Aprovada entrega de Moção de Aplauso para a Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas (ROCAM)

por Laiane Carniel publicado 21/06/2023 15h00, última modificação 21/06/2023 18h14
Na Tribuna Livre, o presidente da Academia de Letras e Artes de Pato Branco (ALAP), Osmar Rubens Camargo, utilizou o espaço para falar sobre “Os 22 anos da ALAP”

Em Sessão Ordinária, realizada nesta quarta-feira (21), foi aprovada, em votação única, a entrega de Moção de Aplauso para a Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas (ROCAM). Também foram aprovados três projetos em segundas votações. Na Participação de Convidados, esteve presente a representante da Associação de Tenistas de Pato Branco (ATPB), Dayane Rita de Souza Cirino. Na Tribuna Livre, o presidente da Academia de Letras e Artes de Pato Branco (ALAP), Osmar Rubens Camargo, utilizou o espaço. Ainda, foram apresentadas uma indicação e 16 requerimentos.

Moção de Aplauso para a Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas (ROCAM)

Em votação única, foi aprovada a Moção de Aplauso nº 24, de 2023, de autoria do vereador Rodrigo Correia (Podemos), a ser concedida aos policiais componentes e ex-componentes da Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas (ROCAM), do 3º Batalhão de Polícia Militar, pelos trabalhos prestados ao Município nestes cinco anos de atividades deste grupo.

De acordo com o texto da Moção, o início da Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas (ROCAM), no 3º Batalhão de Polícia Militar deu-se durante o ano de 2018, durante o comando do Capitão Allan de Souza Mori a frente da 1ª Cia / 3º BPM, e este, percebendo a evolução da criminalidade e demais situações corriqueiras onde infratores e criminosos utilizavam-se de motocicletas para tais ações e tendo em vista a dificuldade de viaturas auto para apanharem esses meliantes, estabeleceu uma escala de reforço ao serviço de RPA utilizando-se as motocicletas Yamaha / Tenere 250cc.

Após alguns meses, em razão dos bons resultados obtidos por essa equipe, já em data de 28 de junho de 2018, foi criado oficialmente a ROCAM / 3º BPM, formalizado como grupo tático com aplicação de motocicletas e que este, além da mobilidade, agilidade e maior rapidez em deslocamentos, apoios a outras equipes policiais e atendimentos de ocorrências, também passou a possuir operadores qualificados e capacitados para poder atender e suprir qualquer demanda de enfrentamento a criminalidade e restauração da ordem pública.

Inicialmente a ROCAM / 3º BPM era subordinada a 1ª Cia, possuía quatro motocicletas Yamaha/Tenere 250cc e contava com seis operadores PM, sendo que, após alguns meses de atuação, foi atribuído ao grupo mais um operador PM, totalizando sete operadores PM.

No ano de 2020 o então Comandante do Batalhão Major Vicente Carvalho Júnior, juntamente com os comandantes da 1ª Cia, Capitão Guido Benjamim dos Santos Filho, e ROTAM / 3º BPM Capitão Allan de Souza Mori, estabeleceram que a equipe ROCAM do 3º BPM deveria ser agregada juntamente ao Pelotão ROTAM, ficando assim subordinada ao Oficial Comandante da ROTAM / Operações com Cães, o qual subordinava-se diretamente ao Comandante do 3º BPM.

Após essa alteração no organograma interno do batalhão a equipe ROCAM começou a realizar patrulhamento preventivo / ostensivo e prestar apoio em toda a área de abrangência do 3º BPM, que era dividido em três companhias, sendo 1ª Cia - Pato Branco, Vitorino, Bom Sucesso do Sul e Itapejara D´Oeste; 2ª Cia - Palmas, Coronel Domingo Soares, Clevelândia, Mangueirinha e Mariópolis; e 3ª Cia - Coronel Vivida, Honório Serpa, Chopinzinho, São João, São Jorge do Oeste, Saudade do Iguaçu e Sulina, as quais, na época, totalizavam 16 municípios. Com a Criação da 12ª Companhia Independente, situada em Palmas, ocorreu o desmembramento da antiga 2ª Cia e, atualmente, a área do 3ª BPM passou a ter duas companhias e onze municípios de abrangência.

A equipe ROCAM / 3º BPM já participou de nivelamentos técnicos / operacionais visando manutenção de doutrina e qualificação de operadores, além de participar em diversas Operações Policiais em outros municípios, tais como: Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Maringá, Curitiba, entre outros.

Atualmente a equipe ROCAM / 3º BPM possui quatro motocicletas BMW/F850GS, é composta por oito operadores PM, divididos em duas equipes táticas, formadas por quatro operadores PM cada equipe, e cada equipe é composta por três motocicletas, sendo uma motocicleta embarcada por dois operadores (piloto e garupa atirador/segurança) e duas motocicletas embarcadas por um operador (piloto) cada.

Segunda votação

De autoria da vereadora Maria Cristina Hamera (PV), foi aprovado, em segunda votação, o Projeto de Resolução nº 5, de 2023, alterando dispositivos da Resolução nº 7, de 7 de outubro de 2019, que instituiu o “Prêmio Mulher Destaque” de Pato Branco. As mudanças permitem que a honraria  seja entregue em outras datas do ano, não apenas na semana do Dia Internacional da Mulher, como preconizava a Lei, e, também, permite que cada vereador preste a homenagem a uma mulher por Sessão Legislativa, em qualquer período do ano, deixando de ser necessário que o protocolo seja feito até o dia 20 de fevereiro.

Em segunda votação e de autoria do vereador Dirceu Boaretto (Podemos), foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária nº 23, de 2023, alterando dispositivo da Lei nº 3.443, de 8 de setembro de 2010, que autoriza o Poder Executivo a realizar Casamento Comunitário. O Projeto determinava que a celebração deveria ser realizada de maio a setembro e, com a alteração, é possível que a mesma seja realizada em qualquer mês.

De autoria do vereador Marcos Diedrich Junior (União Brasil) - que assumiu a suplência de setembro a outubro de 2022 - foi aprovado, em segunda votação, o Projeto de Lei nº 180, de 2022, criando o Programa de Sistema de Gerência de Pavimentação Urbana (SGPU). De acordo com o Projeto, o Programa objetiva a criação de um modelo permanente de levantamento e avaliação da malha asfáltica urbana e, com isso, a redução no custo da manutenção da malha viária.

Ainda pelo Projeto, “para o desenvolvimento do Sistema de Gerência de Pavimentação Urbana, serão realizadas as seguintes etapas: I - elaboração de inventário do Município, no que se refere à disponibilidade de maquinário e serviços voltados à manutenção e reabilitação de redes viárias; II - levantamentos e avaliações das condições de pavimentos urbanos; III - adição e manutenção do levantamento previsto no inciso anterior em Sistemas de Informações Geográficas (SIG); IV - confecção de relatórios técnicos sobre as manutenções e reabilitações necessárias”.

Participação de Convidados

Convidado pelo vereador Lindomar Brandão (PP), esteve presente, na Participação de Convidados, a representante da Associação de Tenistas de Pato Branco (ATPB) Dayane Rita de Souza Cirino, falando sobre “As atividades da entidade, tendo em vista o projeto social Tênis Para Vida, Tênis nas Escolas Municipais e competições que vem participando desde sua criação”. Dayane fez uma uma retrospectiva das ações da entidade, apresentando os bons resultados que os atletas vem obtendo em competições. Ela também pediu o auxílio dos vereadores, em Emendas Impositivas, e da sociedade em geral, para que a ATPB continue realizando os projetos.

Tribuna Livre

Na Tribuna Livre, o presidente da Academia de Letras e Artes de Pato Branco (ALAP), Osmar Rubens Camargo, utilizou o espaço para falar sobre “Os 22 anos da Academia de Letras e Artes de Pato Branco (ALAP)”, que será celebrado amanhã, dia 22 de junho. Rubens falou sobre os presidentes que a Academia já teve e qual foi a atuação da mesma, durante os 22 anos de criação, representando os artistas pato-branquenses.

“Mostramos arte, mostramos literatura e promovemos a cultura. Como canta Milton Nascimento na música "Nos Bailes da Vida", “o artista tem que estar onde o povo está”. Sim, somos artistas, atores e articuladores de cultura. Muitos nos veem como ilustradores da realidade. Justo por essa visão, temos, em Pato Branco, saído de nossas obras, de nossas telas, de nossos livros e de nossos ateliês, indo ao encontro do público. Seja juvenil ou adulto. Temos estado com frequência em escolas, praças, universidades e espaços públicos, buscando motivar a todos pelas artes, pela leitura e pela formação cultural. Temos vivenciado arte!” disse o presidente, evidenciando a importância da entidade e pedindo o apoio de todos para a Academia possa realizar ainda mais.

A pauta da sessão - com os projetos completos, bem como, as correspondências, ofícios e projetos, lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados - está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2292/