Câmara Municipal de Pato Branco participou do 13º EnGITEC

por Laiane Carniel publicado 02/07/2023 17h19, última modificação 02/07/2023 17h19
O encontro ofereceu uma programação variada, com intercâmbio e atualização tecnológica para o Poder Legislativo

Durante a semana de 19 a 23 de junho, em Brasília (DF), representantes da Câmara Municipal de Vereadores de Pato Branco participaram do 13º EnGITEC. O encontro é promovido anualmente, pelo Senado Federal, por meio do Programa Interlegis, com o intuito de oferecer intercâmbio e atualização tecnológica para servidores, assessores e vereadores. A programação é extensa e variada, com oficinas, palestras, minicursos, mesas redondas, espaços abertos para debates e momentos de integração. Representantes de Câmaras Municipais de todo o Brasil estiveram presentes.

A Câmara de Pato Branco fez parte da programação, com os servidores Eliana Scariot Amorim e Gean Dranka apresentando o “SAPL - um Sistema completo na Câmara Municipal de Pato Branco”, onde a intenção foi mostrar como a Casa tornou-se referência ao utilizar, desde 2017, o Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL), oferecido pelo Senado Federal, por meio do Interlegis.

Os servidores Danieli Bolzan, Giovani Tognon e Laiane Carniel também participaram do evento, que contou com a presença da presidente da Casa, vereadora Thania Caminski (PP), que acompanhou a apresentação, tendo em vista a importância da mesma. “É um trabalho que vem sendo realizado ano a ano pelos servidores, com o apoio de todos os presidentes que atuaram na Câmara durante este tempo. A apresentação mostrou, para o Brasil todo, como Pato Branco foi uma das pioneiras na utilização do SAPL e como ele fez e faz a diferença no bom andamento dos trabalhos, promovendo organização para  o Poder Legislativo e transparência aos munícipes”, explicou a presidente.

Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL)

O Sistema de Apoio ao Processo Legislativo (SAPL) é um sistema de consulta que oportuniza, a qualquer cidadão, acompanhar o processo legislativo, que compreende o andamento de requerimentos, indicações e projetos, além de consultar a legislação municipal, resoluções e decretos legislativos, de maneira mais fácil e ágil.

Internamente, ele oferece a organização de todos os trâmites, inclusive o painel de votação, fazendo com que tudo esteja arquivado e disponível para consulta, de forma digitalizada. O SAPL, bem como, o Portal Modelo, que oferece a estrutura base para o site da Câmara de Vereadores, são oferecidos pelo Senado Federal, por meio do Programa Interlegis, criado com o objetivo de modernizar as Casas Legislativas e oferecer benefícios, como equipamentos, aplicativos, treinamento e suporte. A Câmara de Vereadores de Pato Branco utiliza os produtos do Interlegis desde 2017 e tornou-se modelo, servindo de referência para as demais.