Aprovada Moção de Aplauso pelos 20 anos de fundação da Cooperativa Agropecuária Tradição (Coopertradição)

por Laiane Carniel publicado 16/02/2023 18h02, última modificação 16/02/2023 18h02
Vereador Marcos Marini (Podemos) se licenciará por 120 dias. Para assumir sua cadeira, o vereador suplente Rodrigo José Correia - Chupim será convocado

             

 

Em Sessão Ordinária, realizada nesta quarta-feira (15), na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), os vereadores aprovaram a entrega de Moção de Aplauso para a Cooperativa Agropecuária Tradição (Coopertradição). Durante a Sessão, o vereador Marcos Marini (Podemos) apresentou requerimento para se licenciar dos trabalhos, sem remuneração, por 120 dias. Para assumir a vaga, o vereador suplente Rodrigo José Correia - Chupim será convocado. Na Participação dos Convidados, estiveram presentes o diretor-geral da UTFPR - Campus Pato Branco, Gilson Ditzel Santos, e a arquiteta da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, Isabel Consoli. Ainda, foram apresentadas oito indicações e nove requerimentos.

Moção de Aplauso

De autoria do vereador Eduardo Dala Costa (MDB), foi aprovada a Moção de Aplauso nº 3, de 2023, a ser concedida à Cooperativa Agropecuária Tradição (Coopertradição), pelos seus 20  anos de fundação. De acordo com o projeto, a Coopertradição foi fundada em 22 de janeiro de 2003, por um grupo de 25 produtores rurais, que cultivavam soja, milho, trigo, feijão e cevada. No mês de junho de 2003, a Cooperativa iniciou suas atividades e, atualmente, conta com mais de 1872 associados.

Ainda pelo projeto, “a Coopertradição é uma sociedade constituída de agricultores unidos voluntariamente para satisfazer suas necessidades e aspirações econômicas, sociais e culturais, através de uma pessoa jurídica habilitada, pertencente a todos e democraticamente controlada. Está baseada nos valores de auto-ajuda, respeitabilidade, democracia, equidade e solidariedade. A missão da cooperativa é de promover o desenvolvimento do agronegócio cooperativo por meio de soluções integradas. O grande propósito da Coopertradição é transformar a vida das pessoas gerando prosperidade”.

Com isso,  a Câmara Municipal de Pato Branco concede Moção de Aplauso à Coopertradição, por ser um exemplo para nossa sociedade de que, com a cooperação se pode alcançar o desenvolvimento regional e, assim, melhorar a vida de nossa população.

Grande Expediente

O vereador Marcos Marini (Podemos), fez uso do Grande Expediente após apresentar o Requerimento nº 121, de 2023, no qual solicitou, à Mesa Diretora, “licença não remunerada do cargo de vereador do município de Pato Branco, por 120 dias, a contar do dia 23 de fevereiro de 2023, para tratar de assuntos de interesse particular”.

Em sua fala, Marini explicou seu pedido informando que foi convidado e assumirá uma diretoria no Governo do Estado. O vereador fez um retrospecto de sua vida profissional, ressaltando a importância da UTFPR - instituição em que atua há quase 30 anos - e de ter sido eleito como vereador de Pato Branco.

“Neste momento, estou tendo a grande missão e satisfação de ser convidado pelo Governo do Estado do Paraná, para assumir uma importante diretoria dentro da Secretaria Estadual de Planejamento. Algo importante em que eu poderei aplicar todo o meu conhecimento e minha trajetória de vida, em benefício de todo o povo paranaense e, em especial, do nosso querido Sudoeste do Paraná e, também, da nossa amada Pato Branco. Tenham a certeza, é uma importante missão a qual estou disposto a enfrentar. É um novo ciclo, que começa em 2023, com inúmeros desafios relacionados ao novo mandato do governador Carlos Massa Ratinho Junior. Temos a certeza de que faremos um grande trabalho, ao lado dele e do secretário Guto Silva, em prol de todos os paranaenses”, concluiu ele.

Em 23 de fevereiro de 2023 será feita a convocação para o vereador suplente do partido Podemos, Rodrigo José Correia - Chupim, que recebeu 1.142 votos. Ele tem até cinco dias para assumir o cargo. Caso Rodrigo não assuma a vaga, o próximo vereador do Podemos, com mais votos, é Vilmar Maccari (1.132 votos). Rodrigo já foi vereador em duas oportunidades, como suplente, na 15ª Legislatura (2013-2016), assumiu, de 9 de agosto a 7 de setembro de 2016, a cadeira ocupada pelo vereador Ito Oliveira. Já na 16ª Legislatura (2017-2020), foi vereador titular, eleito com 1.855 votos.

Participação dos Convidados

Convidado pela Mesa Diretora - presidente Thania Caminski (PP), vice-presidente Eduardo Dala Costa (MDB), primeiro-secretário Romulo Faggion (União Brasil) e segunda-secretária Maria Cristina Hamera (PV) - e pelo vereador Marcos Marini (Podemos), o diretor-geral da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - Campus Pato Branco, Gilson Ditzel Santos, para falar sobre a UTFPR.

Ele apresentou uma linha do tempo, desde o início das atividades, em 1993, enaltecendo os principais momentos da Instituição que, atualmente, conta com 3.464 alunos, 372 servidores - entre professores e técnicos-administrativos - e 28 estagiários. Além da graduação, a UTFPR também oferece opções em mestrados, doutorados e especializações.

Gilson também deixou registrado que, em 2023, a UTFPR completa 30 anos do Campus Pato Branco e haverá uma programação festiva sendo organizada para comemorar, com a cidade e a região, o importante momento. “A grande festa será no dia 15 de abril, mas até lá várias outras atividades serão realizadas e queremos que a sociedade participe, porque esta festa é para todos”, convidou o diretor-geral.

A seguir, foi concedida a palavra à arquiteta da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano, Isabel Consoli. A profissional foi convidada pelos vereadores Lindomar Brandão (PP) e Marcos Marini (Podemos), para explanar sobre a Audiência Pública para revisão do Plano Diretor, que será realizada no dia 28 de fevereiro de 2023, a partir das 19h, no Largo da Liberdade.

Na oportunidade, Isabel explicou sobre as fases de elaboração do Plano Diretor, as já realizadas e as que estão por vir. De acordo com a profissional, o Plano Diretor é um documento complexo, que envolve áreas multidisciplinares, com questões ambientais, construtivas, territoriais, jurídicas, entre outras, e que precisa ser elaborado de forma participativa, ouvindo a população.

“Neste momento, estamos na terceira etapa do processo, que é chamada de ‘objetivos, diretrizes e propostas para uma cidade acessível e sustentável’. Este documento já está disponível no site da Prefeitura de Pato Branco, no link do Plano Diretor, e pode ser acessado em www.patobranco.pr.gov.br/planodiretor. Será este o documento a ser debatido na Audiência Pública do dia 28 de fevereiro, onde todos estão convidados para participar e dar sua opinião, presencialmente ou acompanhando a transmissão ao vivo, que será feita pela página do Facebook do Município de Pato Branco. Os cidadãos poderão apresentar suas sugestões durante a Audiência Pública, estando no Largo da Liberdade ou enviando via Facebook, ou enviando pelo espaço do Plano Diretor, no site da Prefeitura”, informou Isabel.

Câmara Itinerante

O Legislativo está promovendo a Câmara Itinerante, com as Sessões Ordinárias sendo realizadas em diversos espaços de Pato Branco. Acompanhe, abaixo, os locais dos próximos encontros:

27 de fevereiro de 2023: Auditório do Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Pato Branco e Região (Sindicomércio), rua Nereu Ramos, 524, Centro;

1º de março de 2023: Auditório do Centro Universitário Mater Dei (UNIMATER), rua Mato Grosso, 200, Centro.

A pauta da sessão - com os projetos completos, bem como, as correspondências, ofícios e projetos, lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados - está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2249/