Construção da Arena de Esportes Multiuso foi debatida em Audiência Pública

por Laiane Carniel publicado 12/07/2021 10h50, última modificação 12/07/2021 10h53

O Poder Legislativo promoveu, na sexta-feira (9), na Câmara Municipal de Pato Branco, Audiência Pública para debater a construção da Arena de Esportes Multiuso. Para o debate, estiveram presentes o deputado federal Fernando Giacobo (PL), o deputado estadual Luiz Fernando Guerra Filho (PSL), o prefeito de Pato Branco Robson Cantu (PSD), a chefe do Instituto Água e Terra (IAT) do Paraná, Flávia Ostapiv, secretários municipais, vereadores, imprensa, representantes de órgãos, entidades e associações, bem como, a comunidade.

A Audiência se fez necessária, tendo em vista que está em trâmite, na Câmara Municipal de Pato Branco, o Projeto de Lei nº 13, de 2021, que autoriza o Executivo a abrir crédito especial, no valor total de R$ 7 milhões (referente a convênio federal e contrapartida municipal). O recurso é proveniente do Contrato de Repasse nº 874951/2018, celebrado com a União, por intermédio do deputado federal Fernando Giacobo, e tem por objetivo a Construção da Arena, junto ao Parque de Exposições de Pato Branco.

Como há algumas divergências quanto ao local de construção, bem como, o valor repassado pelo convênio, que seria apenas uma parte, sendo necessário, ainda, um grande investimento com valores municipais, a Audiência foi promovida para esclarecer as dúvidas, alinhar os objetivos e conhecer o interesse da comunidade pela obra.

Parque de Exposições de Pato Branco

Sobre o local, a chefe do Instituto Água e Terra (IAT) do Paraná, Flávia Ostapiv, e a secretária municipal de Meio Ambiente, Keli Starck, destacaram que a área onde pretende ser construída a Arena, de acordo com o projeto, está impossibilitada por se tratar de uma área de preservação da vegetação, devido à existência de indivíduos arbóreos que não podem ser removidos. Ou seja, a existência de 242 árvores nativas, entre elas, angico vermelho, camboatá (Miguel pintado), canelas, cedro (espécie ameaçada conforme Portaria MMA nº 443/2014), guabiroba, ipê roxo e Maria preta.

Também, o que impede a construção da Arena, no local definido pelo projeto, é o Plano Diretor que, de acordo com Keli, precisaria ser alterado para . Ela ainda destacou que a área serve de colchão de amortecimento para o Parque Ambiental Vitório Piassa – Parque do Alvorecer, localizado naquela região. Além disso, há também o angico onde foram depositadas as cinzas do ex-prefeito de Pato Branco, Harry Valdir Graeff.

Valor e interesse da comunidade

O deputado federal Fernando Giacobo (PL), falou sobre o projeto e contou como foram os trâmites para destinar o recurso, ressaltando o empenho para conseguir a liberação e aprovação da emenda parlamentar. Ele afirmou ser de fundamental importância para Pato Branco a continuidade do projeto de construção da Arena de Esportes Multiuso. Giacobo também frisou que, se o problema para a construção da Arena é a contrapartida do Município, que ele destinará mais verbas através de emenda livre do Ministério da Economia.

Em seguida, o deputado estadual Luiz Fernando Guerra Filho, destacou a importância de uma Arena Poliesportiva em Pato Branco, como fomento ao esporte e ao lazer. O deputado também se colocou à disposição do Executivo, no que precisar, para que seja realizada a construção.

O prefeito Robson Cantu foi questionado se pretende executar ou não a obra, e disse “eu farei a Arena”, seguindo as normas estaduais e municipais quanto ao local, afirmou ele. Robson ainda falou que, “nos primeiros quatro meses (à frente da Administração Municipal) tivemos superávit de R$ 35 milhões e, junto com nosso deputado federal Giacobo, nós vamos construir o maior complexo esportivo do Paraná, porque nós vamos disputar a quarta divisão do Campeonato Brasileiro, no ano que vem, e eu tenho que construir um estádio, no mínimo, para 7 mil pessoas. Mais um pedido que eu quero fazer aos vereadores é que vamos fazer com recursos próprios, porque temos dinheiro sobrando”, ressaltou Robson.

O prefeito também apresentou, por meio do secretário municipal de Engenharia e Obras, Vladimir José Ferreira, e o diretor do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Pato Branco (IPPUPB), Gilmar Tumelero, o projeto da Arena com valores atualizados, afirmando que, ela custaria em torno de R$ 33 milhões.

Em suas falas, os vereadores defenderam a construção como sendo uma vontade da população, como explicaram os vereadores  Claudemir Zanco - Biruba (PL), que presidiu a Audiência, juntamente com o presidente da Casa, Joecir Bernardi (PSD), e Januário Koslinski (PSDB), que intermediou, junto ao deputado Fernando Giacobo, a vinda do recurso para a construção da Arena.

“A Arena será uma referência para todos nós, ela será multiuso, para eventos artísticos, culturais e esportivos e poderá acolher o público com segurança e conforto. Portanto, a grande bandeira, o que tem que sair como resultado final desse debate, desse diálogo estabelecido com a participação de todos que têm interesse nesse tema, é a preservação da construção da Arena em nossa cidade, para que ela possa ser mais um de nossos cartões postais”, concluiu Januário.

Representantes de entidades e a população também manifestando opiniões, presencialmente e pelas redes sociais, favoráveis a construção, ressaltando a importância do espaço para a prática de todas as modalidades esportivas, tendo em vista que Pato Branco possui equipes de Futsal, Basquetebol, Handebol, Vôlei, entre outros, com destaque nacional.