Eleita por seu trabalho na causa animal, Thania Caminski realiza um primeiro ano de conquistas

por Laiane Carniel publicado 03/12/2021 10h20, última modificação 03/12/2021 10h22
Oitava vereadora a participar da série de entrevistas, Thania finaliza o primeiro ano com o anúncio da construção da Casa de Passagem Animal

Nos últimos anos, a sociedade evolui consideravelmente no cuidado e respeito com os animais, em Pato Branco, não foi diferente e muitos cidadãos abraçaram a causa animal e foram se tornando protetores independentes ou formalizando ONG´s. O movimento, que buscava um representante, junto à Câmara de Vereadores, que entendesse as necessidades, as dificuldades e lutasse por melhorias, escolheu Thania Caminski (DEM) para assumir uma cadeira junto ao Legislativo e, como vereadora, ela vem trabalhando com dedicação pela causa. Ela é a oitava vereadora a participar da série de matérias, que estão sendo realizadas com todos os vereadores da Câmara, com o objetivo de apresentar os trabalhos feitos durante o ano e garantir a transparência das ações do Legislativo para os cidadãos.

Thania acredita na mudança de atitudes e na construção de uma cidade melhor para todos, aliando amor e competência, para que as ações necessárias sejam executadas de maneira mais efetiva e assertiva. De acordo com a vereadora, “não importa se humano ou animal, acredito que todos precisam da mesma atenção, carinho, cuidado e dedicação, pois somos todos capazes de sentir dor, fome, medo, e, também, amor”. E foi por meio deste pensamento que ela foi motivada a ser vereadora e que busca realizar um bom mandato, não apenas na causa animal, a qual tem como bandeira de vida, mas também fiscalizando o trabalho do Executivo e criando Leis para facilitar a rotina da população, pois quer representar com consciência e responsabilidade os mais de mil eleitores que confiaram nela os seus votos.

Comissões

A vereadora participa, como membro, da Comissão de Justiça e Redação (CJR); da Comissão Especial de Inquérito (CEI) - formada com a finalidade de apurar supostas irregularidades de caráter administrativo, no Departamento Municipal de Trânsito de Pato Branco (Depatran); e, ainda, é relatora da Comissão Processante (CP) - formada para realizar a apuração de suposta infração político-administrativa, cometida pelo prefeito de Pato Branco, Robson Cantu.

Requerimentos e Indicações

Compreendendo as necessidades de todos os munícipes, ao longo do ano, apresentou requerimentos e indicações em diversas áreas, entre elas, a solicitação para melhorias da estrada de acesso para a Linha Martinello, a qual foi cascalhada e, na próxima etapa, será realizado o calçamento ao longo de toda Linha; ainda, solicitações para instalação de lombadas e melhorias nos asfaltos do Centro e dos bairros; além de pedidos para colocação de placas, entre outras sinalizações, para garantir a segurança dos moradores, ao trafegar nas ruas da cidade, sendo várias destes já atendidos.

Leis aprovadas e Projetos de Lei apresentados

Neste primeiro ano, teve sancionada duas leis de sua autoria. A Lei nº 5.818, de 27 de setembro de 2021, que “autoriza o Chefe do Poder Executivo a implantar o Programa Banco de Ração do Município de Pato Branco” e, também, a Lei nº 5.786, de 30 de junho de 2021, que “dispõe sobre a obrigatoriedade da inclusão do tema ‘Bem-estar animal e consciência de preservação do meio ambiente’, no conteúdo transversal nas escolas da rede municipal de ensino no Município de Pato Branco”, que já está sendo aplicada, neste bimestre letivo, em todas as Escolas Municipais.

Também de sua autoria, estão tramitando pela Casa, o Projeto de Lei nº 129, de 2021, “proibindo de manter animais acorrentados no âmbito do Município de Pato Branco”; e o Projeto de Lei nº 158, de 2021, que “dispõe sobre a criação de aplicativo específico para dispositivo móvel, para o agendamento de consultas médicas, na rede pública de Saúde do Município de Pato Branco”. Em parceria com o presidente da Casa, Joecir Bernardi (PSD), tramita o Projeto de Lei nº 167, de 2021, “criando o Recanto de Convivência Animal”; e, em parceria com o vereador Claudemir Zanco - Biruba (PL), o Projeto de Lei nº 155, de 2021, que “determina que autores de crime de maus-tratos arquem com as despesas do tratamento do animal”.

Casa de Passagem Animal e ações com a comunidade

Neste primeiro ano de trabalho, já conquistou uma obra que era aguardada com ansiedade pelas ONG´s e protetores dos animais, a Casa de Passagem Animal. O local contempla uma estrutura com canis, gatil, área de recreação para animais, ambulatório, consultório, isolamento, internamento,  depósito, recepção e demais estruturas necessárias.

Atuante tanto na causa animal quanto em causas sociais, logo após ser eleita, foi convidada pelo então prefeito Augustinho Zucchi, que sancionou, em sua homenagem, Lei nº 5.627, de 30 de novembro de 2020, que “proíbe a soltura de fogos de artifício de estampido que causem poluição sonora”. Thania também participa, mensalmente, das Feiras de Adoção de Animais, promovidas pela Prefeitura de Pato Branco; acompanha os resgates e atendimentos de urgência e emergência aos animais, realizados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente; está se dedicando, arduamente, para trazer a Casa Lar da APAE, pois existe uma grande preocupação para atendimento de pessoas com necessidades especiais, após atingirem a terceira idade.