Câmara de Vereadores de Pato Branco terá tradução simultânea em Libras das sessões a partir de agosto

por fabricio.soveral — publicado 30/07/2019 15h45, última modificação 02/08/2019 17h02
As sessões da Câmara Municipal são transmitidas ao vivo pelas redes sociais

Maccari e Fabricio assinam contrato de tradução em Libras com  Zenaide Miranda da CAEE

A Câmara Municipal de Vereadores de Pato Branco terá a partir de agosto uma ação inclusiva para os deficientes auditivos em todas as sessões: a tradução simultânea em Libras (Língua Brasileira de Sinais). A ação atende um projeto de resolução aprovado na Casa em setembro de 2018. O contrato da prestação do serviço foi assinado na quinta-feira (25) com a empresa CAEE - Novo Olhar Ltda que foi a vencedora do pregão eletrônico. Representaram a Câmara de Vereadores na ocasião o presidente do Legislativo, vereador Vilmar Maccari (PDT), e o primeiro secretário da Mesa Diretora, vereador Fabricio Preis de Mello (PSD).

O contrato prevê a tradução simultânea em Libras das sessões ordinárias, extraordinárias, solenes e audiências públicas. Ele tem duração de um ano e pode ser prorrogado por igual período. Segundo Maccari, o objetivo é que o trabalho de tradução simultânea comece já na primeira sessão ordinária após o recesso. Ela está marcada para o próximo dia 5 de agosto.

A sócia-administradora da CAEE, Zenaide da Rocha Fragata Miranda, disse que a empresa foi criada há dois anos, mas que esse tipo trabalho é realizado pelas profissionais há mais de 15 anos. Ela destacou que são interpretes com proficiência em Libras e que realizam a mesma atividade para outras instituições em Pato Branco. “Esse trabalho na Câmara de Vereadores será um novo desafio porque cada ambiente tem uma linguagem própria, então vamos estudar muito essa linguagem do Legislativo para desempenhar a tarefa da melhor maneira possível”, ressaltou Zenaide.

O presidente da Câmara, Vilmar Maccari, comemorou a execução do projeto aprovado no ano passado. “A Câmara é a Casa do Povo, por isso sempre buscamos a inclusão e a participação de todos os indivíduos tentando eliminar as dificuldades que impossibilitem o exercício de uma cidadania plena, estamos realmente felizes com essa ação”, enalteceu Maccari.

A tradução simultânea em Libras também estará disponível nas transmissões ao vivo das sessões da Câmara de Vereadores que são realizadas pelo Youtube e disponibilizadas nas outras redes sociais do parlamento pato-branquense.