Câmara de Vereadores realizou Audiência Pública para debater sobre a implantação do piso nacional em todas as classes do Magistério Municipal

por Laiane Carniel publicado 20/04/2023 16h57, última modificação 20/04/2023 16h57
Encontro aconteceu na quarta-feira (19) e contou com a presença do Poder Legislativo, Executivo, APP Sindicato e professores da rede pública municipal de ensino de Pato Branco

A Câmara de Vereadores de Pato Branco realizou, na quarta-feira (19), Audiência Pública para debater sobre a implantação do piso nacional, em todas as classes do Magistério Municipal de Pato Branco, bem como, as condições de trabalho. A Audiência Pública foi proposta pelos vereadores Claudemir Zanco (PL), Eduardo Dala Costa (MDB), Januário Koslinski (PSDB), Maria Cristina Hamera (PV), Rafael Celestrin (PSD), Rodrigo José Correia (Podemos), Romulo Faggion (União Brasil) e Thania Caminski (PP).

Após a abertura da Audiência, feita pela presidente da Casa, Thania Caminski, o vereador Claudemir Zanco conduziu os trabalhos que contou com falas da presidente da APP Sindicato, Diuliana Claudia Baratto; da secretária estadual de Assuntos Municipais da APP Sindicato, Márcia Aparecida de Oliveira Neves; do economista e assessor econômico do Sindicato dos Professores, Cid Cordeiro Silva, que participou da Audiência remotamente; e da secretária municipal de Educação e Cultura, Jusara Santos Ritzmann.

Na sequência das explanações, abriu-se espaço para que os mais de 100 professores da rede pública municipal de ensino de Pato Branco, presentes no ato, pudessem fazer os questionamentos, que foram respondidos pelos presentes. Os professores, além de perguntarem sobre o processo de implantação do piso nacional - que está estabelecido em R$ 4.420, também expuseram situações que estão sendo vivenciadas, como a defasagem salarial e as condições de trabalho, com salas de aula superlotadas, falta de professores de apoio para alunos que precisam de atendimento educacional especializado e o número de alunos por professor acima do estabelecido nas legislações pertinentes.

A Audiência foi encerrada após os representantes de cada entidade firmarem o compromisso de formarem uma Comissão de trabalho - composta por representantes do Executivo, Legislativo, APP Sindicato e professores - para darem continuidade na negociação com o Município, visando regularizar a defasagem salarial dos professores e a implantação do piso nacional do Magistério. O vereador Claudemir Zanco solicitou, ainda, que o Município dialogue com os professores para que não ocorra a paralisação do dia 26 de abril e explicou os próximos passos.

“O Executivo será informado de todas as demandas solicitadas nesta audiência e iremos estudar a sugestão de implantação de uma Lei Municipal do piso do Magistério, com isso, solucionaremos parte das reivindicações desta Audiência. Além disso, veremos a possibilidade de revisar o reenquadramento das babás, que é uma questão de mérito, e analisaremos o estudo financeiro, apresentado pela APP Sindicato. Na sequência, solicitaremos ao Município o planejamento da contratação de professores e estagiários. Por fim, também analisaremos a questão de progressão e reenquadramento dos professores na tabela de progressões”, concluiu Biruba.