Atendendo convite dos vereadores, secretário municipal de Meio Ambiente prestou esclarecimentos sobre a Causa Animal

por Laiane Carniel publicado 10/02/2025 17h53, última modificação 10/02/2025 17h53

Atendendo demandas dos vereadores, o secretário municipal de Meio Ambiente, Vicente Lucio Michaliszyn, participou da Sessão Ordinária, realizada nesta segunda-feira (10), e prestou esclarecimentos na Câmara sobre a causa animal. Os vereadores também apresentaram e aprovaram 24 requerimentos e 12 indicações.

Participação de Convidados

Convidado pela vereadora Thania Caminski (PP), por meio do Requerimento nº 3, de 2025, que também foi assinado pelo vereador Fabrício Preis de Mello (PL), esteve presente, na Participação de Convidados, o secretário municipal de Meio Ambiente, Vicente Lucio Michaliszyn, para falar sobre “A causa animal no município: ações e políticas públicas na promoção do bem-estar animal.”

Em sua apresentação, o secretário abordou diversos tópicos, “como secretário de Meio Ambiente, é com responsabilidade que venho discutir a proteção e o bem-estar animal em nossa cidade. Em 2021, o município firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público, estabelecendo compromissos claros para a implementação de políticas públicas para a causa animal”.

“A Unidade de Vigilância de Zoonoses é prioridade, sendo equipada para atender às normas do Ministério da Saúde e prevenir doenças zoonóticas. Também estamos dando continuidade ao Programa Municipal de Controle Populacional de Animais, com castrações realizadas em parceria com o Castra Mais Paraná, reduzindo a população de animais abandonados. Estamos buscando alternativas para viabilizar a construção da Casa de Passagem, que será um abrigo provisório enquanto os animais aguardam adoção. Além disso, um censo animal será realizado, incluindo a microchipagem, para mapear a população animal e facilitar o controle”.

“Também queremos implementar um programa de lares temporários e continuar o apoio para as ONGs locais, essenciais para o sucesso dessa causa. Também promoveremos eventos de adoção e educação para a população, sobre guarda responsável. Nossa missão é garantir o bem-estar dos animais, e a parceria entre o poder público, ONGs e a comunidade será essencial para transformarmos Pato Branco em referência em políticas públicas para o bem-estar animal”, concluiu o secretário.

A pauta da sessão - com os projetos completos, bem como, as correspondências, ofícios e projetos, lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados - está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2462/