Encerrando a “Segunda das Mulheres”, Patrícia Monteiro Celestrin falou sobre a “Representatividade feminina das mulheres com deficiência”

por Laiane Carniel publicado 31/03/2025 18h41, última modificação 31/03/2025 18h41
Câmara Municipal realizará Audiência Pública para discutir o piso salarial profissional nacional para os profissionais do Magistério Público da Educação Básica

 

Nesta segunda-feira (31), em Sessão Ordinária, os vereadores aprovaram um projeto em primeira votação. Na programação das “Segundas das Mulheres”, Patrícia Monteiro Celestrin falou sobre a “Representatividade feminina das mulheres com deficiência”. O cidadão Vinícius Luis Schutt utilizou o espaço da Tribuna Livre para falar sobre a utilização do Parque de Exposições para eventos. Ainda, foram apresentados e aprovados 11 requerimentos e 13 indicações.  

Audiência Pública

Nesta quinta-feira – 3 de abril – a partir das 19h30, no Plenário da Câmara Municipal, será realizada Audiência Pública para discutir o piso salarial profissional nacional para os profissionais do Magistério Público da Educação Básica. O encontro é aberto para participação popular. 

Primeira votação

Em primeira votação e de autoria do Executivo, foi aprovado o Projeto de Lei nº 15, de 2025, alterando e revogando dispositivos da Lei nº 6.117, de 14 de agosto de 2023, que criou a Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, e altera dispositivo à Lei nº 4.742, de 29 de fevereiro de 2016, que dispõe sobre a Estrutura Organizacional do Poder Executivo do Município de Pato Branco. A alteração extingue o cargo de Assessor(a) Jurídico(a) da referida Secretaria e atribui este atendimento para os procuradores municipais, conforme diretrizes estabelecidas pela Procuradoria-Geral do Município.

Segundas das Mulheres

Para encerrar a programação das “Segundas das Mulheres”, Patrícia Monteiro Celestrin falou sobre a “Representatividade feminina das mulheres com deficiência”. Durante o mês de março, em celebração ao Dia Internacional da Mulher, em todas as segundas-feiras, a procuradora da Mulher da Câmara Municipal de Pato Branco, vereadora Anne Gomes (PSD), convidou uma mulher para, no espaço da Participação de Convidados, abordarem sobre um tema.

“A mulher com deficiência enfrenta, além do sexismo e da violência comuns a todas as mulheres, barreiras adicionais impostas pela sociedade, dificultando o acesso à saúde, educação e trabalho. A empregabilidade delas é muito baixa, com uma diferença salarial de 34% a menos que os homens com deficiência. Apenas 22% das mulheres com deficiência estão empregadas, e 0,2% ocupam cargos de liderança." 

“A situação é ainda pior para mulheres com deficiência negra ou de outras identidades, especialmente no Norte e Nordeste do Brasil. Além disso, enfrentam altos índices de violência, principalmente abuso sexual, muitas vezes cometidos por familiares ou cuidadores. A dificuldade de comunicação, como no caso das mulheres surdas, agrava a situação, dificultando o acesso a ajuda. Muitas mulheres com deficiência também são submetidas a esterilização forçada. A sociedade ainda impõe a ideia de que elas não podem ser mães, casar ou ter uma vida "normal". É necessário evoluir nas políticas públicas e garantir que mulheres com deficiência tenham acesso à educação, trabalho e voz nas decisões políticas.”

“O movimento de mulheres com deficiência busca conquistar espaços e ser ouvidas, destacando que a inclusão não é apenas estar presente, mas ser ouvida e respeitada. A luta é por direitos e dignidade, e todos, em algum momento, podem se ver em uma situação de deficiência, tornando essencial a construção de uma sociedade inclusiva. E para encerrar, eu gostaria de deixar uma frase para que vocês pensassem um pouquinho. Quando nós ensinarmos as crianças a conviver e respeitar as diferenças e a diversidade, nós não vamos mais precisar falar sobre inclusão”, concluiu Patrícia.

Tribuna Livre 

No espaço da Tribuna Livre, o cidadão Vinícius Luis Schutt falou sobre o "Decreto Municipal nº 10.199, de 26 de fevereiro de 2025, que regulamentou a utilização do Parque de Exposições, do Centro Regional de Eventos e do Centro de Eventos Prefeito Astério Rigon, para a realização de eventos pela sociedade civil". 

A pauta da sessão - com os projetos completos, bem como, as correspondências, ofícios e projetos, lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados - está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2477/