Emendas Parlamentares repassadas à Associação Quebra Freio beneficia crianças do bairro São João

por Marcilei Cristina Rossi publicado 15/01/2024 16h35, última modificação 15/01/2024 19h14

Criado em 2019, o Orçamento Impositivo, também conhecido por Emendas Impositivas de Bancada é uma forma de os recursos públicos chegarem a comunidade, tendo a participação direta da população, que sugerem aos vereadores aonde realizar o investimento.

Em 2022, três emendas foram destinadas para a Associação Quebra Freio Bike Clube Pato Branco. Juntas, elas totalizaram R$ 110 mil de repasses dos cofres públicos à entidade, que usou parte deste valor para a aquisição de bicicletas, capacetes e camisetas para crianças do bairro São João, que são atendidas pelo Projeto Jojoca.

Os 82 kits com bicicletas, capacetes e camisetas, foram adquiridos com os recursos das emendas 77/2022 de todos os vereadores da Casa: Claudemir Zanco (PL), Dirceu Boareto e Marcos Marini (Podemos), Eduardo Dala Costa (MDB), Januário Konslinki (PSDB), Joecir Bernardi e Rafael Celestrin (PSD), Lindomar Rodrigo Brandão e Thania Caminski (PP), Maria Cristina de Oliveira Rodrigues Hamera (PV) e Romulo Faggion (União Brasil), e 30/2022 dos vereadores Lindomar Brandão e Thania Caminski. Os demais recursos destinados em Emendas Impositivas à Associação Quebra Freio, estão sendo aplicadas pela entidade em outros projetos.

A entrega de 50 kits, foi realizada no sábado (13), na antiga escola municipal do bairro São João, aonde são desenvolvidas atividades do Projeto Jojoca.

Para o presidente da Câmara de Pato Branco, Eduardo Dala Costa, que representou a Casa, a postura adotada pelo Quebra Freio é um claro sinal da eficiência das Emendas Impositivas, uma vez que uma entidade esportiva contemplada pelos recursos, ao observa a necessidade da comunidade acolheu o projeto social.

Eduardo Dala Costa afirma que “Em ações como a desenvolvida pelo Quebra Freio podemos ver os recursos públicos chegando diretamente na comunidade, e de forma prática, o que é muito importante”. Além do presidente do Legislativo, Claudemir Zanco compareceu a entrega das bicicletas.

O secretário de Esportes, Alexandre Zocche parabenizou as crianças que foram contempladas e destacou a importância de cuidar dos presentes recebidos.

Paulo Fergutz, presidente do Quebra Freio Bike Clube explicou que tão logo a entidade recebeu os recursos em 2023, — mesmo se tratando de emendas do ano fiscal de 2022, os valores são repassados no ano seguinte —, os associados pensaram em desenvolver uma ação social, “que de fato impactaria na comunidade e possa ter continuidade”, assim ele afirmou surgiu a ideia de aquisição das bicicletas, capacetes e camisetas.

“Como conhecemos o Projeto Jojoca, sabendo da seriedade do projeto e da dificuldade por eles enfrentada, sendo assim, nada mais justo do que acolhermos eles neste momento”, comentou Fergutz, ao lembrar que a ideia do Quebra Freio é fomentar o uso da bicicleta, mas, sem deixar de lado a responsabilidade social. “Se uma criança destas, um dia, se tornar um atleta, para nós já é uma grande conquista”, disse.

Alegria

Trabalhando diretamente com crianças do bairro São João, o Projeto Jojoca é coordenado por Marina Bertol Preisler, que também ficou encarregada de selecionar as crianças contempladas pela ação do Quebra Freio.

“As crianças que receberam as  bicicletas neste momento foram selecionadas pela frequência no projeto, nas oficinas que começamos a ter agora. Algumas pelo desempenho escolar, outras pela  disciplina e ainda temos crianças que é pela história de vida”, explicou Marina também comentando que as 32 bicicletas e capacetes recebidos, e que não foram entregues neste momento, serão destinadas ao longo de 2024, como forma de incentivar a participação das atividades do projeto, bem como desempenho escolar.

Marina afirmou ainda que “neste momento não conseguimos dizer o que esta entrega do pessoal do  Quebra Freio representa para o projeto. Selecionar 50 crianças, e excluir 190  é muito triste, mas ao mesmo tempo, o coração se enche de alegria, porque são 50 crianças que estão sendo atendidas.”

Ela também destacou que “o nosso trabalho aqui no São João é solitário, então sermos abraçados pelo Quebra Freio é algo tão gratificante. É importante para nós que conduzimos o projeto, mas principalmente para as crianças.”