Centenários de Pato Branco recebem homenagem na Câmara de Vereadores

por Laiane Carniel publicado 30/09/2021 15h13, última modificação 30/09/2021 15h13
Também foi realizada entrega de Moção de Aplauso para Rosa Maria Pelegrini e, na Participação dos Convidados, esteve presente o reitor da UTFPR, Dr. Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho

Os centenários de Pato Branco foram homenageados, nesta quarta-feira (29), durante a Sessão Ordinária. Na ocasião, também foi realizada a entrega de Moção de Aplauso para Rosa Maria Pelegrini, além da aprovação de um projeto em primeira votação e de três projetos em segunda votação. Na Participação dos Convidados, esteve presente o professor e atual reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Dr. Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho.

Homenagem aos centenários de Pato Branco

Instituído pela Lei Municipal nº 5.290, de 2019, de autoria do então vereador Rodrigo Correia, em 1º de outubro, comemora-se o “Dia Municipal das Pessoas Centenárias” e, para celebrar a data, esteve presente, convidada pelos vereadores Januário Koslinski (PSDB), Lindomar Brandão (DEM), Marcos Marini (Podemos) e Thania Caminski (DEM), a coordenadora municipal da Pessoa Idosa e representante do Comitê Gestor Cidade Amiga do Idoso, Patrícia Bellé, falando sobre a Lei e realizando uma homenagem aos idosos que, na ocasião, foram representados por Maria Antonia Vaz, a vó Antonia, que tem 109 anos.

Em sua fala, Patrícia ressaltou que “estes olhos que iremos homenagear hoje, já viram duas Guerras Mundiais, a primeira Copa do Mundo de Futebol, inúmeras invenções tecnológicas, revoluções, a evolução dos direitos das mulheres e, também, muitas alegrias. Precisamos agradecer pela sabedoria compartilhada, pelos ensinamentos, pela vida e dedicação em família, por serem exemplos de envelhecer bem, sempre nos inspirando”, disse ela.

Por meio de fotos, Patrícia apresentou os oito centenários de Pato Branco, Aurora Biazin Pelepenko - 103 anos, Natalício Peres da Silva - 101 anos, Palmira Soares - 110 anos, Maria da Luz Oliveira - 104 anos, Trindade Gonçalves dos Santos - 101 anos, Laurinda Moraes dos Santos Waledolff - 109 anos, Jovino França - 104 anos e a vó Antônia - 109 anos, que fez uso da palavra, respondendo os questionamentos dos vereadores e deixando uma mensagem.

“Eu como bem, durmo bem e tomo uma cervejinha, a minha vida é uma alegria, todos me estimam, sou muito bem cuidada pela família e eu sempre tive muita saúde, então agradeço a Deus por tudo e peço que todos tenham saúde, pois essa é a nossa maior riqueza, se a gente está bem, então está tudo bem”, disse vó Antonia, que agradeceu, em nome de todos os demais idosos, as homenagens e o carinho recebido.

Participação de Convidados

Convidado pelos vereadores Eduardo Dala Costa (MDB) e Marcos Marini (Podemos), o professor e atual reitor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Dr. Marcos Flávio de Oliveira Schiefler Filho, falando sobre “O papel da UTFPR no desenvolvimento de Pato Branco e Região: Formação de pessoas e atividades de atendimento direto à sociedade”.

O reitor realizou um apanhado geral da história da UTFPR, falando sobre os campus existentes, número de alunos atendidos e conquistas da Universidade ao longo dos anos, enaltecendo a instituição como um importante meio de gerar conhecimento que transforma as realidades onde ela está inserida, promovendo o crescimento e desenvolvimento local e regional. “Queremos alavancar cada vez mais o desenvolvimento socioeconômico e cultural da região, associado sempre àquilo que a Universidade mais tem que buscar junto com seus parceiros, que é a melhoria do bem-estar e da qualidade de vida dos munícipes”, ressaltou Dr. Marcos.

Moções de Aplauso para Rosa Maria Pelegrini

De autoria do vereador Claudemir Zanco - Biruba (PL), foi entregue a Moção de Aplauso nº 16, de 2020, para Rosa Maria Pelegrini, como forma de reconhecimento pelos seus trabalhos desenvolvidos, em Pato Branco, como voluntária, destacando-se na área social, buscando o desenvolvimento, crescimento e qualidade de vida do ser humano.

Rosa reside em Pato Branco desde 1994 e, ao longo dos anos, atuou na área da saúde, trabalhando no Centro Regional de Especialidades, na Secretaria Municipal de Saúde de Pato Branco e para o Estado do Paraná, na 7ª Regional de Saúde, sendo chefe de auditoria, controle e avaliação e coordenadora do Comitê Regional da Prevenção da Mortalidade Materno Infantil.

Além de ser docente na Faculdade Unilagos, de Mangueirinha (PR), e associada do Rotary Clube Pato Branco, Rosa é membro da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) - entidade que tem como objetivo “promover a humanização das prisões, sem perder de vista a finalidade punitiva da pena. Seu propósito é evitar a reincidência no crime e oferecer alternativas para o condenado se recuperar” - tendo presidido a APAC, na gestão 2015-2019, época em que viabilizou os seguintes projetos: “Aquecer um Anjo”, onde os recuperandos confeccionaram mantas de lã e crochê, que foram doadas ao Instituto de Saúde São Lucas de Pato Branco (ISSAL), para crianças que nasceram pelo Sistema Único de Saúde (SUS); e o projeto “Fortalecendo Vínculos”, com os familiares dos recuperando.

Desde 1980, Rosa presta serviços voluntários em várias entidades sociais, além de participar como membro efetivo dos seguintes Conselhos Municipais: da Saúde; da Mulher; dos Direitos da Criança e Adolescente; e da Assistência Social. Atualmente, preside o Conselho Deliberativo da APAC de Pato Branco e o Conselho da Comunidade.

 

Primeira votação

Em primeira votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 161, de 2021, de autoria do Executivo, autorizando a abertura de crédito especial, no valor de R$ 25.896,86. O recurso é referente à devolução de saldo remanescente, após a conclusão das obras constantes no Convênio nº 845753, de 2017, celebrado entre o Município de Pato Branco e a União, por intermédio do Ministério das Cidades, para “pavimentação asfáltica e execução de passeios na Travessa Escolástica Tatto; construção de passagem sobre o Rio Ligeiro, para ligação da Travessa Escolástica Tatto à Avenida da Inovação; e execução de passeios na Avenida da Inovação, Avenida Tupi e Rua Assis Brasil”.

Segunda votação

Em segunda votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 122, de 2021, de autoria do Executivo, criando o Comitê Municipal do Transporte Escolar. O Comitê será criado com a finalidade de acompanhar as condições de oferta e aplicação de recursos, do transporte escolar público municipal, e será composto por um (01) representante da Secretaria Municipal de Educação; um (01) representante dos Diretores da Rede Estadual de Ensino; um (01) representante dos Diretores da Rede Municipal de Ensino; e um (01) representante de pais dos alunos. A nomeação terá um titular e um suplente.

Aprovado, em segunda votação, o Projeto de Lei nº 123, de 2021, de autoria do Executivo, alterando dispositivo da Lei nº 2.873, de 27 de novembro de 2007, que criou o Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social (FMHIS) e instituiu o Conselho Gestor do FMHIS. Com a alteração, ficou excluído da composição do Conselho, o Prefeito; substituído o representante do IPPUPB pelo representante da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano; excluído um (01) representante da União das Associação de Moradores de Pato Branco - que era de três e passa a ser dois; e incluído um (01) representante da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Ainda pela alteração, a presidência passa a ser exercida por um representante da Secretaria Municipal de Assistência Social. De acordo com o Projeto, “o Departamento de Políticas Habitacionais da Secretaria Municipal de Assistência Social, identificou a necessidade de alterar a composição do Conselho Gestor do Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social, de modo a torná-lo um órgão autônomo e deliberativo”.  

Aprovado também, o Projeto de Lei nº 142, de 2021, autorizando a abertura de crédito especial ao Executivo, no valor de R$ 1 milhão, junto à Secretaria Municipal de Educação e Cultura. O recurso é provenientes de superávit financeiro do exercício anterior e será destinado ao pagamento de indenização à Mitra Diocesana de Palmas, proprietária do imóvel declarado de utilidade pública, por meio do Decreto nº 8.959, de 05 de julho de 2021, que será utilizado para ampliação do Centro Municipal de Educação Infantil do Bairro Menino Deus.

Pelo Projeto, o imóvel possui área de 1.598,98m² (um mil quinhentos e noventa e oito metros e noventa e oito decímetros quadrados) e conta com uma edificação de 375m² (trezentos e setenta e cinco metros quadrados), na qual será possível, após as adequações necessárias, a abertura de seis salas de aula, criando novas vagas para atender as crianças do Bairro Menino Deus e seu entorno que, atualmente, conta com 221 crianças em fila de espera por vagas. Além disso, o espaço também será adequado para a instalação de um parquinho e para o desenvolvimento de atividades de lazer ao ar livre.

Comissão Especial de Inquérito (CEI)

Ao final da Sessão, também foi formada a Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar supostas irregularidades de caráter administrativo no Departamento Municipal de Trânsito de Pato Branco (Depatran) que, na sequência, será formalizada via portaria, com os cinco vereadores que irão participar da Comissão - Eduardo Dala Costa (MDB), Marcos Marini (Podemos), Rafael Celestrin (PSD), Romulo Faggion (PSL) e Thania Caminski (DEM) - definindo quem será o presidente e o relator da CEI.

A pauta da sessão, com os projetos completos, bem como, as correspondências, ofícios e projetos lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados, estão disponíveis em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2112/