Comissões permanentes da Câmara Municipal de Pato Branco finalizam os trabalhos de 2022

por priscila.corteze — publicado 15/12/2022 18h40, última modificação 15/12/2022 20h49

As Comissões permanentes da Câmara de Vereadores de Pato Branco encerraram os trabalhos de 2022. Compostas por presidente e membros, eleitos anualmente, a Comissão de Justiça e Redação (CJR), Comissão de Orçamento e Finanças (COF) e a Comissão de Políticas Públicas (CPP) são responsáveis por realizarem as análises legais, constitucionais, orçamentários e de interesse público e, com base nesses aspectos, emitirem os pareceres sobre todos os projetos que tramitam pela Casa. 

Comissão de Justiça e Redação (CJR) 

Na Comissão de Justiça e Redação (CJR) participaram, como membros, os vereadores Eduardo Dala Costa (MDB), Lindomar Brandão (PP), Marcos Diedrich Junior (que assumiu a vaga na Comissão do Vereador Lindomar Brandão, por ocasião de sua licença no período de 12 de setembro de 2022 a 7 de outubro de 2022 , conforme Resolução nº 3, de 12 de setembro de 2022), Marcos Junior Marini (Podemos), Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV), e, como presidente da CJR, o vereador Romulo Faggion (PSL). 

De acordo com o Regimento Interno, “Compete à Comissão de Justiça e Redação, manifestar-se sobre os aspectos constitucional, legal, regimental, jurídico e de técnica legislativa”, ou seja, compete aos membros da CJR analisar a ilegalidade ou inconstitucionalidade de um projeto. 

Durante o ano de 2022, a Comissão realizou 37 reuniões, com a discussão de 144 matérias, as quais foram deliberadas pelo Plenário da Casa. O presidente da CJR, Romulo Faggion, destacou a importância do trabalho. “Estamos dando continuidade ao trabalho legislativo em primeiro lugar, fazendo o nosso papel para que os projetos tenham andamento legal, regimental, com total comprometimento dos vereadores que compõe a Comissão, com a sociedade e suas demandas”, afirmou. 

Comissão de Orçamento e Finanças (COF) 

Formada pelo presidente, vereador Joecir Bernardi (PSD), e os membros, vereadores Dirceu Boaretto (Podemos) e Thania Maria Caminski Gehlen (PP), a Comissão de Orçamento e Finanças (COF) realizou, no decorrer do ano, 50 reuniões, nas quais, foram deliberadas 175 matérias. 

À COF, compete opinar nas matérias em tramitação, sobre os aspectos orçamentários, abertura de créditos, plano plurianual, empréstimos, matérias que, direta ou indiretamente, alterem a despesa ou a receita do Município, matérias que acarretem responsabilidade para o erário municipal ou interessem ao crédito e ao patrimônio público municipal, proposições que fixem ou aumentem a remuneração dos servidores e que fixem ou atualizem o subsídio do prefeito, vice-prefeito, secretários municipais e vereadores, além dos balancetes da Câmara de Vereadores e prestações de contas da Prefeitura. 

O presidente, Joecir Bernardi, reiterou o compromisso da Comissão com a população pato-branquense. “Foi um ano de muito trabalho, pois, praticamente, todos os projetos que tramitam pela Câmara de Vereadores passam pela análise e deliberação da COF. Além deles, o orçamento de Pato Branco também é analisado pela COF. Toda essa atuação da Comissão foi possível pelo comprometimento dos demais membros, vereadora Thania e vereador Boaretto, bem como, dos assessores e de todos corpo técnico da Casa. Enfim, foi um aprendizado muito grande, visto que é o primeiro ano que participo desta importante Comissão, por isso, só tenho a agradecer a todos os servidores, que sempre deram suporte para os trabalhos”, finalizou. 

Comissão de Políticas Públicas (CPP)

Formada pelos membros Januário Koslinski (PSDB) e Rafael Celestrin (PSD), e pela presidente, Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV) (Podemos), a Comissão de Políticas Públicas (CPP), tem a função de opinar sobre matérias, “sob o prisma de sua conveniência, utilidade e oportunidade, relacionadas a organização administrativa da Prefeitura e da Câmara Municipal, aquisição e alienação de bens imóveis, participação em consórcios e convênios, urbanismo, obras e serviços públicos, educação, cultura e esporte, indústria e comércio, saúde e assistência social, agricultura, ecologia e meio ambiente e defesa do cidadão.” 

Ao longo de 2022, a CPP realizou 27 reuniões, com a discussão de 66 matérias. “O ano à frente da presidência da Comissão de Políticas Públicas foi muito produtivo, de conhecimento, aprendizado e certeza de que o trabalho desenvolvido pelos membros da comissão trouxe resultados positivos para o nosso município e, consequentemente, à nossa população”, enalteceu a presidente da Comissão, vereadora Maria Cristina Hamera.