Em seu segundo ano como vereadora, Thania Caminski dá sequência ao seu trabalho junto à causa animal

por Laiane Carniel publicado 23/11/2022 16h29, última modificação 23/11/2022 16h29
A vereadora é a terceira a participar da série de entrevistas sobre o ano Legislativo

Na terceira matéria da série de entrevistas sobre o ano Legislativo da Câmara de Vereadores de Pato Branco, é a vez da vereadora Thania Caminski (PP) apresentar o trabalho realizado em 2022. O ano, de acordo com a parlamentar, foi de dedicação com a conscientização sobre o cuidado e proteção com os animais, principalmente, entre as crianças. A vereadora, ainda, ficou à frente das atividades da Procuradoria da Mulher, espaço da Câmara de Vereadores que está em segundo ano de atuação em defesa dos direitos e de ações em prol das mulheres.

Junto aos vereadores Joecir Bernardi (PSD) e Dirceu Boaretto (Podemos), atuou como membro, na Comissão de Orçamento e Finanças (COF), responsável por realizar as análises e pareceres de todos os projetos de cunho orçamentário que tramitaram pela Casa.

Projetos de Lei

De sua autoria, estão tramitando pela Câmara de Vereadores e aguardado as análises e pareceres das Comissões, os Projetos de Lei nº 160 e nº 183, de 2022. O primeiro apresenta uma proposta de alteração à  Lei nº 4.433, de 25 de setembro de 2014, que instituiu o Programa Municipal de Proteção e Bem-Estar dos Animais (PROBEM), visando acrescentar novos dispositivos, para deixar a Lei mais completa e coibir melhor os atos de violência contra os animais.

Já o Projeto de Lei nº 183, de 2022, pretende criar o “Programa Maria da Penha nas Escolas”. A iniciativa, voltada para os alunos e educadores de escolas da rede Municipal de Educação, pretende mostrar a importância da Lei Maria da Penha, além de ajudar a conscientizar os estudantes sobre a necessidade de combater a violência contra a mulher, com intenção de prevenir a violência doméstica.

Já em parceria com o vereador Rafael Celestrin (PSD), apresentou o Projeto de Lei nº 99, de 2022, para instituir o “Programa Moeda Verde”, o qual será desenvolvido em escolas da rede Municipal de Educação, em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura, Secretaria Municipal de Educação e Cultura e Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O Programa tem por objetivos fomentar medidas que promovam a limpeza do Município, despertando na população o hábito de separar o lixo reciclável. Para isso, os alunos que coletarem materiais recicláveis, trocarão os resíduos por “moedas verdes” (vouchers com créditos), que deverão ser trocadas no Mercado do Produtor de Pato Branco.

Conscientização

No ano, enquanto Procuradora da Mulher, participou de diversas ações de enfrentamento à violência contra as mulheres e promoveu ações e encontros na Câmara, com o intuito de oferecer um espaço para diálogo, entendimento e conscientização. Já na causa animal, onde dedica a maior parte de seu tempo, atuou fortemente em diversas frentes, como na cobrança ao Executivo para a instalação da Casa de Passagem Animal, a qual, de acordo com a vereadora, tem previsão de inauguração para 2023 e contará com canil, gatil, área de recreação para animais, ambulatório, consultório, isolamento, internamento,  depósito, recepção e demais estruturas necessárias.

Ainda, participa regularmente das Feiras de Adoção, promovidas pela Prefeitura de Pato Branco, e faz os acompanhamentos dos resgates e atendimentos de urgência e emergência aos animais, realizados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Outra ação que desenvolveu ao longo do ano, foi nas escolas, com a conscientização junto aos alunos, onde a vereadora foi convidada por várias diretoras e professoras para falar com as crianças sobre os cuidados com os animais e, em uma linguagem mais lúdica e apresentando várias fotos de animais resgatados, Thania explicava aos pequenos quais as formas de tratar os animais com respeito e carinho.

“É trabalhando na educação das nossas crianças que teremos adultos mais conscientes. Quando se explica para uma criança o que é certo e errado, no cuidado e tratamento com os animais, elas levam estes ensinamentos para a vida e replicam com os familiares, vizinhos e amigos, mudando atitudes e comportamentos”, analisou a vereadora que afirma que continuará com este trabalho no próximo ano.