Aprovado titulo de Cidadã Honorária a professora Laurinha Luiza Dall’Igna

por ubiracy.tesseroli — publicado 06/08/2019 09h20, última modificação 06/08/2019 09h20
O título reconhece atuação em prol da educação pato-branquense

O projeto de decreto legislativo nº 06/19, do vereador Frabricio Preis de Mello (PSD), propondo o título de Cidadã Honorária de Pato Branco a Laurinha Luiza Dall’Igna, foi aprovado na sessão de segunda-feira (5), por todos os vereadores  presentes no Plenário.

Segundo o vereador, o título de Cidadão Honorário é a mais alta honraria que o Poder Legislativo concede aos cidadãos que se destacam no Município de Pato Branco. Quando o Legislativo outorga um título de cidadania honorária, ele está equiparando o homenageado a uma pessoa nascida no Município, e distinguindo-a com especial destaque no cenário sócio-cultural-administrativo e até religioso da comunidade.

Assim, não poderia deixar de homenagear Laurinha que, conforme biografia é digna da homenagem. Com base em sua forte e decisiva atuação nas áreas de educação, social e política, bem como, em seu belo exemplo de vida, nossa homenageada é merecedora a homenagem.  “Oferecemos com muito carinho e respeito”, ressalta o vereador.

Gaúcha

Laurinha Luiza Dall'lgna, nasceu no dia 20 de abril de 1938, em Nova Bassano - Rio Grande do Sul. Veio para o Distrito de Bom Retiro, município de Clevelândia, mais tarde Pato Branco, em 23 de janeiro de 1943, acompanhando o alfaiate e comerciante seu pai Waldomiro Dall'lgna e a dona de casa sua mãe Ginebra Sommavilla. Também vieram seus irmãos Osvaldo e Lourdes Dall'lgna. Casou-se e teve apenas uma filha, Luiza Helena Gugelmin Gabriel, casada com Osvaldo Luiz Gabriel.

Educação

Iniciou cedo sua missão no magistério, desempenhando as funções de Professora no próprio Instituto de que fora aluna, no ano de 1955 e seguiu por muitos anos nessa profissão, ascendendo a todos os níveis de ensino, desde o fundamental até o universitário, através dos cursos da Fundação de Ensino Superior de Pato Branco (Funesp). A professora Laurinha lecionou durante 25 anos.

Ainda jovem, muito aguerrida, de personalidade marcante e alto nível intelectual, nunca teve medo e nem se omitiu em lutar pela qualidade na formação de seus alunos. Não mediu esforços para mudar os rumos da educação. Muitos de seus alunos são profissionais de destaque: professores, médicos, dentistas, engenheiros, advogados, comerciantes, diretores de empresas, dentre outras nobres profissões.

O desafio de alfabetizar durante o período em que lecionou no Colégio Agostinho Pereira, foi imenso. A infraestrutura do Colégio era precária. Só tinha duas salas de aula grandes e estavam sempre superlotadas. Somente quando aumentou o número de alunos é que foram construídas mais salas e um local destinado ao Diretor. Aí iniciaram as aulas em três turnos (manhã, tarde e noite). Não existia merenda escolar. Os alunos iam para a Escola a pé. Com pouca roupa, descalços.

O inverno era rigoroso e o frio maltratava tanto os professores como os alunos. Laurinha e suas colegas de magistério sensibilizadas com a situação dos alunos que vinham de longe para estudar e não tinham roupas adequadas para enfrentar o frio, mandaram confeccionar uniforme para os mesmos.