Diagnóstico para o envelhecimento é apresentado no Legislativo

por ubiracy.tesseroli — publicado 08/08/2019 09h49, última modificação 08/08/2019 09h49
Sobrevida da terceira idade é igual de outros países

A população está envelhecendo e esse fenômeno é uma realidade. Segundo projeções demográficas, a população idosa brasileira chegará ao ano de 2020 com mais de 26,3 milhões, representando quase 12,9% da população total.

A convite da vereadora Marines Boff Gerhardt (PSDB) participaram da sessão deliberativa do Legislativo, os professores Suelyn Maria Longhi de Oliveira e o professor Araunã Antonio dos Passos, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Pato Branco.

Eles apresentaram detalhes do Relatório Final de Pesquisa ‘’Pato Branco’’ - Cidade Amiga do Idoso: diagnóstico para o envelhecimento de seus cidadãos.

Segundo Araunã, o índice de sobrevida e longevidade da terceira idade dos pato-branquenses estão entre os índices internacionais. A longevidade é um dos principais indicativos do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de Pato Branco, que se equipara a países da Europa Ocidental, ainda, do Japão.  “A pesquisa aponta que o tempo de vida está entre 75 a 90 anos”, destaca o professor, acrescentando que o índice é bastante alto.

Sobrevida

Avanços

Para manter o índice é necessário criar novas políticas públicas, principalmente políticas voltadas à qualidade de vida, por exemplo, projetos, integração com os jovens, pontos de ônibus, acessibilidade, e ações que assegurem o acesso à saúde, medicamentos, médicos da família (atende nos domicílios), mobilidade urbana com ferramentas de acessibilidade.

Detalhes

A pesquisa científica, aprovada no Comitê de Ética da Instituição, objetivou levantar as principais necessidades e sugestões da população idosa no município, em relação a seu bem-estar e caracterizou-se como de campo exploratória, com abordagem quali-quantitativa.

Foram entrevistadas 948 pessoas, sendo 593 na pesquisa quantitativa e 355 para a qualitativa. Os entrevistados estão inseridos nas associações Pato-branquense de Idosos (APIs) dos bairros, São Cristovão, São Luiz, Planalto, Bonatto, Cristo Rei, Novo Horizonte, São Roque do Chopim, Centro Dia, Centro Unificado de Artes e Esportes de Pato Branco – CEU das Artes ,Conselho Municipal dos Direitos do Idoso Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) São João,  Centro de Referência da Assistência Social (CRAS)  Sudoeste, Grupo Vida Plena – Comunidade Cristã, Lar dos Idosos São Vicente de Paulo, Pastoral da Pessoa Idosa, Universidade Aberta para a Terceira Idade (UNATI - Fadep), UNIMED, Unidade Básica de Saúde (UBS): Fazenda da Barra, Independência e Passo da Ilha.

Idade

A população alvo foi composta por pessoas idosas, com idade igual ou superior a 60 anos e, por cuidadores de pessoas idosas, vinculados a entidades públicas e privadas destinadas ao atendimento dessa população, por responsáveis por serviços de atendimentos a idosos e por profissionais que atuam em órgãos municipais públicos.

A coleta de dados foi realizada em entidades que atendem pessoas idosas e em órgãos públicos, no município de Pato Branco-PR, mediante visitas agendadas com os seus responsáveis.

Para a coleta de dados foram utilizados três instrumentos: questionário estruturado e roteiro de discussão de grupo focal – adaptados do Protocolo de Vancouver, adotado pela Organização Mundial de Saúde – e entrevista em profundidade.

Para o tratamento estatístico dos dados quantitativos utilizou-se da estatística descritiva, tabulação de dados e tratamento dos dados pelo software PowerBI e para a análise dos dados, obtidos por meio dos grupos focais, foi utilizado o método da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016).

Renda

Os resultados demonstram que o perfil sócio demográfico da população estudada quanto à escolaridade: a maior porcentagem possui Ensino Fundamental, está entre 65 a 75 anos de idade,  ganha de 2 a 5 salários mínimos. Quanto ao questionário, dentre os nove eixos abordados, Apoio Comunitário e Serviços de Saúde (eixo 4) foi considerado pela população estudada como o mais importante, seguido por: Espaços Exteriores e Edifícios (eixo 2), Habitação e Moradia (eixo 1), Transportes (eixo 3), Respeito e Inclusão Social (eixo 5), Protagonismo Local (eixo 9), Comunicação e Informação (eixo 7), Participação Cívica e Emprego (eixo 6) e Oportunidades de Aprendizagem (eixo 8).