Câmara de Vereadores de Pato Branco instala Impostômetro

por Laiane Carniel publicado 06/10/2022 18h32, última modificação 06/10/2022 18h32
Lançamento aconteceu durante a abertura da Semana do Orçamento 2022

Na noite desta quarta-feira (5), a Câmara de Vereadores de Pato Branco realizou a inauguração do Impostômetro e a abertura da Semana do Orçamento 2022, que segue até a sexta-feira (7). O evento, promovido pela Câmara de Vereadores de Pato Branco, juntamente, com a Associação das Câmaras Municipais do Sudoeste do Paraná (ACAMSOP), com o apoio da Prefeitura de Pato Branco, de entidades e das Instituições de Ensino Superior, tem o objetivo de esclarecer melhor como o Orçamento Municipal é feito e, consequentemente, como os cidadãos podem participar dele, bem como, como são realizadas as Emendas Impositivas e a documentação necessária para que as entidades possam sugerir ações.

Impostômetro

Na ocasião foi feita a inauguração do Impostômetro, o primeiro do Brasil a ser instalado em uma Câmara de Vereadores. O painel eletrônico mostrará o valor pago em tributos, em Pato Branco, considerando a arrecadação nas esferas municipal, estadual e federal. As informações expostas no Impostômetro são geradas e divulgadas pela Prefeitura de Pato Branco, no Portal da Transparência e, conforme a Prefeitura for atualizando em seu portal, a Câmara de Vereadores irá colocar no painel do Impostômetro.

Na inauguração, o Impostômetro apresentava os dados do dia 4 de outubro, data em que foram arrecadados mais de R$ 372 mil e, no ano, desde janeiro e até o dia 4, a arrecadação já ultrapassava os R$ 372 milhões.

O presidente da Casa, vereador Claudemir Zanco - Biruba (PL), explicou que o objetivo da instalação do equipamento é permitir que a população tenha melhor acesso às informações sobre a arrecadação de tributos. “Também queremos fomentar a reflexão sobre o assunto, possibilitando a ampliação do debate para escolas, entidades, bairros e outros espaços”, disse ele.

Semana do Orçamento 2022

Após o lançamento, foi realizada a solenidade de abertura da Semana do Orçamento 2022. Na abertura, estiveram presentes a prefeita em exercício, Angela Padoan; o representante da Associação das Câmaras Municipais do Sudoeste do Paraná (ACAMSOP), vereador de Itapejara D´Oeste, Marcus Vinicius Braz; a vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRC), Eunice Maria Cavali Duarte; a presidente da OAB Pato Branco, Tania Mara Martini; e, representando todas as entidades que estão participando do evento, o presidente do Núcleo do Empreender Jovem (NEJ), da Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB), Alexandre Rech.

As autoridades, em sua falas, ressaltaram a importância da realização do evento para fomentar o debate sobre o Orçamento Público, tendo em vista que ele impacta no dia a dia de todos os cidadãos, em serviços e obras públicas para todos os munícipes.

A palestra de abertura, sobre “Orçamento Municipal”, foi realizada por Fabrício Falconi, que é contador, consultor e instrutor de Cursos no Instituto Gamma de Assessoria a Órgãos Públicos (IGAM). Na ocasião, estiveram presentes os vereadores de Pato Branco e região; servidores públicos, representantes de entidades, acadêmicos, empresários, imprensa e a comunidade pato-branquense.

Realização e Apoio

A Semana do Orçamento 2022 é realizada pela Câmara de Vereadores de Pato Branco, em parceria com a Associação das Câmaras Municipais do Sudoeste do Paraná (ACAMSOP), e apoio da Prefeitura de Pato Branco; BRNV Governança Corporativa; Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP), Centro Universitário Mater Dei (UNIMATER); Governança Brasil (GOVBR); Grupo Especializado na Proteção do Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa (GEPATRIA), do Ministério Público; Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP); Núcleo do Empreendedor Jovem (NEJ), da Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB); Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS); e Vox2You.