Associação Goju Kan de Karatê-Dô de Pato Branco é declarada de Utilidade Pública Municipal

por Laiane Carniel publicado 12/06/2023 16h10, última modificação 14/06/2023 10h51
Em votação única, aprovada a entrega de Moção de Aplauso para a presidente da OAB Subseção de Pato Branco, Tânia Mara Martini

Aprovado em segunda votação, em Sessão Ordinária realizada nesta segunda-feira (12), Projeto de Lei  declarando de Utilidade Pública Municipal a Associação Goju Kan de Karatê-Dô de Pato Branco. Em votação única, foi aprovada a entrega de Moção de Aplauso à presidente da OAB Subseção de Pato Branco, Tânia Mara Martini, por ser a primeira mulher a assumir o cargo, em 45 anos de existência da Instituição em nosso Município. Ainda, foram apresentadas três indicações e seis requerimentos.

Moção de Aplauso para Tânia Mara Martini - presidente da OAB Subseção de Pato Branco

De autoria da vereadora e Procuradora da Mulher, Maria Cristina Hamera (PV), foi aprovada, em votação única, a Moção de Aplauso nº 22, de 2023, para ser concedida à presidente da OAB Subseção de Pato Branco, Tânia Mara Martini, por ser a primeira mulher a assumir o cargo, em 45 anos de existência da Instituição em nosso Município.

Tânia Mara Martini nasceu em Pato Branco, no dia 19 de fevereiro de 1969, é a primeira filha do casal, Ivo Expedito Martini e Maria Guerra Martini. Em meados de 1987, deixou família, trabalho e estudos em Pato Branco para residir e cursar pré-vestibular, em Curitiba (PR), e, então, cursar Bacharelado em Direito, na Universidade de Passo Fundo (UPF), no Rio Grande do Sul. Paralelamente à graduação, exerceu trabalho voluntário no Serviço de Assistência Judiciária Gratuita da Faculdade de Direito da UPF, atuando nas áreas da Família e Cível, onde atendia pessoas carentes, principalmente, mulheres que necessitavam buscar, na Justiça, pagamento de pensão, regularização de guarda, divórcio, regularização de terrenos onde residiam. Tão logo formou-se, em 17 de dezembro de 1994, foi aprovada no exame da OAB e retornou para Curitiba (PR), onde continuou os estudos na Escola da Magistratura do Paraná e na Escola da Magistratura do Trabalho.

Em 1997, retornou a Pato Branco para advogar na cidade onde nasceu e cresceu. Juntamente com o exercício da advocacia particular, atuou como assessora jurídica no Município de Pato Branco, destacando, neste período, sua participação nos estudos para a revisão do Estatuto do Servidor Público; Assessora Jurídica de Cooperativa de Trabalho; Conselheira Fiscal de Cooperativa de Crédito; Auditora no Tribunal de Justiça Desportiva. Também atuou como Defensora, Procuradora e Presidente nos eventos esportivos realizados pela Paraná Esportes nas fases regionais e finais, bem como, junto à Associação Esportiva do Sudoeste do Paraná, além de atuar como Árbitra/Conciliadora voluntária no Juizado Especial Cível da Comarca de Pato Branco.

Na OAB Subseção de Pato Branco, exerceu os cargos de conselheira titular; vice-presidente; e, atualmente, exerce a presidência da OAB Subseção de Pato Branco, no triênio 2022/2024. Como presidente, além de gerir o órgão local, participa de audiências públicas, eleições de Conselhos Municipais, eventos de entidades civis não-governamentais, entre outros, sempre no intuito de aprender e compartilhar. De acordo com o Projeto da Moção, “seu trabalho se sustenta, também, no compromisso com as mulheres, apostando na educação como principal ferramenta para a equidade de gênero, inclusão econômica e profissional e ao enfrentamento das violências, física, sexual, moral, psicológica e patrimonial, contra todas as mulheres e meninas buscando, assim, romper o ciclo de violência para que nenhuma mulher morra pela condição de ser mulher”.

De acordo com o texto da Moção, “além de liderar a OAB de forma exemplar, Tânia tem sido uma voz ativa na luta pela igualdade de gênero e pela promoção da diversidade na advocacia. O seu empenho e comprometimento com a ética, a transparência e a promoção de uma advocacia justa e digna tem sido uma inspiração para todos os profissionais do direito. Com isso, a Câmara Municipal de Pato Branco concede Moção de Aplauso como forma de expressar reconhecimento pelos relevantes serviços prestados à advocacia e pelo compromisso com a defesa dos direitos e da justiça, bem como, pelo seu trabalho incansável e sua liderança exemplar, que são dignos de reconhecimento e aplausos”.

Segunda votação

Em segunda votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 32, de 2023, de autoria da vereadora Maria Cristina Hamera (PV), declarando de Utilidade Pública Municipal a Associação Goju Kan de Karatê-Dô de Pato Branco. A Associação tem como principais fins promover o bem-estar e a boa imagem do karatê; promover a prática do karatê em manifestações de caráter social, cultural, esportivo e cívico; e, ainda, representar o Karatê junto aos poderes públicos, na defesa do esporte.

De acordo com o Projeto, “a Associação Goju Kan de Karatê-Dô tem como finalidade promover a inclusão social, mediante o desenvolvimento de projetos educacionais, culturais e ensino do esporte, bem como, estimular, dirigir, desenvolver, difundir e incentivar a prática de atividades voltadas ao karatê, para crianças, jovens e adultos, promovendo saúde e bem-estar. A Associação também atua com uma equipe esportiva, que representa o município em eventos oficiais, a nível estadual e nacional, sempre difundindo a modalidade. Ainda, um projeto de grande magnitude está sendo desenvolvido pela Associação e tem como fundamento promover o ensinamento de técnicas de defesa pessoal para mulheres”.

A pauta da sessão - com os projetos completos, bem como, as correspondências, ofícios e projetos, lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados - está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2289/