Câmara de Vereadores realizou posse da Mesa Diretora para 2024

por Laiane Carniel publicado 03/01/2024 18h29, última modificação 03/01/2024 18h29
Solenidade foi realizada do Plenário da Casa e contou com a presença de vereadores, autoridades, imprensa e a comunidade

Realizada nesta terça-feira (2), a Posse da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Pato Branco, para 2024. Os trabalhos deste ano serão conduzidos pelo presidente, Eduardo Dala Costa (MDB); pelo vice-presidente, Rodrigo Correia (Podemos); pela primeira-secretária, Maria Cristina Hamera (PV); e pelo segundo-secretário, Romulo Faggion (União Brasil). A cerimônia, realizada no Plenário da Casa, contou com a presença de diversas autoridades, familiares, amigos, imprensa e a comunidade pato-branquense.

A Solenidade, como de costume, é iniciada pela presidência do ano anterior. Em sua fala, Thania Caminski (PP), após cumprimentar a todos, disse que entregava a presidência da Casa com o sentimento de dever cumprido. “Ao longo de 2023, tive a responsabilidade de presidir essa Casa e posso dizer que enfrentamos juntos grandes desafios e conquistamos importantes avanços para o nosso município. Hoje, eu passo a responsabilidade para a nova Mesa Diretora e tenho a confiança que vocês darão continuidade ao trabalho realizado. Mantendo o compromisso com a ética, a responsabilidade e o desenvolvimento da cidade de Pato Branco. Que tenham a sabedoria para conduzir os trabalhos, coragem para enfrentar os desafios e a humildade para ouvir a voz daqueles que representamos. Que esse seja um ano de grandes realizações e que a Câmara Municipal possa contribuir efetivamente para a construção de um futuro promissor”, afirmou a vereadora. Após sua fala, Thania empossou a Mesa Diretora, realizando a troca de cadeiras.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Marcos Colla, representando o Executivo, ressaltou a participação popular na Solenidade de Posse. “A Casa de Leis se encontra lotada, significando o respeito e a admiração que esta comunidade tem, não apenas com o Legislativo, mas com a tradição desta família. É uma comunidade que espera muito, tanto do Legislativo quanto do Executivo, que deve atuar em conjunto, trabalhando e construindo, em harmonia, para que Pato Branco chegue muito mais longe do que já chegou”, concluiu o secretário.

Antes de iniciar seu pronunciamento como presidente, Eduardo Dala Costa (MDB), passou a palavra aos demais integrantes da Mesa. Romulo Faggion (União Brasil), segundo-secretário, ressaltou que a Casa cheia demonstra que os munícipes estarão acompanhando os trabalhos Legislativos.  “Não tenho dúvidas que nossa Mesa Diretora de 2024 será extremamente atuante e trabalhará em prol do nosso município. Deixo sempre bem claro, que a Câmara de Vereadores não é um “puxadinho” da Prefeitura, sendo importante sabermos as diferenças que existem entre os Poderes”, afirmou Romulo.

A primeira-secretária, Maria Cristina Hamera (PV) disse sentir-se pelo momento e por estar na Mesa Diretora. “Eu rogo a Deus para que possamos fazer um excelente trabalho, que a nossa condução de tudo aquilo que fizermos possa ser uma reflexão para a nossa cidade, que todos os nossos munícipes possam sentir-se representados e que o nosso trabalho seja efetivo”.

Rodrigo Correia (Podemos) disse estar feliz em seu terceiro mandato com vereador e assumindo, pela segunda vez, o cargo de vice-presidente da Casa. “Agradeço a cada um, de coração, pela oportunidade e pelo voto de confiança, tenho absoluta certeza de que vamos fazer um bom mandato, porque estamos capacitados para exercer a função que vocês confiaram a nós, fiscalizando o Executivo e tomando as decisões necessárias”.

O presidente, Eduardo Dala Costa, em sua fala elencou alguns tópicos, que deverão ser debatidos no ano, como o Projeto das Parcerias Público Privadas e a revisão do Plano Diretor. “Em 2024, nós teremos grandes desafios, como a revisão do Plano Diretor, que deverá ser feita com a presença da comunidade nos debates, afinal, aqui é casa do povo, a população tem que estar aqui dentro, ela tem que estar discutindo, tem que estar presente nos grandes debates, dando a sua opinião e cobrando das suas lideranças, posicionamentos e coerências”.

Ele também agradeceu a presença das lideranças do Sudoeste, dos empresários, das autoridades municipais, da família, dos amigos, de seus eleitores e de todos os pato-branquenses. “O apoio de todos é um testemunho de confiança e eu prometo dedicar-me incansavelmente aos interesses da nossa comunidade, honrando a credibilidade em mim depositada”, comprometeu-se Eduardo.

Após as bênçãos para os vereadores, servidores, público presente e para o bom andamento dos trabalhos da Casa, realizadas pelo presidente da Associação de Pastores Evangélicos de Pato Branco (ASPEP), Junior Gonçalves, pelo Frei Marcelo Tadeu da Silva Cardoso e pelo padre Roberto Carlos Felipe, o presidente Eduardo Dala Costa (MDB), encerrou a Sessão Solene.