Atividades do Banco de Leite Humano são relatadas na Câmara Municipal

por fabricio.soveral — publicado 12/08/2019 16h05, última modificação 14/08/2019 08h18
Agosto é o mês que marca a mobilização pelo aleitamento materno

Andressa Milan é coordenadora do Banco de Leite Humano São Lucas

O “Agosto Dourado” é um mês dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. Para discutir o assunto, a Câmara Municipal teve como convidada, na sessão plenária desta segunda-feira (12), a coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital São Lucas, Andressa Regina Milan. O convite foi realizado pela Mesa Diretora, composta pelos vereadores Vilmar Maccari (PDT), Moacir Gregolin (MDB), Fabricio Preis de Mello (PSD) e Claudemir Zanco “Biruba” (PDT).

Andressa Milan fez um relato sobre as atividades do Banco de Leite Humano desde a inauguração em novembro do ano passado. Ela também destacou a importância do Banco para o atendimento dos recém-nascidos que necessitam deste auxílio. A coordenadora relatou que cerca de 10% dos bebês que nascem em Pato Branco precisam do leite do Banco até que as mães consigam realizar o aleitamento materno.

Os vereadores que se pronunciaram no espaço destacaram a importância do Banco de Leite Humano e questionaram sobre o processo da doação do leite materno até chegar aos bebês que necessitam dele. Um dos pontos destacados por Andressa Milan é que as doadoras que fazem a coleta em casa congelam o leite. No Banco de Leite ele é degelado, passa por um processo de pasteurização e depois análises para determinar, por exemplo, o nível de gordura já que alguns recém-nascidos precisam de leite com mais gordura e outros com menos.

Por fim, a coordenadora disse que o leite doado atualmente é suficiente para atender a demanda em Pato Branco, mas que o incentivo à doação é importante justamente para que esse quadro positivo seja mantido.

Banco de Leite foi tema de debate na Câmara de Vereadores