Encontro reuniu mulheres para palestra sobre noções básicas de Defesa Pessoal

por Laiane Carniel publicado 15/07/2022 17h58, última modificação 15/07/2022 17h58
A palestra foi promovida pela Câmara de Vereadores de Pato Branco em parceria com o NUMEPB, a Polícia Militar e a Associação Goju Kan de Karate

A Câmara de Vereadores de Pato Branco, em parceria com o Núcleo das Mulheres Empresárias de Pato Branco (NUMEPB) e com o apoio da Associação Goju Kan de Karatê-Dô e da Polícia Militar, realizaram, na noite de terça-feira (12), o “Empoderando Mulheres”, com uma palestra sobre “Noções básicas de Defesa Pessoal”. O encontro, promovido por intermédio da vereadora Maria Cristina Hamera (PV), contou com grande participação das mulheres pato-branquenses, que receberam orientações sobre cuidados com a segurança e pequenas demonstrações de defesa pessoal.

Pela Associação Goju Kan de Karatê-Dô estiveram presentes o Sensei Antoninho Cavalheiro, o presidente da Associação Goju Kan, Flávio Zoletti, e os alunos e praticantes, Alisson Cavalheiro, Alexandre Mezzomo Dias, Arivaldo Geraldeli, Cleverson Malagi e Tayná Cavalheiro. Pela Polícia Militar, estiveram presentes o Soldado Boeger e a Tenente Conrado.

A abertura do encontro foi realizada pelo presidente da Câmara de Vereadores, Claudemir Zanco - Biruba (PL). Na sequência, a vereadora Maria Cristina conduziu os trabalhos que, de acordo com ela, teve a intenção de oferecer subsídios básicos para que as mulheres possam se defender de ações que possam oferecer riscos, tanto em golpes digitais quanto em violências físicas.

Após as falas iniciais, os representantes da Polícia Militar fizeram uma explanação sobre os golpes mais comuns que estão sendo realizados, principalmente, pelo celular, por meio do WhatsApp. Já a equipe da Associação Goju Kan de Karatê-Dô fez uma demonstração de maneiras de se defender de ataques fisicamente. De acordo com o Sensei Antoninho Cavalheiro, a iniciativa da Câmara de Vereadores de Pato Branco será repassada em outras cidades, por meio de parcerias com outras Associações e Escolas que também realizam a prática, com a intenção de possibilitar manobras de defesa às mulheres. Ao final, ficou acordado que um novo encontro será marcado, pela Associação Goju Kan de Karatê-Dô, com aulas práticas sobre Defesa Pessoal.