Comitiva de vereadores se reúne com secretário da SEDU e deputados, em Curitiba (PR)

por Laiane Carniel publicado 08/02/2022 19h04, última modificação 08/02/2022 19h04
O secretário da SEDU, Augustinho Zucchi, recebeu a comitiva, juntamente, com o deputado federal Fernando Giacobo (PL) e o deputado estadual Luiz Fernando Guerra Filho (PSL)

Uma comitiva composta pelo presidente da Câmara de Vereadores, Claudemir Zanco - Biruba (PL), primeiro-secretário, Eduardo Dala Costa (MDB), segundo-secretário, Romulo Faggion (PSL) e as vereadoras Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV) e Thania Caminski (DEM) esteve, na manhã desta terça-feira (08), reunida com o secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU), Augustinho Zucchi, em Curitiba (PR). O encontro contou, ainda, com a participação do deputado federal Fernando Giacobo (PL) e do deputado estadual Luiz Fernando Guerra Filho (PSL).

Na pauta do encontro, os recursos para a construção da Casa de Passagem Animal, que foram assumidos por Zucchi, por meio da SEDU, e o compromisso para que os vereadores, juntamente, com os ciclistas de Pato Branco e o Poder Executivo, elaborem um projeto de ciclovia, na qual Zucchi também garantiu recursos, por meio do Governo do Estado.

Casa de Passagem Animal

O presidente do Poder Legislativo, Claudemir Zanco, explicou que havia um compromisso de emenda, do deputado federal Fernando Giacobo, para a causa animal, com a construção da Casa de Passagem, e que esse recurso foi assumido, durante a reunião, pelo secretário da SEDU, junto ao governo do Estado. “O próximo passo depende, unicamente, de que a Prefeitura de Pato Branco envie, para a Paranacidade, o projeto da Casa de Passagem, no valor de R$ 1,6 milhão, para que este valor já seja liberado e que saia do papel esse sonho, que é uma demanda da causa animal”, disse Biruba.

A vereadora Thania Caminski (DEM), eleita, principalmente, pelos representantes da causa animal, falou estar muito feliz com a conquista, que fará a diferença na qualidade de vida dos animais.

O secretário da SEDU, Augustinho Zucchi, reafirmou o compromisso com os pato-branquenses. “Nos reunimos com as lideranças de Pato Branco, para falarmos sobre a cidade e para que elas nos solicitassem recursos e eu afirmo que as reivindicações são bem-vindas e os compromissos assumidos pelo Governador serão cumpridos. A nossa intenção é atendermos a todos que vêm na nossa secretaria, mas claro que nós temos um carinho enorme e um amor muito grande pela nossa querida cidade de Pato Branco e tudo aquilo que pudermos fazer por ela, nós vamos fazer, atendendo a solicitação dos vereadores”, comprometeu-se Zucchi.

Ciclovia

Sobre a ciclovia, Biruba explicou que houve o acordo, com o secretário de Estado, para que seja organizado um projeto, que conte com a parceria dos ciclistas e do Poder Executivo, para que o Governo do Estado possa liberar recursos para a viabilidade da obra. “Vamos agora promover um encontro entre os envolvidos, para que possamos elaborar um projeto e viabilizarmos esse recurso”, afirmou o presidente da Casa.

Lembrando que, já foi sancionado pelo prefeito de Pato Branco, a Lei nº 5.838, de 19 de novembro de 2021, de autoria da vereadora Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV) e Romulo Faggion (PSL), que dispõe sobre o “Sistema Cicloviário do Município de Pato Branco”, como incentivo ao uso de bicicletas para o transporte na cidade, contribuindo para o desenvolvimento de mobilidade sustentável. O Projeto contempla toda a infraestrutura necessária, com implantação da rede viária, com ciclovias, ciclofaixas, faixas compartilhadas e rotas operacionais de ciclismo, além de locais específicos para estacionamento, como bicicletários e paraciclos.

Demais visitas da agenda

A comitiva, acompanhada do deputado estadual Luiz Fernando Guerra, também cumpriu agenda junto à Secretaria de Estado da Educação (SEED), em conversa com o diretor geral da SEED-PR, Vinicius Mendonça Neiva, para acompanhar o andamento da tramitação do projeto de construção de uma nova Escola Estadual no bairro Fraron. A escola é uma demanda antiga do município, que está sendo retomada pelos vereadores Romulo Faggion (PSL) e Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV).

Romulo destacou a importância desta escola para a população. "Essa é uma necessidade antiga da região Norte do município, sendo que já existe o terreno que foi doado ao Estado, onde o Núcleo Regional de Educação de Pato Branco fez o projeto e encaminhou para a SEED, há quase 12 anos. Essa escola estará atendendo alunos do bairro Fraron e dos bairros vizinhos", afirmou o vereador.

Os representantes do Poder Legislativo estiveram, ainda, reunidos com o presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Jorge Lange. Dentre as pautas estavam o andamento do programa habitacional para o município e o processo de implantação do Condomínio do Idoso, além de tratativas para a solicitação da cessão do terreno da Cohapar, em que se encontra a Praça do bairro Novo Horizonte e, ainda, de um barracão do Alto da Glória, também com terreno da Cohapar.

De acordo com Lange, em relação ao Condomínio do Idoso, a obra ainda não iniciou pois foram encontradas algumas dificuldades em função de topografia. "Temos que cumprir normas técnicas, então, existem requisitos de topografia que não temos como abrir mão. Continuamos trabalhando na busca da área ideal onde possamos fazer um condomínio padrão e essas pessoas possam ter lá uma velhice feliz e segura e, assim que o município apresentar o terreno que estiver dentro destes requisitos, o projeto será executado", assegurou o presidente da Cohapar.