Artesão Lucas dos Santos Monteiro recebe homenagem do Legislativo

por Laiane Carniel publicado 24/04/2023 17h58, última modificação 24/04/2023 17h58

De autoria do vereador Rodrigo Correia (Podemos), foi entregue, durante a Sessão Ordinária realizada nesta segunda-feira (24), Moção de Aplauso para o artesão Lucas dos Santos Monteiro, que dedica seu trabalho a confecção de imagens esculpidas em nó de pinho, com as figuras de Nossa Senhora Aparecida e de Jesus. Na Participação de Convidados, esteve presente o presidente e representante da Associação “Cultura de Rua”, Adriano Chagas Junior, falando sobre “Os projetos sociais desenvolvidos pela Associação “Cultura de Rua”. Ainda, foram apresentadas 11 indicações e 24 requerimentos.

Moção de Aplauso para o artesão Lucas dos Santos Monteiro

Entregue a Moção de Aplauso nº 5, de 2023, de autoria do vereador Rodrigo Correia (Podemos), ao artesão Lucas dos Santos Monteiro, pelo trabalho manual artesanal realizado. Lucas, que exerce seu ofício na Casa das Esculturas São Francisco, nasceu em 1º de janeiro de 1973 - Dia Universal da Paz - data que celebra a Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus e relembra o nascimento de Jesus. O nascimento do pato-branquense coincide com sua obra, que dedica seu trabalho a confecção de imagens esculpidas em nó de pinho, com as figuras de Nossa Senhora Aparecida e de Jesus.

De acordo com o Projeto, a matéria-prima do artesão Lucas Monteiro é o nó de pinho, uma parte do pinheiro - no segmento do galho embutido no tronco da árvore, tem formato cônico cuja dimensão mede em média 30 centímetros de comprimento e 20 centímetros de diâmetro. “O início foi despretensioso e começou a partir da descoberta de um nó, no meio da mata pertencente a um amigo que, por acaso, à exemplo das figuras que vemos retratadas nas nuvens, tinha o formato da tradicional imagem de Nossa Senhora Aparecida. Ao mostrá-la para seu filho – Marlon Picheler dos Santos Monteiro - que o acompanhava, e tinha oito anos de idade na época, ele disse ao pai para esculpí-la e, desta data em diante, o ofício nunca mais parou e já se vão trinta anos na lida”.

“Atualmente, as obras de Lucas Monteiro integram acervo de inúmeras personalidades pelo Estado do Paraná, Brasil afora e, ainda, outros oito países, sendo a fonte de renda do artista, que também luta contra deformidades nas mãos e fortes dores, o que nos faz recordar a trajetória do Aleijadinho mineiro. Com isso, a Câmara Municipal de Pato Branco externa agradecimentos pelo brilhante trabalho manual artesanal que realiza, o qual permite o aumento da devoção e fé em Jesus Cristo e Nossa Senhora Aparecida”, concluiu o texto da Moção.

Participação de Convidados

Convidado pelos vereadores Dirceu Boaretto (Podemos) e Lindomar Brandão (PP), esteve presente o presidente e representante da Associação “Cultura de Rua”, Adriano Chagas Junior, falando sobre “os projetos sociais desenvolvidos pela Associação Cultura de Rua”. Adriano explicou os trabalhos desenvolvidos que, atualmente, contemplam cerca de 60 alunos em aulas gratuitas de Hip Hop que, de acordo com ele, é composta por MC´s, Dj´s, B Boy ou B Girl e o Grafite. “Todas essas linguagens pertencem a arte e nós estamos desenvolvendo esse trabalho no município há 14 anos, principalmente, na periferia na cidade, onde muitas vezes chegamos antes que recursos do Governo Municipal, Estadual e Federal e lá nós damos o amparo pedagógico, psicológico e, principalmente, o carinho”, disse Adriano.

Adriano contou que as aulas acontecem no CEU das Artes e dos Esportes e que a participação dele, durante a Sessão, teve o objetivo de apresentar o trabalho, convidar os vereadores para assistirem as aulas e, ainda, solicitar apoio para que o projeto tenha uma melhor estrutura e seja desenvolvido em outros locais da cidade.

A pauta da sessão - com os projetos completos, bem como, as correspondências, ofícios e projetos, lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados - está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2272/