Coordenadora do Grupo Gama fala sobre o Outubro Rosa e as ações da entidade

por Laiane Carniel publicado 09/10/2023 18h00, última modificação 09/10/2023 18h00
Em primeira votação, aprovada entrega do Título de Cidadão Honorário para Clemente Renosto, presidente da Sicredi Parque das Araucárias

Nesta segunda-feira (9), os vereadores aprovaram um projeto em votação única, seis projetos em primeiras votações, entre eles, a entrega de Título de Cidadão Honorário de Pato Branco para Clemente Renosto, presidente da Sicredi Parque das Araucárias, e dois projetos em segundas votações. Na Participação de Convidados, esteve presente a coordenadora do Grupo Gama e da Casa de Apoio, Cleuza Chiochetta, falando sobre o “Outubro Rosa e as ações do Grupo Gama”. Ainda, foram apresentadas oito indicações e 15 requerimentos.

Votação única

Em votação única, foi aprovado o Balancete Financeiro da Câmara Municipal nº 8, de 2023, relativo aos recursos recebidos e às despesas realizadas no mês de agosto de 2023.

Primeira votação

Título de Cidadão Honorário de Pato Branco para Clemente Renosto

De autoria da vereadora Maria Cristina Hamera (PV), foi aprovado em primeira votação, o Projeto de Decreto Legislativo nº 4, de 2023, “concedendo o Título de Cidadão Honorário de Pato Branco ao Ilustríssimo Senhor Clemente Renosto”. O Título de Cidadão Honorário é a mais alta honraria que o Poder Legislativo concede aos cidadãos que se destacaram por ações realizadas em Pato Branco e nasceram em outro município.

De acordo com o texto do Projeto, “nascido em 11 de abril de 1958, em Mariópolis (PR), Clemente Renosto é filho de Valentim Renosto e Dele Clementina Bussanello Renosto, agricultores que vieram do Rio Grande do Sul. Casado com Ivete de Freitas Renosto, é pai de Lidiane de Freitas Renosto, Rafael de Freitas Renosto e Liliane de Freitas Renosto. É avô do Pedro Henrique, do Arthur, da Julia, do Lorenzo e do Bernardo. Agricultor e movido pela vontade de mudar a realidade de sua região, em 1990, aceitou o desafio de participar da fundação, juntamente com mais 26 sócios-fundadores, de uma cooperativa de crédito, a CrediCamisc, na época ligada à Cooperativa Agrícola Mista São Cristóvão (Camisc), em Mariópolis (PR). Posteriormente, a cooperativa de crédito foi integrada ao Sistema Sicredi, passando a ser denominada Sicredi São Cristóvão e, atualmente, Sicredi Parque das Araucárias, atuando nos estados do Paraná, Santa Catarina e São Paulo, com sua sede política em Mariópolis (PR) e administrativa em Pato Branco (PR).”

Ainda pelo Projeto, “seu início dentro do cooperativismo sempre foi pautado por uma atuação ativa e focada em fazer a diferença para a coletividade. Participou atuando em diversos Conselhos Fiscais e de Administração, tendo sido, também, coordenador do Conselho Fiscal do Centro Administrativo Sicredi, em Porto Alegre (RS), e Conselheiro de Administração da Central Sicredi SC/SP/RJ. Em 2007, Clemente assumiu como presidente da Sicredi Parque das Araucárias e passou a contribuir ainda mais ativamente para o seu crescimento e desenvolvimento”.

À frente da Sicredi Parque das Araucárias, Clemente vem promovendo o desenvolvimento do cooperativismo, da cooperativa em si e contribuindo, também, com o desenvolvimento dos municípios da área de atuação da Sicredi Parque Araucárias, que, atualmente, está presente em 29 municípios, com 37 agências, contando com mais de 500 colaboradores e atendendo mais de 80 mil associados. Ainda, atuou para o início das obras da nova Sede Administrativa Sicredi Parque das Araucárias e é vice-presidente da Organização de Cooperativas do Estado do Paraná (OCEPAR).

Com isso, o Título de Cidadão Honorário de Pato Branco homenageia Clemente Renosto “pela sua trajetória empresarial ascendente, com integridade nos negócios e sendo um ícone da classe empresarial, e por sua intensa atividade social, com engajamento comunitário, estímulo ao crescimento econômico da região, promovendo geração de empregos e fortalecimento da economia local. Além do apoio à cultura, à educação e ao esporte, que enriquecem o panorama cultural e intelectual da comunidade”.

Controle da frota

De autoria do vereador Januário Koslinski (PSDB), foi aprovado em primeira votação, o Projeto de Lei nº 10, de 2023, autorizando o Poder Executivo Municipal a adquirir e instalar dispositivo eletrônico de localização de veículos para toda a frota. Pelo Projeto, “o Poder Executivo desenvolverá aplicativo para que os munícipes tenham acesso as informações emitidas pelo dispositivo eletrônico de localização. Promovendo o apoio da sociedade para o controle dos gastos públicos e, também, os princípios da transparência, eficiência, eficácia e economicidade, no Setor Público”, afirmou o texto do Projeto.

Denominação de ruas

De autoria do vereador Rafael Celestrin (PSD), foi aprovado em primeira votação, o Projeto de Lei nº 117, de 2023, denominando de “Rua Vitorio Viaceli”, a via pública localizada no Loteamento Residencial Vida Nova, no bairro São João. De acordo com o Projeto, “Vitorio Viaceli foi um dos fundadores que contribuiu para o crescimento da Comunidade Bom Jesus, na Linha Damasceno, atuando na construção do pavilhão, da escola, da igreja e, mais recentemente, da instalação do poço artesiano, com água de qualidade para mais de 53 famílias. Sempre trabalhando em cargos voluntários, com o sonho de ver a comunidade ativa, Vitorio ensinou a viver na simplicidade e na benevolência”.

Também de autoria do vereador Rafael Celestrin (PSD), foi aprovado em primeira votação, o Projeto de Lei nº 123, de 2023, denominando “Rua Antonio Rodrigues da Silva”, a via pública localizada entre as Ruas Jaci da Rosa e Laureci Antunes de Lima, no Loteamento Residencial Vila Nova, no bairro São João. Pelo Projeto, “Antonio trabalhou por cerca de 28 anos como funcionário público, sendo vigia das galerias que estavam sendo construídas, depois como gari e, por fim, com vigia do lixão municipal, onde se dedicou de forma integral por diversos anos, inclusive residindo no local com a esposa. Faleceu em 2019, deixando um legado aos seus filhos, netos e bisnetos, sendo um exemplo de alegria e esperança”. O Projeto foi aprovado, juntamente, com a Emenda nº 74, de 2023.

Em primeira votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 128, de 2023, de autoria do vereador Joecir Bernardi (PSD), denominando de “Rua Jaci da Rosa”, a via pública localizada no Loteamento Residencial Vida Nova, no bairro São João. Pelo Projeto, “Jaci foi um membro ativo e presente na Comunidade de Passo da Ilha, onde residia, trabalhando nas festas ou em qualquer outro serviço que precisasse. Faleceu em 3 de maio de 2023, mas deixou lembranças marcantes para os seus familiares, como um homem que batalhou para conquistar tudo o que tinha, com muito suor e dedicação, criando e encaminhando seus filhos sempre pelo caminho do bem”.

Programa Porteira Adentro

De autoria do Executivo, foi aprovado em primeira votação, o Projeto de Lei nº 110, de 2023, acrescentando dispositivo à Lei nº 3.276, de 27 de novembro de 2009, que instituiu o Programa da Porteira Adentro, de modo a incluir a limpeza de açudes no rol dos serviços contemplados pelo referido Programa. De acordo com o Projeto, “a doação do referido serviço é uma medida estratégica para fortalecer a atividade agropecuária, promover a segurança hídrica e auxiliar no desenvolvimento da psicultura nas comunidades rurais do Município, contribuindo para o aumento da renda dos produtores, para a preservação do meio ambiente e para a conservação dos recursos hídricos”.

Segunda votação

Estrada Municipal João Felipe

De autoria do vereador Eduardo Dala Costa (MDB), foi aprovado, em segunda votação, o Projeto de Lei nº 76, de 2023, denominando de “João Felipe”, a estrada rural municipal que liga a estrada municipal Azelino Dala Costa e a estrada municipal Pioneiro Ricieri Picolo. De acordo com o Projeto, “desde que chegou em Pato Branco, João Felipe sempre morou na localidade de São João Batista desenvolvendo o trabalho agrícola em sua propriedade, tornando-se uma pessoa popular e muito conhecido nesta localidade pela sua honestidade, vontade de trabalhar, apoiar a comunidade local e por gostar de um bom jogo de truco. Desta forma, a presente nomeação homenageia um membro da sociedade que teve trabalho de destaque no desenvolvimento da atividade rural, contribuindo para sua comunidade. Com isso, nada mais justo do que dar o seu nome para a estrada que atravessa a sua propriedade”, concluiu o texto do Projeto.

Bacia de Contenção “Cândido Bertotto”

De autoria do vereador Dirceu Boaretto (Podemos), foi aprovado em segunda votação, o Projeto de Lei nº 107, de 2023, alterando dispositivo da Lei nº 5.413, de 10 de outubro de 2019, a qual denominou de “Ulisses Matioda", a bacia de contenção do Bairro Pinheirinho. O Projeto aprovado revoga o anterior, retirando o nome, por solicitação da família Matioda, “para que seja possível denominar a cancha de bocha”, explica o texto do Projeto, e altera o nome da Bacia de Contenção para “Cândido Bertotto”.

De acordo com o Projeto, “Cândido Bertotto nasceu em 2 de outubro de 1935 e, por volta de 1970, mudou-se com sua família para Pato Branco, onde trabalhou no ramo de vendas. Inicialmente, com equipamentos agrícolas, na antiga Tramac, foi um dos primeiros instrutores no uso de pulverizadores e equipamentos agrícolas, posteriormente, passou a vender caminhões junto ao Grupo Cattani S/A. Lá permaneceu até se aposentar e se afastar para cuidar da saúde”.

“Após sua recuperação, voltou a trabalhar com madeira. Saía cedo de casa com sua Mercedes Bens 608, parava na Lanchonete Sabiá e seguia para comprar e vender madeira. Por volta de 1984, adquiriu um sítio no Bairro Pinheirinho que, por um certo tempo, foi utilizado para plantio, criação de animais e demais atividades típicas de pequenas propriedades rurais da época.”

“No ano de 1986, decidiu pelo loteamento da propriedade, no entanto, Cândido não tinha muita preocupação com quem ia comprar seus terrenos, de maneira que vendia para as pessoas que precisavam, que pagavam como podiam. Com o loteamento, acabou colaborando com a ampliação e melhoria da rua Ivaí que, atualmente, é uma importante via de ligação da rodovia ao centro da cidade. A infraestrutura do bairro Pinheirinho também teve reflexo desse desenvolvimento, ganhou a Escola Municipal Gênesis e, também, a Associação da Prefeitura. Cândido Bertotto faleceu em 5 de agosto de 2002, deixando sua esposa Oliva Maria Bertotto, seus filhos Fernando Bertotto e Carla Cattani Bertotto, sua nora Márcia Aparecida Bertotto e seus netos, Fernando Bertotto filho e Luis Eduardo Bertotto”.

Participação de Convidados

Convidada pelas vereadoras Maria Cristina Hamera (PV) e Thania Caminski (PP) e pelos vereadores Rodrigo Correia (Podemos) e Romulo Faggion (União Brasil), esteve presente a coordenadora do Grupo Gama e da Casa de Apoio, Cleuza Chiochetta, falando sobre o “Outubro Rosa e as ações do Grupo Gama”.

Em sua fala, Cleuza apresentou dados de atendimentos realizados no Gama, tanto com hospedagens e refeições quanto com consultas com profissionais das áreas de odontologia, psicologia, fisioterapia, prótese mamária, entre outras. Ela também apresentou dados da evolução da doença no Brasil e em Pato Branco. A coordenadora também falou sobre a importância dos cuidados com a saúde e a realização periódica de exames, visando sempre a prevenção e a detecção de anormalidades, pois o tratamento tem mais eficácia quando a doença é descoberta logo no início.

“O nosso trabalho é permanente e nós temos buscado a sustentabilidade, que é um desafio, mas é um que a gente se propôs a fazer. Nós confiamos na nossa capacidade empreendedora e social e, também, com o apoio de toda a sociedade, para que deem preferência aos nossos serviços, como a lavanderia social, aos nossos produtos, como o chocolate e o brechó, colaborando na doação ou, ainda, fazendo a indicação dos mesmos para outras pessoas. Isso faz com que nosso trabalho tenha continuidade e que possamos atender ainda mais pessoas e sem cobrar nada por isso”, concluiu Cleuza.

A pauta da sessão - com os projetos completos, bem como, as correspondências, ofícios e projetos, lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados - está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2322/