Aprovada entrega de Moção de Aplauso ao atleta de taekwondo, Lucas de Krishna Ostapiv, pelo terceiro lugar, no Pan-Americano

por Laiane Carniel publicado 21/06/2021 16h25, última modificação 21/06/2021 16h22
Também foi aprovado o envio de uma Moção de Apoio e três projetos de crédito especial ao Executivo, totalizando R$ 588.577,94

Nesta segunda-feira (21), em Sessão Ordinária, os vereadores aprovaram três projetos de crédito especial ao Executivo, sendo um em primeira votação e dois em segunda votação, totalizando, R$ 588.577,94. Em votações únicas, foram aprovados o envio da Moção de Apoio nº 3, de 2021, em apoio ao Projeto de Lei (PLC 151/2015), que "dispõe sobre o exercício da profissão de podólogo", em trâmite no Senado Federal e, também, a entrega da Moção de Aplauso nº 8, de 2021, a ser concedida ao atleta de taekwondo, Lucas de Krishna Ostapiv, pelo terceiro lugar, no Pan-Americano.  Na Participação dos Convidados, esteve presente a secretária Municipal de Assistência Social, Barbara Slonski Delboni Padoan, falando sobre as “Ações da Secretaria de Assistência Social”.

Em primeira votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 104, de 2021, com abertura de crédito especial para o Executivo, no valor R$ 428.577,94, junto à Secretaria Municipal de Saúde. Os recursos são referentes às Portarias GM/MS nº 731, de 16 de abril de 2021, - para desenvolvimento de ações estratégicas de apoio à gestação, pré-natal e puerpério - e GM/MS nº 894, de 11 de maio de 2021, - que  institui, em caráter excepcional, incentivos financeiros federais de custeio no âmbito da Atenção Primária à Saúde. Ambos os valores das portarias são decorrentes do enfrentamento da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN), decorrente da COVID-19, e já se encontram depositados na conta do Município.

Moção de Aplauso

De autoria do vereador Marcos Marini (Podemos), foi aprovada, em votação única, a Moção de Aplauso nº 8, de 2021, a ser concedida ao atleta de taekwondo, Lucas de Krishna Ostapiv, pelo terceiro lugar (medalha de bronze), na categoria até 80kg, no Pan-Americano, uma das principais competições internacionais de taekwondo. O atleta participou do campeonato, na cidade de Cancún, no México, nos dias 03 e 04 de junho, integrando a Seleção Brasileira, como titular da categoria.

Lucas nasceu em Curitiba, em 29 de outubro de 1997, e mudou-se para Pato Branco, aos 10 anos de idade, formou-se no ensino médio, da UTFPR, no curso de Técnico Integrado e Nível Médio em Agrimensura, no mesmo local, atualmente, estuda Engenharia Civil. Lucas foi tricampeão Brasileiro (2017, 2018 e 2019); campeão Pan-Americano Universitário (2018); campeão do Chile Open (2019); atual titular da seleção brasileira (categoria -80 kg); e bronze no campeonato Pan-Americano (2021). Atualmente, o atleta reside com seus familiares em Pato Branco, e realiza os treinos no CT Silva de Pato Branco, contando com o apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Atlas Eletrodomésticos e Nota Paraná, possuindo, ainda, o Bolsa Atleta e o Talento Olímpico do Paraná.

Moção de Apoio

Aprovada, em votação única, o envio da Moção de Apoio nº 3, de 2021, em apoio ao Projeto de Lei (PLC 151/2015), que "dispõe sobre o exercício da profissão de podólogo e dá outras providências", em trâmite no Senado Federal. A Moção é de autoria do vereador Marcos Marini (Podemos) e, de acordo com ela, o Projeto de Lei regulamenta a profissão de podólogo, estabelecendo as qualificações mínimas para todo o território nacional, sendo este, o reconhecimento de um trabalho sério e que vem sendo realizado há décadas, porém, não possuindo representação nas esferas estadual e federal.

Ainda de acordo com a Moção, “a Podologia é um ramo auxiliar da medicina, que auxilia a anatomia, fisiologia e patologia dos pés. A importância é significativa, pois através das medidas preventivas e curativas, traz inúmeros benefícios, tanto na questão de higiene dos pés, evitando contrair doenças, bem como, contribui para a diminuição de amputações em pacientes portadores de diabetes”.

Participação dos Convidados

Convidada pela vereadora e Procuradora da Mulher, Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV), e pelos vereadores Januário Koslinski (PSDB), Marcos Marini (Podemos) e Romulo Faggion (PSL), esteve presente a secretária Municipal de Assistência Social, Barbara Slonski Delboni Padoan, falando sobre as “Ações da Secretaria de Assistência Social”. A secretária apresentou dados dos atendimentos e ações realizados, até a presente dada, pela Assistência Social e respondeu aos questionamentos dos vereadores.

Segunda Votação

Aprovados em segunda votação, o Projeto de Lei nº 97, de 2021, de R$ 154.291,74, e o Projeto de Lei nº 96, de 2021, no valor de R$ 5.708,26, ambos para abertura de crédito especial para o Executivo. Os valores são referentes à devolução de recursos remanescentes, para a União, em virtude da conclusão das obras de construção de um canal de drenagem no Córrego Fundo.

A pauta da sessão, com os projetos completos, debatidos e recebidos, bem como, as correspondências e ofícios lidos em Plenário, estão disponíveis em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2085/