a capitã do Corpo de Bombeiros de Pato Branco, Karolyne Alice de Castro, falando sobre “A rotina do trabalho e a jornada das mulheres na corporação, tipos de atendimento mais constantes e o trabalho da mulher na corporação”.

A capitã explanou sobre a entrada das mulheres para o Corpo de Bombeiros, no Brasil, no Paraná e em Pato Branco. Falando sobre as dificuldades iniciais, principalmente, com relação aos Equipamentos de Proteção Individual (EPI´s) e nos uniformes, no tamanho adequado. Ela também relatou que ainda existem situações de assédio, tanto pelos colegas quanto pela sociedade, mas que houveram muitas mudanças e que, no momento, há mulheres em todos os departamentos e funções.

“Nossa luta constante é para termos um Corpo de Bombeiros igualitário, onde homens e mulheres tenham os mesmos direitos e as mesmas oportunidades, pois nos completamos na realização dos trabalhos, atendendo melhor a população”, ressaltou a capitã.

A pauta da sessão, com os projetos completos, bem como, as correspondências, ofícios e projetos lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados, estão disponíveis em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2134/