Comitiva da Câmara de Vereadores de Pato Branco realiza visita técnica ao GEPATRIA

por Laiane Carniel publicado 30/08/2022 15h07, última modificação 30/08/2022 15h07
Encontro teve o objetivo de alinhar atualizações no Portal da Câmara para melhor transparência

Na última sexta-feira (26), uma comitiva da Câmara de Vereadores de Pato Branco realizou uma visita técnica ao Grupo Especializado na Proteção do Patrimônio Público e no Combate à Improbidade Administrativa (Gepatria), em Francisco Beltrão. O encontro teve o intuito de alinhar mudanças sugeridas pelo Ministério Público e pelo Gepatria, no Portal da Câmara de Vereadores, visando mais transparência e mais facilidade no acesso, por parte dos cidadãos. De acordo com o promotor de justiça, responsável pelo Gepatria, Fabrício Trevizan de Almeida, em uma avaliação preliminar, o Portal da Câmara, atualmente, encontra-se entre os três melhores da região e entre os 25 do Paraná.

No início do mês de agosto, a Câmara de Vereadores de Pato Branco recebeu, do Ministério Público do Paraná, por meio do promotor de justiça e coordenador do Gepatria, ofício parabenizando a Câmara pela boa colocação na Avaliação Preliminar do Índice de Transparência Pública (ITP), referente ao ano de 2022, feita pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). No mesmo documento, alguns apontamentos foram feitos e o prazo de 31 de agosto foi estipulado para as atualizações no Portal serem realizadas em tempo para a avaliação final.

Logo, a visita teve o intuito de entender melhor como realizar as mudanças e atualizações sugeridas, bem como, apresentar onde estavam os itens não encontrados pelos auditores para que, na avaliação final, que será realizada nos próximos meses, haja a possibilidade de uma melhor colocação na lista.

A comitiva foi composta por representantes dos Departamentos responsáveis por enviar informações ao Portal. Pelo Departamento Administrativo, analista em informática e gestor do Portal, Giovani Tognon; Departamento Contábil, a contadora e coordenadora, Bárbara Santos Klein Librelato; pelo Departamento Legislativo, o controlador interno, Gean Geronimo Dranka; pela Procuradoria Jurídica, o advogado Luciano Beltrame. Também participou do encontro, o presidente da Casa, o vereador Claudemir Zanco - Biruba (PL).

O promotor de justiça, responsável pelo Gepatria, Fabrício Trevizan de Almeida, recebeu a equipe e foi repassando, ponto a ponto, os itens que foram destacados pelo TCE. “Em geral recebemos o contato de quem está muito abaixo na avaliação e não de quem está bem colocado, mas essa reunião com vocês diz muito sobre a administração da Câmara”, afirmou o procurador, ressaltando o comprometimento que há, na Câmara de Vereadores, em garantir a transparência de informações.

O gestor do Portal, Giovani Tognon, explicou que do total de 88 itens avaliados, seis receberam ressalvas. “A maioria com relação a nomenclaturas diferentes entre as buscadas pelos auditores e as utilizadas pela Casa. Os itens já foram revisados, cumpridos com o solicitado e o formulário respondido e encaminhado ao TCE, para a avaliação definitiva”, disse Giovani.

O presidente da Casa avaliou a reunião técnica, “foi uma ótima recepção da equipe do Gepatria para nossos servidores, que puderam sanar todas as dúvidas. Ficamos felizes em saber que nosso Portal está entre os principais do Paraná e os melhores do Sudoeste, isso é fruto de um trabalho constante de todos os servidores da Casa. Após tomarmos todas as medidas, nosso objetivo é chegarmos a sermos o melhor da Região e, quem sabe, do Paraná”, concluiu Biruba.