Em primeira prestação de contas de 2021, Prefeitura de Pato Branco apresentou superávit de mais de R$ 33 milhões

por Laiane Carniel publicado 28/05/2021 17h06, última modificação 28/05/2021 17h06
Números foram apresentados, nesta sexta-feira (28), pelo Executivo, em Audiência Pública de Prestação de Contas para a Comissão de Orçamento e Finanças (COF)

Em cumprimento às exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), a Prefeitura de Pato Branco, apresentou, em Audiência Pública, na Câmara Municipal de Pato Branco, nesta sexta-feira (28), o relatório da gestão fiscal do primeiro quadrimestre de 2021, do Poder Executivo, à Comissão de Orçamento e Finanças (COF). A prestação de contas foi realizada com dados de janeiro a abril de 2021 e foi feita de forma consolidada, ou seja, constando todas as despesas do Executivo, Legislativo e Instituto de Previdência dos Servidores Públicos Municipais (PatoPrev).

No quadrimestre, segundo os dados apresentados pela Administração Municipal, a receita arrecadada foi de R$ 131.037.278,30 e a despesa foi de R$ 97.990.397,45, o que gerou, no quadrimestre, um superávit de R$ 33.046.880,85. A audiência foi presidida pela Comissão de Orçamento e Finanças (COF), por meio dos membros Marcos Marini (Podemos) e Rafael Celestrin (PSD), e contou com a participação do presidente da Câmara de Vereadores, Joecir Bernardi (PSD), e demais vereadores da Casa; do secretário Executivo, Ivan Lima; do diretor Administrativo Rodrigo Miguel Koprovski; da diretora do Departamento de Contabilidade, Elizandra Kovalski Nunes da Silva; e do contador responsável Bruno André Nunes da Silva;  que realizaram a apresentação dos dados.

Demonstrativo

Entre os principais demonstrativos apresentados, destacam-se os investimentos com pessoal que, de acordo com a prestação de contas, aponta que, no primeiro quadrimestre de 2021, o montante foi de R$ 157.458.366,10, ou seja, 43,57% da receita corrente líquida, que registrou R$ 358.768.660,60.

Quanto a saúde e educação, que tem como base para investimentos, impostos, dívida ativa do IPTU e ISS, multas e juros do IPTU, ISS e da Dívida Ativa, ITR, IPVA, FPM, IPI, ICMS e ICMS Desoneração, a receita total foi de R$ 108.016.575,74, desses, 28,57% foram investidos em saúde, ou seja, R$ 23.020.696,19, e, da receita total de R$ 80.498.128,50, o percentual de 15,05% foi investido em educação, correspondendo a R$ 12.114.968,34.

Mais informações

Todas as informações, com os valores em detalhes, estão disponíveis no link: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/media/sapl/public/materialegislativa/2021/14570/of.198-2021-gp.pdf.