Aprovado Projeto para doação de terreno para construção do condomínio do idoso

por Laiane Carniel publicado 08/11/2023 16h56, última modificação 08/11/2023 16h56
Atletas do Projeto de Ginástica Rítmica e da Associação Patobranquense de Bocha - Vila Nova receberam Moção de Aplauso

O Legislativo aprovou, em votação única, durante Sessão Ordinária realizada nesta quarta-feira (8), a entrega de uma Moção de Aplauso. Em primeiras votações, foram aprovados três projetos, entre eles, a entrega do Título de Cidadão Honorário para Julinho Tonus. Em segundas votações, foram aprovados quatro projetos, entre eles, a doação de terreno para construção do condomínio do idoso. Durante a Sessão, também foram entregues Moções de Aplausos para as atletas do Projeto Ginástica Rítmica e para a Associação Patobranquense de Bocha - Vila Nova. Ainda, foram apresentadas três indicações e oito requerimentos.  

Moção de Aplauso

De autoria da vereadora Maria Cristina Hamera (PV), foi aprovada a Moção de Aplauso nº 41, de 2023, ser concedida à atleta pato-branquense, Tayná Cavalheiro, pelas conquistas auferidas em campeonatos e jogos oficiais de Karatê, onde leva o nome de nosso Município.

De acordo com o Projeto, “Tayná Cavalheiro, de apenas 26 anos, é uma colecionadora de títulos e medalhas, mérito advindo de sua determinação e do amor pelo Karatê. Sua história se confunde com sua trajetória, que teve início aos 3 anos de idade, incentivada pelos pais Inês Rissardi e Antoninho Cavalheiro que priorizaram treinar a menina para melhorar sua saúde. Após conquistar a faixa verde, já com alguns anos de prática, começou a participar de campeonatos, que a estimularam a buscar crescimento como carateca. Pouco tempo depois, conquistou a faixa preta e não parou mais. Foi em busca de mais experiência e crescimento na área, o que possibilitou uma maior vivência esportiva, através da qual, passou a ensinar a nobre arte do Karatê para novos praticantes, formando assim, atletas para compor uma base de alto rendimento.”

“Apesar de jovem, aproveitou a experiência adquirida e tornou-se preparadora física e, também, técnica da Seleção Brasileira de Surdos de Karatê na Surdolimpíada. Além disso, é formada em Educação Física, com pós graduação em Neuroanatomia, Medicina Esportiva e Prevenção e Reabilitação de Lesões. Entre os títulos conquistados, destaca os campeonatos Paranaense e Brasileiro, além de Jogos oficiais dos Estados do Paraná e de São Paulo. Nas competições, conquistou treze vezes o título de campeã Paranaense de Karatê, oito vezes o título de campeã dos Jogos da Juventude e Jogos Abertos do Paraná, o título de campeã Brasileira Sub 21, entre outras competições, totalizando mais de 80 medalhas em disputas de Copas de Karatê. Com isso, em reconhecimento, a Câmara Municipal de Pato Branco aplaude e homenageia a atleta Tayná Cavalheiro por suas conquistas e determinação”, concluiu o texto.

Primeira votação

Título de Cidadão Honorário para Julinho Tonus

De autoria do vereador Eduardo Dala Costa (MDB), foi aprovado em primeira votação, o Projeto de Decreto Legislativo nº 8, de 2023, “concedendo o Título de Cidadão Honorário de Pato Branco ao Ilustríssimo Senhor Julinho Tonus”.

De acordo com a justificativa do Projeto, “à frente da Coopertradição, vem realizando um trabalho de extrema importância para o desenvolvimento do cooperativismo, da cooperativa em si e contribuindo, também, com o desenvolvimento dos municípios da área de atuação da Coopertradição. Dentre as contribuições, importa destacar o engajamento comunitário, no qual demonstra um comprometimento excepcional para com a comunidade pato-branquense; o estímulo ao crescimento econômico da região, trazendo investimentos, geração de empregos e fortalecimento da economia local; o apoio à cultura, à educação e ao esporte, que enriquecem o panorama cultural e intelectual da comunidade”.

Dia Mundial do Acordeon

Aprovado, em primeira votação, o Projeto de Lei nº 129, de 2023, de autoria da vereadora Maria Cristina Hamera (PV), instituindo no Calendário Oficial de Datas e Eventos do Município de Pato Branco, o “Dia Mundial do Acordeon", a ser celebrado no dia 6 de maio. De acordo com o Projeto, “durante a semana do dia 6 de maio, o Executivo Municipal realizará atividades culturais que tenham como objetivo o incentivo e o fomento da cultura acordeonista, contemplando a legitimidade da identidade cultural do instrumento, em nosso Município”.

Alteração na Lei

De autoria do vereador Claudemir Zanco (PL), foi aprovado, em primeira votação, o Projeto de Lei nº 133, de 2023, acrescentando dispositivos na Lei nº 5.990, de 22 de setembro de 2022, que dispõe sobre o “Sistema Municipal de Habitação de Interesse Social, o Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (FMHIS), institui o Conselho Gestor do FMHIS, cria o Programa Moradia Para Todos e dá outras providências”.

Segunda votação

Denominação de ruas

De autoria do vereador Joecir Bernardi (PSD), foi aprovado, em segunda votação, o Projeto de Lei nº 127, de 2023, denominando de “José Antonio Vazzatta”, a via pública localizada no Loteamento Residencial Vida Nova. José Antonio nasceu em 11 de setembro de 1911, na cidade de Cacique Doble (RS). Foi um pioneiro de nosso município, chegando nestas terras quando ainda era denominado de Distrito de Bom Retiro, no final da década de 40, firmando residência na Comunidade de Passo da Ilha. Na simplicidade, José e sua família trabalhavam na agricultura, buscando todos os dias o sustento da família. A família era muito conhecida na comunidade pela produção de vinho e de graspa. Trabalhou auxiliando na construção da igreja e do pavilhão da Comunidade do Passo da Ilha, desbravou as redondezas auxiliando na abertura de estradas, ajudava nas festas e bailes da comunidade, trabalhou na construção da Igreja Matriz São Pedro Apóstolo. Cumpriu brilhantemente sua missão terrena, até a data de 6 de março de 2004, quando faleceu aos 92 anos, deixando boas lembranças em sua família, amigos e comunidade. O Projeto foi aprovado, juntamente, com a Emenda nº 81, de 2023.

Também de autoria do vereador Joecir Bernardi (PSD) e em segunda votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 138, de 2023, denominando de “Doralino Tramuntin”, via pública situada no Loteamento Residencial Vida Nova. Doralino nasceu em 25 de março de 1951, em Pato Branco (PR), na Comunidade de Nossa Senhora do Carmo Cachoeirinha. Filho de Ana e Argemiro Tramontin, teve dez irmãos. Um homem empreendedor, que trabalhou como agricultor e apicultor, na comunidade onde nasceu. Conheceu sua esposa Marlei e casaram-se em maio de 1981. Tiveram duas filhas, Raquel e Izara, e três netos, Samuel, Iasmin e Caetano. Em 1988, com 37 anos, trabalhou no Restaurante Calçadão, onde era sócio, dedicando todos os dias de sua jornada com sua esposa sempre ao seu lado. Muito conhecido por todos, pelos apelidos Compadre e Tramuntin, sempre foi uma pessoa calma, gentil, de grande coração e que fazia todos ao seu redor rir. Sempre estava de bom humor para brincar e fazer suas piadas, com seu grupo de amigos. Cumpriu brilhantemente sua missão terrena, até a data de 19 de setembro de 2021, quando faleceu aos 70 anos, devido às complicações pela Covid, deixando boas lembranças em sua família e amigos”.

Condomínio do Idoso

De autoria do Executivo, foi aprovado em segunda votação, o Projeto de Lei nº 154, de 2023, que dispõe sobre a doação de imóvel à Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), a ser destinado à construção de um condomínio habitacional para idosos, do Programa Casa Fácil - Viver Mais Paraná. De acordo com o Projeto, “serão construídos condomínios residenciais fechados para idosos com idade superior a 60 anos, renda mensal de 1 a 6 salários mínimos e que não possuam imóvel em sua propriedade. Serão 40 moradias, para casais ou pessoas solteiras, com completa infraestrutura de saúde, assistência social e lazer.”

Crédito Especial

Em segunda votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 140, de 2023, de autoria do Executivo, autorizando a abertura de crédito especial, no valor de R$ 60 mil, junto à Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. O valor é oriundo do Convênio nº 18/2021, celebrado entre o Município e a Fundação Araucária, para a implementação do Programa de Fomento à Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Robótica, que visa ampliar o número de pessoas com conhecimento em tecnologias como robótica e programação, através de disseminação e capacitação nestas áreas por meio da implantação de laboratórios de tecnologia e robótica e da promoção de olimpíadas na área.

Moção de Aplauso

- para as atletas do Projeto Ginástica Rítmica

De autoria do vereador Rodrigo Correia (Podemos), foi entregue a Moção de Aplauso nº 18, de 2023, para as atletas do Projeto Ginástica Rítmica, Ana Laura Girolometto, Bettina Vanin Martini, Isabelle Delazeri, Juliana Facin e Kauany Zanettin Paes, bem como, à técnica Anita Klemann e extensiva a toda equipe técnica, diante da participação das atletas na competição internacional, realizada nos dias 6 e 7 de maio, em Belgrado, na Sérvia, onde mais de 15 nacionalidades estiveram presentes no evento.

As atletas pato-branquenses, Kauany Zanettin Paes, Bettina Vanin Martini e Ana Laura Girolometto, representaram o Município de Pato Branco e o país, na categoria adulto, e as atletas Isabelle Delazeri e Juliana Facin, competiram pela categoria juvenil, junto delas, a técnica Anita Klemann, a qual relatou que o desempenho das atletas no 17th RG Internacional Tournament Ritan Cup 2023 “foi deslumbrante e que não há dúvidas que as atletas têm potencial de conquistar pontuações ainda melhores que o esperado, além de irem muito longe dentro da modalidade esportiva”. As colocações oficiais ainda não foram divulgadas pela Federação Mundial de Ginástica.

De acordo com a treinadora, “durante o período em que estiveram no exterior, nossas atletas tiveram oportunidade de treinar com equipes israelenses, búlgaras, americanas e italianas, consideradas atualmente as equipes mais fortes”.  O Projeto de Ginástica Rítmica é uma iniciativa do Executivo Municipal, com a realização do Instituto Theóphilo Petrycoski, com o patrocínio da Atlas Eletrodomésticos e com apoio do Instituto de Saúde São Lucas, UNIDEP, UNIMED Pato Branco e Estação Gourmet Restaurante.

- para a Associação Patobranquense de Bocha - Vila Nova

De autoria do vereador Claudemir Zanco (PL), foi entregue a Moção de Aplauso nº 35, de 2023, para a Associação Patobranquense de Bocha - Vila Nova, com profunda admiração e reconhecimento pela conquista extraordinária da Equipe Vila Nova, formada por Brenice Zin Atuatti, Gabriele Parise, Kamile Roberta Rufatto, Maria Cenci, Cidalia da Rocha Gonçalves, Marilei Zanco Rufatto, Neiva Heck, Simone Fernandes Fornari e Soeli de Fátima Rech Boschi, lideradas pelos técnicos João Carlos Fortes e Leandro Fornari e pelo Presidente Valmir Tasca.

De acordo com o Projeto, “composta por talentosas atletas, sob a orientação dos dedicados técnicos João Carlos Fortes e Leandro Fornari e liderada pelo presidente Valmir Tasca, a Equipe Vila Nova se sagrou Campeã Paranaense de Bocha Feminino, na recente competição realizada em Marechal Candido Rondon (PR)”.

Ainda pelo Projeto, “foram muitos os desafios enfrentados, desde as três rodadas classificatórias até a emocionante final, onde demonstraram resiliência e excelência esportiva. Destacamos, ainda, a brilhante atuação da atleta Neiva Heck, que conquistou a terceira colocação no tiro de precisão, demonstrando sua habilidade excepcional. Além disso, as atletas Maria, Brenice e Simone foram reconhecidas como a melhor equipe do trio, o que reforça a qualidade do trabalho em equipe. A vitória da Equipe Vila Nova é motivo de orgulho para nossa comunidade, inspirando a todos com sua dedicação, paixão e desempenho excepcional”, concluiu a Moção.

 

A pauta da sessão - com os projetos completos, bem como, as correspondências, ofícios e projetos, lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados - está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2331/