Cancha de Bocha receberá o nome de “Centro Municipal de Bochas Ulisses Matioda”

por Laiane Carniel publicado 22/11/2023 18h45, última modificação 28/11/2023 15h02
Em votações únicas, foram aprovadas quatro Moções de Aplausos e, durante a Sessão, foi realizada a entrega de Moção de Aplauso para Sebastião Luiz Pedroso

Aprovado em segunda votação, na Sessão Ordinária realizada nesta quarta-feira (22), projeto nomeando a cancha de bocha, construída no bairro Anchieta, como “Centro Municipal de Bochas Ulisses Matioda”. Em votações únicas, foram aprovadas quatro Moções de Aplauso. Durante a Sessão, também foi realizada a entrega de Moção de Aplauso para Sebastião Luiz Pedroso. Na Participação de Convidados, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher falou sobre o “25 de novembro - Dia Internacional da Não Violência contra Mulheres e Meninas”. Ainda, foi apresentada uma indicação e 21 requerimentos.  

Moção de Aplauso

- ao biólogo, professor e pesquisador Mário Sérgio Muniz Tagliari

De autoria do vereador Romulo Faggion (União Brasil), foi aprovada a Moção de Aplauso nº 45, de 2023, a ser concedida ao biólogo, professor e pesquisador Mário Sérgio Muniz Tagliari, pelos importantes projetos de conscientização e preservação do meio ambiente no Estado.

Mário Sérgio Muniz Tagliari é natural de Pato Branco, nasceu em 1° de dezembro de 1989, filho de Mário José Tagliari (Palito) e Maristela Burmester Muniz Tagliari, irmão de Marcus Vinícius Muniz Tagliari e casado com Angela Hoppen. É biólogo, bacharel e licenciado, formado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em 2008.

Desde a graduação vem participando de projetos, programas e intercâmbios, que resultaram em sua aprovação para o Mestrado, em Biodiversidade Vegetal Tropical – Ecologia, na Université de Montpellier, na França. Sua pesquisa ocorreu em Madagascar, na África, onde trabalhou com a vulnerabilidade das espécies de baobás às mudanças climáticas. Um de seus principais eixos de pesquisa são as influências das mudanças climáticas na perda da biodiversidade. O aprendizado no mestrado na França, oportunizou seu ingresso no Doutorado da Universidade Federal de Santa Catarina, onde combinou a influência das mudanças climáticas com a teoria de resiliência em ambientes socioecológicos. Usou como pano de fundo tanto Madagascar quanto a Floresta de Araucárias. Em 2019, realizou o Doutorado Sanduíche em Montpellier – AMAP – CIRAD, na França. Ainda, em paralelo, publicou diversos artigos, para revistas nacionais e internacionais.

Desde 2021, Mário é professor na Faculdade Municipal de Educação e Meio Ambiente (FAMA) e vem realizando pesquisas sobre a influência de mecanismos de Pagamentos por Serviços Ambientais na manutenção e preservação da biodiversidade. Além disso, atua como orientador de alunos de mestrado. “Com isso, a Câmara Municipal de Pato Branco concede Moção de Aplauso para Mário Muniz Tagliari, biólogo, professor e pesquisador, pelo brilhante trabalho que vem realizando na região, seja como educador ou idealizador de importantes projetos de conscientização e preservação do meio ambiente, principalmente, com as Araucárias, árvore símbolo do nosso Estado.”

- ao médico ortopedista Ednilson Gonçalves da Rocha Betiol

De autoria do vereador Claudemir Zanco (PL), foi aprovada em votação única, a Moção de Aplauso nº 46, de 2023, a ser concedida ao médico ortopedista Ednilson Gonçalves da Rocha Betiol, pelo trabalho voluntário que realiza com os atletas de Pato Branco e região.

Pelo Projeto, “o médico ortopedista Dr. Betiol, nasceu em 20 de junho de 1961, em Sertanópolis (PR), filho de Gentil Betiol e Aurea Gonçalves da Rocha Betiol, é irmão de Wolney Edirlei Gonçalves Betiol e de Ederson Aureo Gonçalves Betiol, casado com Simone Pedon e pai de Fernanda, Priscila e Luis Eduardo. Graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC), em 1986.”

“Ao longo de mais de três décadas, o Dr. Betiol tem desempenhado um papel crucial no cenário esportivo pato-branquense, oferecendo consultas médicas, avaliações, diagnósticos e procedimentos ambulatoriais e cirúrgicos, de maneira voluntária e gratuita. Seu comprometimento abrange diversas entidades esportivas, incluindo Secretaria Municipal de Esportes, Pato Branco Esporte Clube, Pato Futsal (masculino e feminino), Clube Atlético Patobranquense, Associação Colosso da Baixada (ACB), AAEMA Mariópolis, Futsal São Lourenço, Futebol Amador, Pato Basquete, entre outras modalidades.”

“O trabalho voluntário, em sua essência, já representa uma contribuição especial, em que as pessoas dedicam seu tempo para auxiliar aqueles que necessitam, sem esperar contrapartida financeira. No entanto, o trabalho realizado pelo Dr. Ednilson Betiol vai além, destacando-se por sua notável solidariedade, comprometimento com a saúde e amor pelo esporte. Com mais de 30 anos de atuação na Clínica Betiol Ortopedia e Traumatologia, ele tem proporcionado mais de 300 atendimentos anuais, beneficiando as equipes de base e alto rendimento das mais diversas modalidades esportivas. Este gesto altruísta e dedicado merece nosso reconhecimento e aplauso, refletindo o verdadeiro espírito de cidadania e solidariedade. Por isso, a Câmara Municipal de Pato Branco expressa seu reconhecimento e concede a Moção de Aplauso, como expressão sincera de gratidão, carinho e admiração.”

- à Rádio Celinauta e aos jornalistas Thiago Tessaro, Edson Honaiser e Fabiano Marangon

De autoria da vereadora Thania Caminski (PP), foi aprovada em votação única, a Moção de Aplauso nº 47, de 2023, a ser concedida à Rádio Celinauta e aos jornalistas Thiago Tessaro, Edson Honaiser e Fabiano Marangon, pela conquista do segundo lugar, na 7ª edição do Prêmio Fecomércio Sesc Senac PR de Jornalismo.

De acordo com o Projeto, “a 7ª edição deste importante prêmio teve como tema "Sistema Fecomércio Sesc Senac – 75 anos transformando gerações", em comemoração aos 75 anos de atuação das instituições no Paraná. As categorias contempladas incluíam fotojornalismo, jornalismo impresso, webjornalismo, radiojornalismo e telejornalismo, destacando o comprometimento e a excelência no jornalismo.”

Ainda pelo Projeto, “na categoria de radiojornalismo, a reportagem intitulada "SESC e SENAC atuam para transformar vidas", produzida pelos competentes jornalistas Thiago Tessaro, Edson Honaiser e Fabiano Marangon, ambos da Rádio Celinauta, conquistou o segundo lugar. Essa reportagem foi veiculada no programa "Agenda 1010", o qual é apresentado por Karini Martins, demonstrando não apenas a qualidade do conteúdo, mas também a capacidade da equipe em trazer à tona histórias e iniciativas que destacam o impacto positivo do SESC e SENAC na comunidade paranaense.”

“A conquista do segundo lugar nesta prestigiosa competição reflete não apenas o talento e o comprometimento desses profissionais, mas também a capacidade da Rádio Celinauta em promover o jornalismo de alta qualidade em nossa região. Portanto, é com grande satisfação que proponho esta Moção de Aplauso em reconhecimento ao trabalho exemplar da Rádio Celinauta e dos jornalistas Thiago Tessaro, Edson Honaiser e Fabiano Marangon, que, por meio de seu trabalho jornalístico de excelência, enriquecem nossa comunidade com informações relevantes e de qualidade, sendo esta uma manifestação oficial do reconhecimento e gratidão de nossa comunidade”, concluiu o texto do Projeto.

- à equipe da RONE - Rondas Ostensivas de Natureza Especial, do Estado do Paraná

De autoria do vereador Lindomar Brandão (PP), foi aprovada em votação única, a entrega da Moção de Aplauso nº 48, de 2023, à equipe da RONE do Estado do Paraná, representada pelo Comandante Major João Roberto Galeto Alves, pelos relevantes serviços prestados ao sudoeste, através do 3° Batalhão de Polícia Militar - Pato Branco.

De acordo com o Projeto, a Rondas Ostensivas de Natureza Especial (RONE) foi criada em 13 de julho de 1992, pelo Comando do Policiamento da Capital (CPC), devido ao crescimento da criminalidade violenta, bem como, para apoiar os demais Batalhões da Polícia Militar, no enfrentamento ao crime. “É uma tropa especialmente treinada para fazer frente ao crime organizado, atuando em áreas operacionais da Polícia Militar, em apoio ou diretamente no atendimento de ocorrências de vulto.”

“Através do Decreto Estadual nº 11.863, do Governo do Estado do Paraná, foi alçada ao status de Batalhão de Polícia de Rondas Ostensivas de Natureza Especial, em 1° de agosto de 2022, encarregado pela polícia ostensiva e preservação da ordem pública, sendo guardiã da doutrina de patrulhamento tático em nosso Estado.”

“Por fim, através do Decreto Estadual nº 2.758 de 11 de julho de 2023, o Batalhão de Rondas Ostensivas de Natureza Especial passou a denominar-se: “Batalhão de Polícia de RONE – Batalhão Coronel PM Ademar Benevenuto Moletta”. Portanto, é com grande satisfação que propomos esta Moção de Aplauso, em reconhecimento aos serviços prestados, pelo êxito e determinação na realização do serviço para a comunidade”, concluiu o texto do Projeto aprovado.

Moção de Aplauso para Sebastião Luiz Pedroso

De autoria do vereador Claudemir Zanco (PL), foi entregue a Moção de Aplauso nº 25, de 2023, para Sebastião Luiz Pedroso, pelo seu excelente trabalho e membro ativo e exemplar frente à Capela Divino Espírito Santo, do Bairro Jardim Floresta, onde atuou quatro anos como vice-presidente e quatro anos como presidente da Capela.

De acordo com o Projeto, “há 18 anos, Sebastião Luiz Pedroso reside no Bairro Jardim Floresta, espalhando bondade e inspirando a todos ao seu redor. Sua participação como ministro da Eucaristia na Capela Divino Espírito Santo, ao longo de 13 anos, é um testemunho de sua fé inabalável e sua disposição em servir aos outros. Sua devoção e zelo para com a comunidade têm sido uma bênção para todos.”

Além disso, “Sebastião tem desempenhado um papel fundamental no Conselho da Capela Divino Espírito Santo, atuando quatro anos como vice-presidente e quatro como presidente, oferecendo sua sabedoria e experiência para aprimorar a vida religiosa em nossa comunidade. Sua dedicação e contribuição foram fundamentais para a realização do tão sonhado projeto da igreja, que agora é uma realidade, concretizando esse sonho compartilhado.”

“Sebastião também é um exemplo admirável de amor e compromisso familiar. Há 32 anos, ele está casado com Solange Inocêncio, com quem criou uma linda família. Seus quatro filhos, Janaína, Jaqueline, Robson Luiz e Stefany, são uma prova viva de seus valores familiares sólidos e do amor que os une. No âmbito profissional, Sebastião se destaca como representante comercial na empresa Paderô Alimentos, onde tem trabalhado, incansavelmente, há 12 anos. Com isso, a Câmara Municipal de Pato Branco concede Moção de Aplauso a Sebastião Luiz Pedroso, pois queremos expressar nossa gratidão e reconhecimento. Sua dedicação, fé e o trabalho realizado junto à nossa comunidade são um exemplo inspirador para todos nós. Que essa Moção de Aplauso seja um pequeno gesto de gratidão em meio a uma imensidão de merecimentos”.

Segunda votação

De autoria do vereador Dirceu Boaretto (Podemos), foi aprovado em segunda votação, o Projeto de Lei nº 108, de 2023, denominando de “Centro Municipal de Bochas Ulisses Matioda” a cancha de bocha, localizada na rua Afonso Pena, no bairro Anchieta.

De acordo com o Projeto, “a bocha é um esporte de origem italiana, que chegou ao Brasil com a imigração italiana, no final do século XIX e início do século XX. Em Pato Branco, ao longo do tempo, a bocha foi se consolidando como uma atividade esportiva e recreativa no município. Clubes, associações e espaços públicos começaram a disponibilizar pistas e quadras para a prática do esporte. Com o passar dos anos, surgiram competições locais e regionais, atraindo cada vez mais adeptos e entusiastas”.

Considerando a pesquisa feita pela Associação Patobranquense de Bocha Vila Nova, houve a indicação do nome de Ulisses Matioda, para denominação da Cancha de Bocha e, pelo Projeto, “Ulisses foi um pioneiro, que nutriu durante toda a sua vida a paixão pelo esporte da bocha, participou de diversos campeonatos e auxiliou na promoção da modalidade esportiva em nosso município”.

Pela sua biografia, “o contador e desportista de Pato Branco, Ulisses Matioda, conhecido por "Fernandel", nasceu no dia 7 de setembro de 1944, filho de Jacob Matioda e Gracia Bellandi Matioda, casou-se com Lenir Lurdes Bertol, com quem teve dois filhos, Leandra e Leonardo (in memoriam) e quatro netos netos, Maria Fernanda e João Pedro, filhos da Leandra, e Yasmin e Luiz Henrique, filhos de Leonardo”.

Desde pequeno, Ulisses adorava jogar futebol e fez parte da época de ouro do futebol da cidade, nas décadas de 1960 e 1970, atuando pelo Internacional, que tinha o Palmeiras como maior rival. Além do futebol, Ulisses jogava sinuca e bocha, no Grêmio Industrial Patobranquense, sendo ele um dos fundadores do clube e fazendo parte da diretoria, no final da década de 1990. Participou da maioria das edições do JOCOPAR - Campeonato exclusivo para profissionais da contabilidade do estado do Paraná, realizado pela Federação dos Contabilistas do Paraná (FECOPAR), representando Pato Branco como jogador de Bocha e técnico da equipe. Além disso, ao longo de toda sua vida participou de conquistou diversos campeonatos no esporte.

“Ulisses foi incentivador das equipes jovens, organizava campeonatos, buscava patrocínios e difundia a modalidade da bocha, na sede social do Grêmio, onde era a sua segunda casa. Ulisses sempre gostou de esportes, seja bocha, sinuca, futsal ou futebol. Ulisses Matioda faleceu no dia 15 de maio de 2019, aos 74 anos, vítima de infarto fulminante. Durante toda a sua vida, Ulisses contribuiu para o crescimento e o desenvolvimento do município, sendo um dos importantes pioneiros de nossa cidade.”

Participação de Convidados

Convidada pelas vereadoras Maria Cristina Hamera (PV) e Thania Caminski (PP), estiveram presentes, na Participação de Convidados, a presidente do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher, Mary Hellen de Itoz Debastiani, e a professora do Centro Universitário de Pato Branco (UNIDEP) e doutoranda da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Julia Dambrós Marçal, falando sobre o “Dia 25 de novembro - Dia Internacional da Não Violência contra Mulheres e Meninas”.


Mary Hellen e Julia falaram sobre violência de gênero; violência doméstica; as formas de violência; apresentaram dados registrados dos crimes de feminicídio, lesão corporal e ameaças em 2022; e, ainda, dados da violência doméstica, com ameaça e lesão corporal, em Pato Branco, fazendo a separação por bairros.

Ainda, foi realizado o convite para que todos participem do Ato Público em alusão ao Dia da Consciência Negra e Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, na sexta-feira (25), na Praça Presidente Vargas, das 9h às 14h.

A pauta da sessão - com os projetos completos, bem como, as correspondências, ofícios e projetos, lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados - está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2334/