Câmara aprova criação da Semana de Avaliação Ortopédica da Coluna Vertebral

por fabricio.soveral — publicado 26/11/2019 10h48, última modificação 26/11/2019 10h48
Projeto do vereador Moacir Dalchiavan (PP) é voltado para alunos de escolas públicas

A Câmara de Vereadores Pato Branco aprovou na última sessão ordinária (25), após segunda discussão e votação, o Projeto de Lei que institui a Semana de Avaliação Ortopédica da Coluna Vertebral. Ela passará a constar no Calendário Oficial de Datas e Eventos de Pato Branco e é voltado para os alunos das escolas públicas municipais. O autoria do projeto é do vereador Moacir Dalchiavan (PP).

A Semana de Avaliação Ortopédica da Coluna Vertebral deverá ser realizada anualmente, nos meses de fevereiro e novembro, quando serão realizadas avaliações ortopédicas da coluna dos alunos. Pela proposta, será realizado o chamado Teste do Minuto, através da observação de simples movimentos dos alunos, podendo identificar problemas de má postura e escoliose. Se necessário, o aluno será encaminhado para tratamento médico adequado. As secretarias municipais de Saúde e Educação serão as responsáveis pelas atividades e avaliações.

“Atualmente, a grande incidência de problemas de desvio da coluna em alunos, na maior parte diagnosticados como escoliose infantil ou juvenil, ocorre por vícios de postura em carteiras escolares e excesso de peso de material escolar”, argumenta o vereador Dalchiavan. O parlamentar diz que diante dessa situação também é dever do poder público promover políticas públicas que auxiliem no combate a esses problemas que terão um impacto ainda maior para os estudantes quando atingirem a fase adulta.