Em sessão, vereadores debatem reunião sobre construção de nova unidade prisional

por Laiane Carniel publicado 20/05/2020 17h04, última modificação 20/05/2020 17h04
Encontro foi realizado com o prefeito Augustinho Zucchi, após o Estado afirmar que apresentará o projeto nos próximos dias

Durante a sessão desta quarta-feira (20), os vereadores falaram sobre a reunião realizada na terça-feira (19), com o prefeito Augustinho Zucchi, sobre a possibilidade de doação de terreno do Município para a construção de uma nova unidade prisional, em Pato Branco.

O encontro foi realizado a pedido do presidente da Câmara de Vereadores, Moacir Gregolin, e contou com a presença dos vereadores Amilton Maranoski (PL), Claudemir Zanco (PL), Fabrício Preis de Mello (PSD), Januário Koslinski (PSDB), Joecir Bernardi (PSD) e Moacir Dalchiavan (PSD). Os vereadores afirmaram que, em reunião com o Major Zocche, o Estado se comprometeu a apresentar, nos próximos dias, um projeto de construção de uma nova unidade prisional.

O prefeito Augustinho Zucchi ouviu as demandas e afirmou que aguarda o posicionamento do Estado, em apresentar um projeto e solicitar, formalmente, um local para a edificação, bem como, o da população, que ele acredita que deve ser ouvida para que haja uma decisão. A construção deste novo espaço, fora do perímetro urbano, é uma reivindicação antiga da sociedade, que vive em constante insegurança, convivendo com situações de rebeliões, motins e tiroteios no centro da cidade.

“A retirada da cadeia do Centro, geraria mais conforto e segurança aos moradores, assim como, um crescimento da nossa economia com a geração de empregos. Acredito que, após a pandemia da COVID-19 também sentiremos um aumento da criminalidade e precisamos estar preparados para essa possibilidade”, defendeu o vereador Fabrício Preis de Mello (PSD) durante a sessão.

Para o vereador Joecir Bernardi (PSD), o novo espaço também garantirá a dignidade de quem está cumprindo a pena. “Não podemos deixar a população que reside nos bairros do entorno na mesma situação por mais 30 anos, queremos manter a sociedade mobilizada nessa causa, que trará benefícios tanto para os moradores quanto para quem está cumprindo sua pena”, afirmou ele.

O vereador Carlinho Polazzo (DEM) reafirmou o compromisso dos políticos em buscarem solucionar esse problema e que o debate deve ser levado para os pato-branquenses, por meio de audiências públicas.

“Ficamos orgulhosos em receber a devolutiva do Estado, por meio do Major Zocche, que o Estado tem a intenção de resolver essa situação, que apresentará um projeto e que já possui R$ 20 milhões em recursos para serem utilizados. A cadeia está aí, superlotada e precisa de uma alternativa, que foi apontada por meio da construção desta unidade prisional que teria, além do espaço para presos cumprindo sua pena, uma ala onde os presos que aguardam julgamento, pudessem ser alocados”, ressaltou Claudemir Zanco (PL).

O presidente da Câmara de Vereadores, Moacir Gregolin (Republicanos), explicou que o modelo de edificação apresentado conta com biblioteca, salas de aula e espaço para que os presos trabalhem. “Um local assim possibilitaria a ressocialização de quem está cumprindo sua pena, pois poderia aprender e desenvolver uma profissão, gerando uma segunda oportunidade de vida, longe da criminalidade”, considerou Moacir.