Empréstimo vai aumentar dívida em mais de 50%, informa vereador

por ubiracy.tesseroli — publicado 05/09/2019 08h30, última modificação 05/09/2019 08h33
Vereador pede mais prazo para votar projeto dos R$ 20 milhões

Na semana passada, a maioria dos vereadores participou da reunião com representantes do gestor municipal. A reunião  tratou do projeto dos R$ 20 milhões.  O vereador Marco Pozza (PSD) comentou na sessão plenária de quarta-feira (04), que objetivo foi dirimir dúvida referente  ao projeto que autoriza o Executivo a formalizar o empréstimo.

“Quero dizer publicamente que não conseguimos sanar as dúvidas necessárias a respeito do projeto”, disse o vereador, principalmente relacionadas às propostas do agente de crédito (banco), proposta, a seu ver, unilateral realizada pelo prefeito, somente com a Caixa Econômica, sem nenhum demérito a instituição, mas acredito que, quando  se trata  de ações  com dinheiro público é necessária   transparência  que, aliás pede o projeto dos R$ 20 milhões. Além da proposta, é preciso cautela em promover investimentos em período de crise financeira, a priori as obras não são de extrema urgência.

Votação

O parlamentar ressalta que, do jeito que está o projeto não pode integrar a pauta de votações de segunda-feira (09), justamente porque não estão sanadas as dúvidas. “ Votar projeto com dúvidas é melhor não votar. “Não temos  compromisso com erros e peço à Presidência da Casa que não coloque em votação a matéria”, pontua o vereador.

Endividamento

Pozza explicou que, o saldo devedor do Município é de R$ 25 milhões, porém sem os valores dos precatórios inscritos, isto é, na hipótese de o projeto dos R$ 20 milhões vir a ser aprovado, a divida que o cidadão pato-branquense vai pagar  passará de R$ 46 milhões a longo prazo.

O dinheiro vai ser utilizado para efetuar o pagamento de calçadas e pavimentação em vias públicas, ainda, destinado à construção de novos pavilhões no Parque de Exposições, que a principio não tem orçamento definitivo, não possui projeto concluído,  não se tem a certeza se custará  R$ 10 milhões ou  R$ 14 milhões.  Por isso, foi solicitado que o gestor municipal envie a Casa os pré-projetos, mas até agora não foi entregue.

Ruas

Em relação às vias que serão pavimentadas, elas estão inseridas nos bairros Paulo Afonso,  Cadorin, Vila Izabel, Industrial,  Cristo Rei, Vila Esperança, Alvorada, Sudoeste, São Francisco e  Nova Espero, podendo sofrer  alterações ou indicações.

“A resposta não  está a contento”, afirma o vereador , o mesmo acontece com a colocação de calçadas, pois as informações dão conta que o processo passará por avaliação técnica nas secretarias de Planejamento Urbano e de Obras e Engenharia,  e segue o projeto padrão, de acordo com a legislação.