Câmara de Pato Branco inicia testes com painel eletrônico de votação

por fabricio.soveral — publicado 09/08/2019 15h03, última modificação 09/08/2019 15h03
Novo sistema está previsto para entrar em funcionamento em setembro

Câmara de Pato Branco inicia testes com painel eletrônico de votação

A Câmara Municipal de Vereadores de Pato Branco realizou, na manhã desta sexta-feira (9), um teste com painel eletrônico de votação. O sistema faz parte do Interlegis, programa do Senado Federal voltado às câmaras legislativas, e é disponibilizado gratuitamente. O objetivo é que as votações fiquem mais transparentes para quem acompanha as sessões da Casa, tanto pessoalmente como pela transmissão via internet.

Os testes iniciaram com os assessores dos vereadores e foram conduzidos pelos setores de Coordenação Legislativa e Tecnologia da Informação da Câmara Municipal. Pelo painel eletrônico o cidadão vai poder observar o projeto que está sendo votado, o momento em que cada vereador registra o voto e o resultado da votação (inclusive com a indicação de como votou cada parlamentar).

Nesse primeiro teste foram avaliados os equipamentos e o sistema de votação. A próxima etapa prevista serão os ensaios com os vereadores para que o painel eletrônico entre em funcionamento em setembro.

Assessoria parlamentar

Todos os vereadores foram representados pelos assessores no treinamento. Participaram dos testes: Aline Barão (Dalchiavan), Andréa Barão (Biruba), Neyl de Oliveira (Polazzo), Fernanda Chioquetta (Maccari), Francieli Tamagno (Marines), Joarês Brasil (Pozza), Kelen Rossi (Bernardi), Leandro Lamp (Fabricio), Maiara Souza (Rodrigo), Neivor Barro (Gregolin) e Pollyana Poletto (Gilson).