Equipe da Sanepar apresentou, na Câmara, nova Estação de Tratamento de Esgoto e obras de ampliação da rede em Pato Branco
Em Sessão Ordinária, realizada nesta quarta-feira (12), após a apresentação e aprovação de 13 requerimentos e 19 indicações, esteve presente, na Participação de Convidados, o gerente Regional da Sanepar, Jair Expedito Bozi, juntamente, com sua equipe, a engenheira química Kellen Braun Tonus e o gestor ambiental João Carlos Martinello, para falarem sobre a “Nova Estação de Tratamento de Esgoto e as obras de ampliação da rede em Pato Branco”.
Expopato
Passou a tramitar na Casa - com regime de urgência, solicitado pelo Executivo e aprovado pelo Legislativo - o Projeto de Lei nº 27, de 2025, que “autoriza o Poder Executivo Municipal a celebrar Termo de Cooperação Técnica com a Associação Empresarial de Pato Branco (ACEPB), Sindicato Patronal do Comércio Varejista de Pato Branco e Região (Sindicomércio) e Sociedade Rural de Pato Branco (SRPB), para realização da Exposição Agropecuária, Industrial e Comercial de Pato Branco (Expopato)”.
Participação de Convidados
Convidado pelos vereadores Fabrício Preis de Mello (PL) e Rodrigo Correia (União Brasil), por meio do Requerimento nº 29, de 2025, esteve presente, na Participação de Convidados, o gerente Regional da Sanepar, Jair Expedito Bozi, juntamente, com sua equipe, a engenheira química Kellen Braun Tonus e o gestor ambiental João Carlos Martinello, para falarem sobre a “Nova Estação de Tratamento de Esgoto e as obras de ampliação da rede em Pato Branco”.
De acordo com o gerente, a Sanepar tem trabalhado, desde 2018, especialmente com a questão do desabastecimento de Pato Branco. A empresa atende 17 municípios da região Sudoeste e está organizada em dez gerências. O contrato com Pato Branco, iniciado em 1973 e prorrogado até 2048, inclui a contribuição ao Fundo Municipal do Meio Ambiente.
“Em 2023, atingimos 82,62% da meta de atendimento de esgoto e água, com 100% de cobertura de água e 82,47% de esgoto, em Pato Branco. A infraestrutura da cidade conta com 42.659 economias de água e 35.185 de esgoto, além de 20 reservatórios de água”.
“A nova estação de tratamento de esgoto entrou em operação em 2023, com investimentos de R$ 117 milhões. Para expandir o atendimento, estamos desenvolvendo projetos para atingir 90% de cobertura até 2030, com obras previstas para iniciar no segundo semestre de 2025. Além disso, implementamos um sistema de monitoramento 24 horas em 147 pontos, antecipando problemas operacionais”, explicou Jair.
A pauta da sessão - com os projetos completos, bem como, as correspondências, ofícios e projetos, lidos em Plenário, e os requerimentos e indicações apresentados - está disponível em: https://sapl.patobranco.pr.leg.br/sessao/pauta-sessao/2463/