DER trabalha na construção de ciclovia na PR-493 em Pato Branco

por ubiracy.tesseroli — publicado 30/03/2020 18h25, última modificação 30/03/2020 18h25
O projeto prevê várias melhorias

O Escritório Regional Vale do  Chopim do  Departamento de Estradas e Rodagem (DER) está trabalhando na construção da ciclovia no trecho da rodovia PR-493. A reivindicação foi apresentada pelo vereador Fabricio Preis de Mello (PSD) e atende reivindicação da comunidade acadêmica da Fadep, UTFPR e moradores do entorno.

Segundo vereador, o benefício busca ampliar a segurança dos alunos das instituições, que  se arriscam  ao caminharem e conduzirem suas bicicletas pelo acostamento da rodovia, bem os usuários da  pista de atletismo e do Parque Vitório Piassa-Parque Alvorecer.  " A obra  oferecerá acessibilidade aos moradores do bairro Fraron, alunos da universidade e usuários da pista de atletismo", salienta o vereador, que agradeceu o chefe da  Casa Civil, Guto Silva, o gerente Marcus Vinicius Talamini e  a engenheira Elisa.

Conforme o gerente responsável pelo Escritório Regional Vale do  Chopim, engenheiro Marcus Vinicius Talamini, o projeto de revitalização da ciclovia tem novidades, por exemplo, a dimensão (largura) vai passar de um metro para dois metros e meio. A nova dimensão, segundo o projeto, vai possibilitar o uso compartilhado, isto é, de  pedestres e ciclistas.

15/04/2019

O vereador Fabricio Preis de Mello (PSD) quer que o programa de construção de ciclovias, cliclofaixas e faixas do Governo do Paraná, atenda a reivindicação dos alunos da Fadep, da UTFPR e da comunidade. O pedido foi encaminhado no início deste mês  ao Escritório Regional Vale do  Chopim do  Departamento de Estradas e Rodagem (DER).

Além disso, Fabricio justifica no documento que, usuários da pista de atletismo e do Parque Estadual Vitório Piassa, se arriscam ao caminharem e conduzirem suas bicicletas pelo acostamento da rodovia. “A revitalização da ciclovia e com ciclofaixas vai gerar maior segurança aos ciclistas e pedestres”, acrescenta o vereador, que explica, a  ciclofaixa é idêntica à ciclovia, porém não tem delimitação física, apenas cores e faixas separam os ciclistas dos demais.