Em última Sessão Ordinária de 2022, vereadores elegem Comissão de Representação

por Laiane Carniel publicado 12/12/2022 19h27, última modificação 12/12/2022 19h27
Em segunda votação, aprovado R$ 530 milhões para o Orçamento de Pato Branco, em 2023

Nesta segunda-feira (12), foi realizada a última Sessão Ordinária de 2022, onde foi aprovado, em segunda votação, o Orçamento de Pato Branco para o próximo ano, estimado em R$ 530 milhões. Também foi realizada a entrega de Moção de Aplauso para o atleta  Felipe Burille e sua equipe. Na Participação de Convidados, esteve presente a vice-prefeita de Pato Branco, Angela Padoan, e o secretário de Planejamento Urbano, Gilmar Tumelero. Por ser a última Sessão Ordinária, foi eleita a Comissão de Representação, conforme estabelece a Lei Orgânica, que ficará responsável pela análise de projetos recebidos em regime de urgência e condução dos trabalhos, caso seja necessária a convocação de Sessões Extraordinárias, durante o recesso, conforme definição do Regimento Interno.

Segunda votação

Pelo Projeto de Lei nº 185, de 2022, que estima a receita e fixa a despesa do Município de Pato Branco para o exercício financeiro de 2023, foi aprovado, em segunda votação, para o próximo ano, o orçamento de R$ 530 milhões.

Moção de Aplauso para Felipe Burille

De autoria da vereadora Thania Caminski (PP), foi entregue a Moção de Aplauso nº 21, de 2022, para Felipe Burille, e sua equipe, pela conquista do título de campeão - na categoria Faixa Marrom, Adulto, até 58 kg - no Campeonato Mundial de Jiu-jitsu, promovido pela Confederação Brasileira de Jiu-jitsu Esportivo (CBJJE).

Felipe Burille (30 anos) iniciou no Jiu-Jitsu aos 19 anos, quando iniciou sua graduação no curso de Física, na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) - campus Realeza. De acordo com o Projeto, ao longo dos anos, conciliou a graduação com as artes marciais e conquistou diversos títulos, sempre estando no pódio em todos os campeonatos em que participou. Após terminar sua graduação, migrou para o mestrado, em Física, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) - campus Curitiba, onde continuou treinando. Com a conclusão do mestrado, retornou para Pato Branco e iniciou sua atuação como professor de Jiu-jitsu, no Centro Treinamento Pato Branco. Além do título de Campeão Mundial de Jiu-jitsu, pela CBJJE, Felipe também conquistou, em 2022, o título de campeão Brasileiro e Sul-Brasileiro de Jiu-Jitsu.

Participação de Convidados

Convidada pelos vereadores Eduardo Dala Costa (MDB), Lindomar Brandão (PP), Marcos Marini (Podemos), Maria Cristina Hamera (PV) e Romulo Faggion (União Brasil), a vice-prefeita, Angela Padoan, para prestar informações relativas ao Projeto de Lei nº 181, de 2022, de sua autoria, que “Institui a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres no Município de Pato Branco, alterando e acrescentando dispositivos à Lei nº 4.742, de 29 de fevereiro de 2016, que dispõe sobre a Estrutura Organizacional do Poder Executivo do Município de Pato Branco”.

Convidado pelos vereadores Marcos Marini (Podemos), Maria Cristina Hamera (PV), Rafael Celestrin (PSD) e Thania Caminski (PP), o secretário de Planejamento Urbano, Gilmar Tumelero, para falar sobre “O andamento dos trabalhos da Comissão de Acompanhamento do Plano Emergencial das Calçadas”.

Resumo 2022 e Comissão de Representação

Por ser a última Sessão Ordinária de 2022, o presidente da Câmara de Vereadores de Pato Branco, Claudemir Zanco - Biruba (PL), fez a apresentação do resumo das ações desenvolvidas pela Casa, em 2022 e, conforme estabelece a Lei Orgânica, foi eleita a Comissão de Representação, que ficará responsável pela análise de projetos recebidos em regime de urgência e condução dos trabalhos, caso seja necessária a convocação de Sessões Extraordinárias, durante o recesso, entre os dias 16 de dezembro de 2022 e 31 de janeiro de 2023, conforme definição do Regimento Interno.

A Comissão ficou composta com os vereadores Claudemir Zanco - Biruba (PL), Dirceu Boaretto (Podemos), Joecir Bernardi (PSD), Lindomar Brandão (PP) e Rafael Celestrin (PSD), como membros, e o vereador  Eduardo Dala Costa (MDB), como presidente.

Na sexta-feira (16), às 13h30, será realizada a eleição da Mesa Diretora, para 2023.

A pauta da sessão - com os projetos completos, bem como, as correspondências, ofícios e projetos, lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados - está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2238/