Em sessão ordinária vereadores aprovam projetos e debatem melhorias para Pato Branco

por Laiane Carniel publicado 28/04/2020 10h57, última modificação 28/04/2020 10h57
Após a sessão, foi realizada uma reunião entre o Legislativo e o Executivo sobre as ações de enfrentamento ao coronavírus

Nesta segunda-feira (27), em sessão ordinária, foram aprovados, em segunda votação, o Projeto de Lei Ordinária nº 84, de 2019, de autoria do vereador Amilton Maranoski (PL), que institui o “Projeto Brook Ambiental e Social”; o Projeto de Lei Ordinária nº 37, de 2020, de autoria do Executivo, para denominar de "Avenida da Inovação", o logradouro público que liga a Avenida Tupi à rua Moroslau Flessak, no bairro São Luiz; e o Projeto de Lei Ordinária nº 59, de 2020, que autoriza o Executivo a abrir crédito especial, no exercício de 2020, no valor de R$ 1 milhão, de convênio firmado entre o Município de Pato Branco e a Secretaria de Saúde do Estado do Paraná, para construção da Unidade de Vigilância de Zoonoses de Pato Branco.

Em primeira votação, foi aprovado o Projeto de Lei Ordinária nº 58, de 2020, autorizando abertura de crédito especial, no Orçamento Geral do Município, no valor de R$ 429 mil, com recursos de superávit financeiro de exercício anterior, que tem como objetivo a aquisição de material de consumo em diversas secretarias.

Ainda durante a sessão, a vereadora Marines Boff Gerhardt (PSDB) apresentou requerimento à Mesa Diretora solicitando licença não remunerada do cargo de vereadora, no período de 1º de maio a 1º de junho de 2020, ocasião em que deve assumir seu suplente, Januário Koslinski (PSDB).

Entre as indicações recebidas, o vereador José Gilson Feitosa da Silva (PT) ressaltou a importância de destinar os recursos oriundos da alimentação escolar, aos responsáveis pelas crianças matriculadas na Rede Municipal de Educação, durante a pandemia de Coronavírus. O vereador também solicitou ao Executivo informações de como está ocorrendo a aquisição de merenda escolar dos agricultores familiares e como está sendo realizado a distribuição para as famílias dos estudantes; o vereador Joecir Bernardi (PSD) solicitou ao Executivo Municipal uma análise da possibilidade de construção de uma Unidade Básica de Saúde, que atenda os bairros La Salle e Parque do Som; o vereador Rodrigo José Correia (Podemos), requereu ao Município que sejam retomadas as obras da bacia de contenção do bairro Bonatto.

Os demais requerimentos, bem como, a pauta completa da sessão, estão disponíveis no link: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/1965/.

Reunião com o Executivo

Após a sessão, a pedido da Mesa Diretora, o prefeito Augustinho Zucchi, a secretária municipal de Saúde, Márcia Fernandes de Carvalho e a diretora do Departamento de Controle Administrativo Financeiro e Infraestrutura, Pricila Calegari, participaram de uma reunião com os vereadores e assessores, apresentando as principais medidas adotadas no enfrentamento do coronavírus e a situação atual. Entre os assuntos abordados, o pedido de abertura das igrejas, que, de acordo com Zucchi, será realizada seguindo as indicações do Governo Estadual, Ministério Público Estadual e Federal e entidades.

Pricila apresentou um resumo dos investimentos realizados até o momento, com a compra de EPIs, como máscaras, toucas, jalecos, entre outros; informou como está sendo feita a distribuição desses insumos, que leva em consideração a frente em que cada profissional atua; valores utilizados na contração de som de rua, material impresso, sanitização de espaços, distribuição de máscaras para a população; e, também, as doações recebidas e realizadas, assim como, os valores investidos para compra de equipamentos.

A secretária Márcia falou sobre a metodologia de trabalho das equipes de saúde, com o cancelamento das cirurgias eletivas, a pedido do Estado; como estão as salas preparadas para receber os pacientes; e como é feito o acompanhamento dos exames realizados, tanto pelo LACEN quanto pelas clínicas particulares. “Somos o segundo município do Estado do Paraná com relação ao número de exames realizados, isso nos oportuniza um monitoramento mais eficaz, proporcionando uma visibilidade maior da saúde da população de nossa cidade”, explicou ela.

Após a apresentação, os vereadores puderam esclarecer dúvidas sobre todas as ações. “Foi uma ótima reunião, que oportunizou um alinhamento de informações entre o Executivo e o Legislativo, sendo que, é este comprometimento de todos, poder público, entidades, empresas e a população, que está sendo decisivo para o enfrentamento do coronavírus”, analisou o presidente da Câmara de Vereadores de Pato Branco, Moacir Gregolin (Republicanos).