Câmara Municipal debate demandas da população e recebe representantes da Saúde

por Laiane Carniel publicado 03/09/2025 16h51, última modificação 03/09/2025 16h51

Foram apresentados e aprovados, durante a Sessão Ordinária desta quarta-feira (3), 13 requerimentos e nove indicações com diversas solicitações, entre elas, requerimentos para melhorias na infraestrutura urbana e rural, como asfaltamento, drenagem, sinalização, iluminação pública, compactação de ruas, implantação de faixa elevada e a instalação de ponto de ônibus. Houve, ainda, pedido de cessão de professor da UTFPR para colaborar com a análise do Plano de Mobilidade Urbana. Na Participação de Convidados, estiveram presentes representantes da Secretaria Municipal de Saúde.

Hino Nacional

Durante a Sessão Ordinária também foi realizada a execução do Hino Nacional, em celebração ao Dia da Independência. A Casa possui a Resolução nº 9, de 19 de dezembro de 2013, que “dispõe sobre a execução dos Hinos nas Sessões Ordinárias da Câmara Municipal de Pato Branco”.

Participação de Convidados

Convidadas pelos vereadores Anne Gomes (PSD), Diogo Grando (PRD), Lindomar Brandão (PP) e Rodrigo Correia (União), por meio do Requerimento nº 690, de 2025, estiveram presentes a secretária municipal de Saúde, Marcia Fernandes de Carvalho, e a diretora do Departamento de Controle Administrativo, Financeiro e de Infraestrutura, Pricila Calegari, para falar sobre a “Convocação dos Aprovados no Concurso de 2024, profissionais técnicos e auxiliares de enfermagem, valorização salarial e regularização de direitos trabalhistas”.

A secretária apresentou dados de contratação e de impacto salarial, além de apresentar um panorama de como estão os trabalhos na secretaria. “Entre janeiro e agosto de 2025, foram contratados quase 100 profissionais, com impacto significativo na folha salarial da Secretaria de Saúde. A carreira de auxiliar de enfermagem foi descontinuada, sendo priorizada a contratação de técnicos e enfermeiros. O município segue o piso nacional da categoria, com complementação financeira repassada pelo Ministério da Saúde. A valorização dos servidores ocorre dentro do plano de cargos e salários, com progressões baseadas em desempenho, capacitação e tempo de serviço. Por fim, reforçamos a importância da participação da Câmara Municipal nos debates futuros sobre melhorias na saúde pública local”, concluiu Márcia.

A pauta da sessão - com os projetos completos, bem como, as correspondências e ofícios, lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados - está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2527/