Câmara aprova lei que prevê leito hospitalar privativo para mães de natimorto ou com óbito fetal

por fabricio.soveral — publicado 06/09/2019 08h09, última modificação 06/09/2019 08h09
A Lei também determina acompanhamento psicológico para as mães

Carlinho Polazzo (PROS)

A Câmara Municipal de Vereadores de Pato Branco aprovou, na sessão plenária da última quarta-feira (4), o projeto de lei que determina a oferta de leito hospitalar privativo para mães de natimorto e mães com óbito fetal e, se necessário ou solicitado, com acompanhamento psicológico. O autor do projeto é o vereador Carlinho Antonio Polazzo (PROS).

O texto do projeto prevê que os hospitais, as clínicas particulares, as unidades de pronto-atendimento, os postos de saúde, os laboratórios credenciados à rede de saúde pública e os serviços privados deverão oferecer tratamento diferenciado para as mães nas condições citadas acima. No caso do acompanhamento psicológico, caso não tenha profissional habilitado no estabelecimento, as mulheres deverão ser encaminhadas ao Centro de Apoio Psicossocial mais próximo da residência delas, podendo o atendimento ser estendido à respectiva família.

Polazzo diz que o projeto é de interesse público e alcance social. “Todos sabemos o quanto tal situação é traumatizante para as mães e portanto, nada mais justo do que dar tratamento especial voltado a estas mães, inclusive com acompanhamento psicológico”, argumentou o autor do projeto.