Clemente Renosto recebeu Título de Cidadão Honorário de Pato Branco

por Laiane Carniel publicado 27/11/2023 19h10, última modificação 27/11/2023 19h10
Honraria foi entregue em Sessão Solene

O Legislativo pato-branquense entregou, na sexta-feira (24), o Título de Cidadão Honorário de Pato Branco ao presidente da Sicredi Parque das Araucárias, Clemente Renosto. A homenagem, proposta pela vereadora Maria Cristina Hamera (PV) e aprovada, por unanimidade, por todos os demais vereadores, é a mais alta honraria entregue pela Casa e reconhece o homenageado como um conterrâneo, um filho de Pato Branco, por seus relevantes serviços prestados à comunidade. A solenidade contou com a presença da família, amigos, diretores e colaboradores da Sicredi, bem como, autoridades e a imprensa.

A abertura da solenidade foi realizada pela presidente da Câmara Municipal, Thania Caminski (PP), que, após a entrega do Título, iniciou os pronunciamentos, ressaltando a importância da honraria e do reconhecimento da Casa para com o trabalho realizado pelo homenageado. “Ao longo de sua trajetória, temos acompanhado seus esforços incansáveis para promover o crescimento de Pato Branco. Além disso, não podemos deixar de ressaltar sua postura ética e responsável, que tem servido como exemplo para todos nós. Sua conduta íntegra e sua predisposição em ajudar o próximo são inspiradoras e nos motivam a seguir seus passos na construção de uma sociedade mais justa e igualitária”, disse a presidente.

Tendo em vista a ampla atuação da Sicredi, o prefeito de Mariópolis, Mario Paulek, representou os demais prefeitos na Solenidade e afirmou que a homenagem foi merecida. “A Sicredi nasceu em Mariópolis e isso nos orgulha muito, por isso quero parabenizar o Clemente, bem como, todos os demais diretores aqui presentes e todos os colaboradores. Também desejo muita saúde para que o Clemente continue seu trabalho e a Sicredi cresça ainda mais, pois é uma cooperativa que traz recursos para nosso povo”, concluiu o prefeito.

A proponente da homenagem, vereadora Maria Cristina Hamera (PV), declarou que o conceito de “cidadão” se enquadra perfeitamente ao homenageado que, “com seu espírito impregnado por grandes ideais, não se limita ao mero cumprimento de seus deveres, mas sim contribui para o desenvolvimento político, social e material das pessoas, tornando-se não apenas um membro respeitado de nossa comunidade, mas sim, um verdadeiro símbolo do compromisso e dedicação ao bem-estar de todos nós, onde, ao longo de sua trajetória, tem sido um exemplo brilhante de altruísmo e serviço desinteressado. Com incansável dedicação às causas sociais e seu comprometimento com o progresso de nossa comunidade, personifica os valores que tanto prezamos, tais como, solidariedade, empatia e a crença inabalável em um futuro melhor para todos”.

“Entre suas contribuições notáveis, salientamos o grande engajamento comunitário, o estímulo ao crescimento econômico da região, trazendo investimentos, geração de empregos e fortalecimento da economia local e, ainda, o apoio à cultura, à educação e ao esporte, que enriquecem o panorama cultural e intelectual da comunidade. Sua participação ativa em iniciativas sociais, culturais e de desenvolvimento tem beneficiado diretamente os moradores locais, gerando um impacto positivo na qualidade de vida de muitos cidadãos, produzindo um legado duradouro e marcando a história da comunidade”, enalteceu Maria Cristina.

O diretor executivo da Sicredi Parque das Araucárias, Fabio Burille, fez uma homenagem para Clemente, em nome de toda a cooperativa, apresentando fotos com vários momentos vividos pelo homenageado, tanto profissionais quanto com familiares e amigos. Fabio ressaltou aspectos da personalidade de Clemente, enquanto empreendedor, exemplo de força, de evolução e de busca constante de conhecimento, sempre com visão de mundo e com simplicidade, sendo um líder que ensina e que pensa no coletivo, atuando com coragem e protagonismo. Além disso, Fabio apresentou o Clemente enquanto família, sendo exemplo de marido, pai e avô.

O filho de Clemente, Rafael Renosto, também falou sobre ele, ressaltando os ensinamentos que recebeu do pai. “Todas as coisas boas que o mundo pode ensinar eu aprendi dentro de casa, com minha mãe e com o meu pai, ética, caráter, respeito e trabalho duro, tudo isso vem de berço. Tenho muito orgulho do meu pai e tenho certeza que a comunidade se orgulha em ter um homem assim trabalhando em prol da sociedade, um homem que tem o cooperativismo nas suas veias”.

As homenagens também foram feitas, via vídeos, pela secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte; pelo conselheiro fiscal da Sicredi Parque das Araucárias, Felipe Di Lello; pelo presidente da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar), José Roberto Ricken; pelo presidente da Central Sicredi PR/SP/RJ Manfred Dasenbrock; e pelo presidente Sicredi Participações, Fernando Dall´Agnese. As mensagens enalteceram a conduta e o trabalho de Clemente, que refletem positivamente, na cooperativa e em toda a comunidade.

O Cidadão Honorário de Pato Branco, Clemente Renosto, agradeceu o Título, todas as homenagens recebidas e a presença de todo o público. Enquanto fazia seu discurso, um vídeo com inúmeras fotos, todas separadas por Clemente, foi sendo apresentado ao público, mostrando momentos vividos e pessoas de seu convívio.

“É uma honra receber esse Título de Cidadão Honorário de Pato Branco, cidade que aprendi amar e onde resido, este reconhecimento é um dos mais altos elogios que alguém pode receber. Estou muito grato por ser considerado digno de tal distinção. Ao recebê-lo, diversas imagens me vem à memória, com todo o trabalho realizado ao longos anos”, contou Clemente, fazendo alusão ao crescimento que a Sicredi teve neste tempo e o quanto isso impactou na vida de seus colaboradores e de toda a comunidade que possui uma agência Sicredi.

“Temos, como dois pilares principais de atuação, gerar resultados financeiros e, com isso, realizar a nossa responsabilidade social com a nossa comunidade, por meio de nossos programas. Ajudando quem mais necessita e colaborando na educação, na saúde, na segurança, no esporte, enfim, naquilo que é necessário para que aconteça o bom desenvolvimento em nosso município”, explicou o presidente.

“Se tem uma coisa que eu, realmente, aprendi em minha caminhada, é compartilhar os conhecimentos. Tenho muito claro isso e busco transferir a todos que fazem parte do meu convívio, além do conhecimento, o aconselhamento, pois na vida, devemos sim  juntar as pedras do caminho e construirmos estradas onde podemos levar projetos adiante e fazer a diferença na sociedade. É isso que o Sicredi tem buscado fazer, por isso, compartilho essa honraria com cada um de nossos colaboradores e associados”, concluiu Clemente.

  

Biografia

Nascido em 11 de abril de 1958, em Mariópolis (PR), Clemente Renosto é filho de Valentim Renosto e Dele Clementina Bussanello Renosto, agricultores que vieram do Rio Grande do Sul. Casado com Ivete de Freitas Renosto, é pai de Lidiane de Freitas Renosto, Rafael de Freitas Renosto e Liliane de Freitas Renosto. É avô do Pedro Henrique, do Arthur, da Julia, do Lorenzo e do Bernardo.

Agricultor e movido pela vontade de mudar a realidade de sua região, em 1990, aceitou o desafio de participar da fundação, juntamente com mais 26 sócios-fundadores, de uma cooperativa de crédito, a CrediCamisc, na época ligada a Cooperativa Agrícola Mista São Cristóvão (Camisc), em Mariópolis (PR). Posteriormente, a cooperativa de crédito foi integrada ao Sistema Sicredi, passando a ser denominada Sicredi São Cristóvão e, atualmente, Sicredi Parque das Araucárias, atuando nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, com sua sede política em Mariópolis (PR) e administrativa em Pato Branco (PR).

Seu início dentro do cooperativismo sempre foi pautado por uma atuação ativa e focada em fazer a diferença para a coletividade. Participou atuando em diversos Conselhos Fiscais e de Administração, tendo sido, também, coordenador do Conselho Fiscal do Centro Administrativo Sicredi, em Porto Alegre (RS), e Conselheiro de Administração da Central Sicredi SC/SP/RJ. Em 2007, Clemente assumiu como presidente da Sicredi Parque das Araucárias e passou a contribuir ainda mais ativamente para o seu crescimento e desenvolvimento.

À frente da Sicredi Parque das Araucárias, Clemente vem promovendo o desenvolvimento do cooperativismo, da cooperativa em si e contribuindo, também, com o desenvolvimento dos municípios da área de atuação da Sicredi Parque Araucárias, que, atualmente, está presente em 29 municípios, com 37 agências, contando com mais de 500 colaboradores, atendendo mais de 80 mil associados, com mais de R$ 2 bilhões em ativos totais administrados e que está entre as dez principais cooperativas da Central Sicredi Paraná/Santa Catarina/São Paulo.

Ainda, Sempre na vanguarda e disposto a enfrentar desafios e antecipar tendências futuras e provocar mudanças, Clemente Renosto, não mediu esforços para concretizar mais uma importante conquista o  início das obras da nova Sede Administrativa Sicredi Parque das Araucárias que será localizada em Pato Branco, às margens da BR 180, próxima ao Estádio Os Pioneiros.

Além de todo trabalho que realiza junto à Sicredi, é o atual vice-presidente da Organização de Cooperativas do Estado do Paraná (OCEPAR), onde vem trabalhando pelo desenvolvimento do cooperativismo em todo o Estado.

Pela intensa atividade social e pela trajetória empresarial ascendente, tornou-se um ícone da classe empresarial, por sua contribuição positiva para a sociedade, sua integridade nos negócios e sua influência no mundo dos negócios. Apesar da vida agitada, mantém-se um homem de hábitos simples, que inspira a todos e deixa um legado positivo por meio de sua simplicidade, autenticidade e valores sólidos.

Também é importante destacar sua constante generosidade para ajudar as pessoas, no que for necessário, estando sempre disposto a ouvir o que as pessoas têm a dizer e buscar soluções plausíveis, que possam oferecer uma nova oportunidade àqueles que o procuram.

Em família, procura cultivar momentos de lazer e tranquilidade, apesar de ser uma pessoa inquieta, sempre em busca de algo para fazer, especialmente, depois do nascimentos dos netos, que o fizeram colocar um freio na correria. Já quando o assunto é seu time do coração, o Santos Futebol Clube, torcer é sempre muito pouco. Apaixonado pelo cooperativismo e pelo impacto que ele tem em transformar a sociedade e as pessoas, Clemente continua sua jornada à base de muito trabalho e confiança e com o vigor e entusiasmo de um jovem, mesmo tendo recentemente completado os seus 65 anos de idade.