Audiência Pública debateu projeto para alterar o nome do Estádio Os Pioneiros

por Laiane Carniel publicado 20/05/2021 16h49, última modificação 20/05/2021 16h49
A proposta, do vereador Romulo Faggion, altera o nome do “Estádio Municipal Pioneiros do Futebol Pato-Branquense” para “Estádio Municipal Inelci Pedro Matielo”

A Câmara de Vereadores de Pato Branco, por meio dos vereadores Claudemir Zanco - Biruba (PL) e Joecir Bernardi (PSD), realizou uma Audiência Pública, nesta quarta-feira (19), para debater a possibilidade de alteração do nome do “Estádio Municipal Pioneiros do Futebol Pato-Branquense” - Estádio Os Pioneiros - para “Estádio Municipal Inelci Pedro Matielo”, proposta pelo Projeto de Lei nº 2, de 2021, de autoria do vereador Romulo Faggion (PSL).

A Audiência contou com vereadores atuais e vereadores da época em que a Lei n° 1.222, de 14 de junho de 1993, foi aprovada, entre eles, Nereu Faustino Ceni, autor do Projeto de Lei que nomeou o Estádio Os Pioneiros.

“Estádio Municipal Pioneiros do Futebol Pato-Branquense” - Estádio Os Pioneiros

Ele explicou que, na ocasião, o Estádio era chamado de Ney Braga, em homenagem ao governador do Paraná que, em 1981, fez a instalação da iluminação no local, oportunizando as disputas noturnas. Com a aprovação da Constituição de 1988 e consequente adequação municipal, por meio da Lei Orgânica Municipal, em seu artigo 12, inciso VI, ficou vedado ao Município dar o nome de pessoas vivas para ruas, logradouros e bens públicos. Como na época, Ney Braga estava vivo, surgiu o debate para a mudança do nome.

De acordo com Ceni, houve uma repercussão na cidade, muitas famílias participaram dos debates, querendo homenagear seus pais e avós, que ajudaram a fundar a cidade e a construir o Estádio. A sugestão pelo nome “Pioneiros” partiu do próprio Matielo, apaziguando as discussões.

“Estádio Municipal Inelci Pedro Matielo”

De autoria do vereador Romulo Faggion (PSL), o Projeto de Lei nº 2, de 2021, tem como proposta, alterar a denominação do Estádio de Futebol, constante da Lei nº 1.222, de 14 de junho de 1993, para "Estádio Municipal lnelci Pedro Matielo". A intenção, de acordo com o projeto, é homenagear “lnelci Pedro Matielo, voz marcante no meio radialista, que se tornou um grande referencial no esporte, não somente em Pato Branco, mas em toda região Sudoeste, sendo um ícone do esporte Paranaense”.

Matielo nasceu no dia 26 de junho de 1941, em Águas de Rondinha (RS), e chegou à cidade Pato Branco, com seus pais e irmãos no ano de 1955, quando iniciou sua carreira na rádio, com apenas 11 anos de idade, sendo conhecido na época como “Matielinho". Matielo atuou ao lado de Ivo Tomazoni, Viniguns Winkelman e Levino Andolhe (primeiro a falar em rádio em Pato Branco), na função de sonoplasta. Trabalhou até 1959 e retornou, posteriormente, no ano de 1961, onde permaneceu até seu falecimento, na Rádio Celinauta e TV Sudoeste.

Em 1961, ao retornar para a Rádio, Matielo assumiu a condição de locutor, animando programas de auditório e programas semanais, com a participação dos ouvintes através de cartas e até por telefone que, na época, eram poucos que possuíam. Voz e figura marcante na comunicação esportiva do Sudoeste do Paraná, Matielo também teve atuação na Revolta dos Posseiros, uma vez que o rádio era na época, o grande meio de comunicação e de difusão dos fatos do movimento.

No ano de 1965, o Estádio Frei Gonçalo, em Pato Branco, foi sede do jogo do lpiranga, de Erechim (RS), contra o Internacional, de Porto Alegre (RS). O narrador esportivo oficial, João Gualberto, que atuaria no jogo, não pôde realizar a transmissão. Matielo assumiu, então, a posição e passou a ser narrador esportivo titular, cargo que ocupou até os dias de seu falecimento.

Além da carreira de radialista, ele teve papel fundamental no crescimento do esporte, em especial o futebol, contribuiu no processo de fusão do Palmeiras com o Internacional, originando o Pato Branco Esporte Clube, em 1979.

De acordo com o projeto, “Matielo era um aficionado do esporte e, em 2020, o comunicador completou 63 anos de atuação na radiodifusão regional, trabalho dedicado à Rede Celinauta de Comunicação. O mesmo sempre esteve presente na história do Pato Branco Esporte Clube, e também do esporte como um todo. É um ícone do esporte do Paraná”. Ele faleceu no dia 17 de dezembro de 2020, aos 79 anos, em decorrência da COVID-19.

Audiência Pública

Durante a Audiência, as opiniões suportaram tanto a manutenção do nome quanto a troca, mas todos os depoimentos foram unânimes em reconhecer a importância que Matielo teve no esporte e no jornalismo, defendendo a necessidade de uma homenagem que eternize seu legado, para que as futuras gerações conheçam seu trabalho.

Para quem gosta, tem interesse pela história de Pato Branco ou quer assistir todos os depoimentos, a Audiência Pública está disponível, na íntegra, na página do Facebook e no canal do Youtube, da Câmara de Vereadores. O Projeto aguarda agora, o parecer da Comissão de Justiça e Redação, para então ser distribuído às outras Comissões Permanentes e, em seguida, ser pautado para deliberação e votação, com a respectiva aprovação ou rejeição.